
Compacto
Nova geração do City chega em setembro
Além da versão top de linha do Civic, a EXR, lançada em outubro, a Honda promete novidades para o segundo semestre. Em setembro estreia a nova geração do City. Já no Salão do Automóvel, em outubro, as atenções se voltam para o esportivo Si, importado do Canadá. Um conceito próximo da versão final do utilitário compacto Vezel, mas sem nome oficial por aqui, deverá chegar ao país. A produção está prevista para o segundo semestre de 2015.
Na tentativa de frear o avanço do Toyota Corolla e também dar espaço à produção da nova geração do Fit em sua fábrica em Sumaré (SP), a Honda anunciou para o segundo semestre de junho o início das vendas do Civic 2015. Com pequenas alterações, o modelo, por enquanto, será oferecido apenas na versão de entrada, LXS, e na intermediária, LXR, a mais vendida da marca. A versão top de linha, EXR, só será lançada em outubro, após o Salão do Automóvel segundo a Honda, com mais mudanças e um kit multimídia diferenciado.
A versão LXR, que representa mais de 60% das vendas do modelo, ganhou nova grade (superior e inferior) na dianteira, arco cromado no formato de sorriso, faróis circulares de neblina, rodas de 17 polegadas (antes eram aro 16") e painel bicolor.
Agora, a parte central do painel tem a mesma cor preta da parte superior, enquanto a parte inferior continua cinza. Ela ficou R$ 510 mais cara do que a versão 2014 e passou a custar R$ 74.900. A mais barata, a LXS, por sua vez, que eliminou o tanque de partida a frio, não mudou externamente e recebeu apenas a nova combinação de cores na cabine. A Honda adicionou duas novas tonalidades à oferta do sedã médio: cinza escuro e azul metálico.
Como não houve mudanças na mecânica, a versão LXR mantém o motor 2.0 de 155 cavalos (etanol) e 150 cv (gasolina), além de câmbio automático de cinco marchas. Durante um rápido test drive, em São Paulo, o conjunto se mostrou bem acertado com um desempenho condizente com a proposta do modelo. O sedã também acabou ficando mais firme, sobretudo ao passar por irregularidades no piso, o que se deve principalmente às rodas, que cresceram de 16 para 17 polegadas, e agora são calçadas com pneus de perfil 50, contra o 55 do modelo anterior, para reduzir o consumo de combustível.
Embora ainda lidere a lista dos sedãs médios mais emplacados no Brasil nos primeiros cinco meses do ano, com 22.866 unidades, o Civic está gradativamente perdendo espaço para o Corolla. Ao todo, o concorrente emplacou 20.128 veículos em 2014, mas de abril para maio levou o primeiro lugar, com 5.741 carros contra 4.702 do modelo da Honda.
O jornalista viajou a convite da Honda
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião