- Salão do Automóvel abre com muitos shows e lançamentos
- Leaf e March são as atrações da Nissan
- Fluence é a aposta da Renault para voltar à briga no segmento de sedãs médios
- Criatividade para atrair os olhares do público
- Peugeot vira uma das sensações da feira com vários lançamentos
- Perua conceitual da Mercedes antecipa novas linhas do CLS
- Mitsubishi apresenta seus lançamentos
- Porsche exibe seus modelos exclusivos
Das marcas francesas, a Citroën é a quem mais ficou devendo em lançamentos. Quem visitar o espaço da fabricante entrará num mundo "antenado", com temas e produtos que levam à conectividade ampla entre as pessoas e à preocupação com o meio ambiente. Mas ficará uma sensação de vazio para quem esperava ver os compactos luxuosos DS3 e DS4. O primeiro estava previsto para estrear ainda este ano no Brasil, mas um atraso na adaptação dos motores adiou a vinda para 2012. Ou então a minivan C3 Picasso, que será produzida no Brasil em 2011.
Com isso, as atrações da Citroën ficaram reduzidas ao AirCross, que não é lançamento, embora ainda seja raro nas ruas brasileiras, e o protótipo GT by Citroën, uma das estrelas do game GranTurismo, e que passou do virtual para o real pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2009. O conceito é uma parceria entre a montadora francesa e a Polyphony, criadora do jogo de simulação de carros Gran Turismo 5, disponível para o console de jogos Playstation3.
O restante do estande ou é ocupado pelos tradicionais modelos da marca (C3, C4 e C5, em suas diferentes configurações) ou por versões inusitadas: há o C4 Pallas.com, com navegador via internet integrado ao painel; o C4 hatch Yin & Yang, com visual esportivo, carroceria e rodas aro 17 na cor preta ou branca; e o C3 Noir Edition, com pintura fosca auto regenerativa (alguns minutos no sol e adeus riscos pequenos), itens esportivos, teto solar e bancos de couro com detalhes em laranja. A Citroën avisa que os modelos acima são "estudos", sem qualquer previsão de ganhar as ruas.
Porém não como negar que a área criada pela francesa é um convite à diversão e a interatividade. O público poderá se conectar ao mundo virtual através de redes sociais acessíveis por diversas interfaces no estande (de telas sensíveis ao toque a conexões sem fio com celulares e outros dispositivos). Ou então disputar uma partida do simulador de corrida GranTurismo em cabines de videogames de última geração.
Há ainda visitas monitoradas que mostram como um AirCross pode ser ecologicamente responsável: o aventureiro conta com até 20 quilos de material "verde" embarcado e um índice de reciclabilidade de 85%.
Confira as fotos do evento:
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião