No início da década, as minivans ocuparam o lugar das peruas na preferência da família brasileira. O Citroën XSara Picasso, por exemplo, fez muito sucesso à época e chegou a ser produzido no Brasil de 2001 a 2012. Mais tarde, os monovolumes sentiriam o mesmo golpe com a chegada dos utilitários esportivos compactos. Hoje, os suvinhos dominam as vendas entre os veículos com proposta de levar pais e filhos.
Mas a Citroën parece não se incomodar com a tendência e continua a valorizar as minivans. A marca lança a nova geração do C4 Picasso, um veículo de porte médio que mira o cliente em busca de algo a mais em requinte e espaço do que pode oferecer os utilitários menores.
O modelo está na segunda geração. As vendas começam em novembro, porém é possível efetuar a reserva. Os preços partem de R$ 110 mil na versão Sedution, pula para R$ 117,9 mil na Intensive e chega aos R$ 120,9 mil e 127,9 mil na configuração Grand C4 Picasso, que se diferencia pelos 7 lugares, maior entre-eixos (2,78 m contra 2,84 m) e comprimento (4,43 m ante 4,60 m), desenho dianteiro menos esportivo e lanterna traseira diferente.
A marca espera vender 850 unidades por ano - média de 70 carros/mês. A estimativa é de que 70% seja da versão de 5 lugares e 30% , da 7.
Moderno
Sucesso na Europa desde quando surgiu em 2013, o novo C4 Picasso chama a atenção pelo visual futurista. É impossível não reservar alguns minutos para apreciar todas as soluções apresentadas pelo carro. Na verdade, a marca francesa tem tradição em desenhar projetos nada convencionais.
De cara, a frente se destaca pelo conjunto óptico formado por leds e lanternas com efeito dos elementos de iluminação em 3D. As luzes diurnas na parte alta da dianteira têm sido um expediente adotado por outras marcas, como a Jeep no novo Cherokee e a Fiat, na futura picape Toro.
Por dentro, a minivan entrega extrema sofisticação. O quadro de instrumentos é virtual e personalizável, com tela de 12 polegadas (no centro do painel como visto no antigo C4 Pallas). Dá para escolher cores e formatos dos mostradores e os dados a serem projetados. Os comandos são ativados por um outra tela, de 7”sensível ao toque, localizada logo abaixo da maior.
Link My Citroën
é um aplicativo gratuito que permite ao proprietário um prolongamento da experiência com o veículo no celular. Ele fornece informações como próxima revisão, alertas diversos, dados de consumo, de navegação (inclusive localização do veículo estacionado). O app poderá ser baixado no site citroen.com.br
Primeira classe
Além do espaço amplo que acomoda confortavelmente os ocupantes, o banco do passageiro da frente traz como mimo um apoio para os pés acionado eletricamente.
É possível até deitar o banco de forma muito semelhante à de uma poltrona de primeira classe de avião, ficando quase na horizontal.
A versão Intensive tem farta lista de opcionais, que agrega mais requinte ao veículo, como o imenso teto de vidro que, juntamente com o grande para-brisa, deixa a cabine bastante iluminada.
Há assentos de couro com regulagens elétricas e massageadores, câmeras que captam imagens em 360° e sistema de auxílio à manobras que estacionar o carro em vagas a 90°. Com esses itens, porém, a tabela passa dos R$ 140 mil.
Motor 1.6 turbo e consumo nota A
A nova geração do C4 Picasso trocou o antigo motor 2.0 aspirado, de 143 cv, pelo bloco 1.6 THP (turbo) com injeção direta, de 165 cv e 24,5 kgfm de torque. O propulsor já é usado pelos Peugeot 308 e 3008 – C4 Lounge e Peugeot 2008 também vêm com o 1.6 THP, porém já convertido em bicombustível, o que garante 173 cv de máxima com etanol. A nova motorização está associada ao câmbio automático de seis marchas, com opção de troca manuais por borboletas no volante..
A linha atualizada do C4 Picasso é a primeira da fabricante francesa a desembarcar no Brasil montada sobre a nova plataforma EMP2 – Efficient Modular Platform 2 – que, entre outras inovações, reduziu o peso do veículo até 140 kg. Neste ano ainda chega ao país a segunda geração do 308, que também utiliza a EMP2.
A dieta deixou o veículo bastante ágil, que, aliado ao bom torque entregue entre 1.400 e 4.000 rpm, resulta em respostas imediatas nas saídas de cruzamentos e semáforos, bem como ultrapassagens seguras na estrada. Tal desempenho e o porte do veículo não compromete o consumo da minivan, classificada com a nota A no programa de eficiência energética do Inmetro, com médias de 9,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.
O que ele traz?
C4 Picasso Seduction
R$ 110.990
Grand C4 Picasso Seduction
R$ 120.900
Direção elétrica; câmbio automático com aleta para trocas manuais; painel de instrumentos virtual; central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas (com MP3, Bluetooth e USB); rodas de liga leve aro 17; seis airbags; ar-condicionado digital de duas zonas e dupla saída de ar traseira; freio de estacionamento elétrico com assistente de partida em rampas; limitador e regulador de velocidade; controles de estabilidade e de tração; sensor de ré; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; faróis de neblina; sensores de chuva e crepuscular; volante revestido em couro; bancos traseiros individuais e com Isofix para fixação de cadeirinha infantil; alerta de pressão baixa dos pneus; e janelas traseiras com cortinas.
C4 Picasso Intensive
R$ 117.900
Grand C4 Picasso Intensive
R$ 127.900
Acrescenta HD interno para o sistema multimídia; tela panorâmica de 12 polegadas High Definition com quatro grupos de comandos no volante, GPS, duas entradas USB e Bluetooth; partida do motor por botão; alarme volumétrico e perimétrico; câmera de ré; abertura das portas por chave inteligente; friso lateral cromado; luzes de seta e lanternas traseiras em led.
Opcionais
Park assist, porta-malas motorizado e kit de relaxamento para bancos dianteiros (massageadores) – que também insere partes em couro nos assentos.
Concorrência
Compare alguns rivais do segmento de minivan e SUVs médios:
Citroën C4 Picasso |
Motor | 1.6 turbo a gasolina |
Potência/ torque | 165 cv/ 24,5 kgfm |
Câmbio | Automático de 6M |
Vel. máxima | 210 km/h |
0 a 100 km/h | 8,4 s |
Dimensões | 4,43 m (C), 2,78 m (EE), 1,83 m (L) e 1,62 m (A) |
Peso | 1.405 kg |
Porta-malas | 537 l |
Preços | a partir de R$ 110 mil |
Mitusubishi Outlander |
Motor | 2.0 a gasolina |
Potência/ torque | 160 cv/ 20,1 kgfm |
Câmbio | CVT |
Vel. máxima | 193 km/h |
0 a 100 km/h | 11,1 s |
Dimensões | 4,69 m (C), 2,67 m (EE), 1,81 m (L) e 1,68 m (A). |
Peso | 1.425 kg |
Porta-malas | 829 l |
Preço | a partir de R$ 121.990 |
Fiat Freemont |
Motor | 2.4 a gasolina |
Potência/ torque | 172 cv/ 22,4 kgfm |
Câmbio | Automático de 6M |
Vel. máxima | 190 km/h |
0 a 100 km/h | 12,3 s |
Dimensões | 4,89 m (C), 2,89 m (EE), 1,88 m (L) e 1,70 m (A) |
Peso | 1.755 kg |
Porta-malas | 580 l |
Preços | a partir de R$ 109.590 |
Toyota RAV4 |
Motor | 2.0 a gasolina |
Potência/ torque | 145 cv/ 19,1 kgfm |
Câmbio | CVT |
Vel. máxima | 170 km/h |
0 a 100 km/h | 13,0 s |
Dimensões | 4,57 m (C), 2,66 m (EE), 1,84 m (L) e 1,71 m (A) |
Peso | 1.525 kg |
Porta-malas | 547 l |
Preços | a partir de R$ 122.100 |
(C): comprimento. (EE): entre-eixos. (L): largura. (A): altura. M: marchas. |
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