Multímidia com acesso à internet e vídeos em HD
No pacote de inovações da linha 2016 do Civic, o item que mais chama a atenção é a central multimídia, disponível apenas na versão EXR. Escamoteável , ela possui uma tela de 7" com função capacitiva, que permite aproximar ou distanciar as imagens e também mudar de tela com as pontas dos dedos tal qual se manuseia um smartphone.
O navegador GPS integrado traz informações de trânsito em tempo real das principais capitais do país inicialmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
O conjunto possibilita ainda usar o celular como roteador e, por wifi, abrir um browser na tela central para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento).
Uma conexão HDMI também foi incorporada e permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebook, câmeras digitais , tablet e celular. Com um conversor de voltagem é possível até colocar um video game no carro. Duas entradas USB, uma auxiliar e bluetooth complementam o dispositivo.
Nas versões LXR e LXS, a central possui monitor LCD de 5" no painel de instrumentos, que reproduz as informações como as do computador de bordo e da câmera de ré, além de dados do sistema de áudio.
A eterna rivalidade entre Corolla e Civic pela liderança de vendas no segmento de sedãs médios acaba de ganhar mais um capítulo. A Honda decidiu resgatar a versão EXR e incrementá-la com uma central multimídia inédita em um carro nacional e com controles de tração e de estabilidade, ausentes no Toyota e que também foram adicionados à versão intermediária LXS.
INFOGRÁFICO: Compare a ficha técnica e os itens de série do Civic e Corolla
A linha 2016 estreia logo após o carnaval nas configurações LXS (a partir de R$ 70.900) e LXR (R$ 78.400) e no início de março chega a EXR (R$ 88.400).
As novidades não param por aí. A Honda também equipou a EXR com airbags laterais e de cortina, além das modificações estéticas recebidas pela versão intermediária LXR na linha 2015, como barra cromada que circunda a parte inferior da grade 'colmeia' e faróis de neblina redondos.
O modelo passa a contar ainda, a partir da versão LXS, com o assistente de partida em rampa, que 'segura' o carro em subidas ou descidas por poucos segundos, o suficiente para que o motorista acione o pedal do acelerador sem que o veículo recue ou avance enquanto ele tira o pé do freio.
As soluções apresentadas pela marca é uma tentativa de diminuir a diferença para o líder Corolla, já que o visual e a motorização continuam os mesmos. Em 2014, após estrear sua nova geração, o Toyota retomou o topo dos emplacamentos perdido para o rival e fechou dezembro com 11 mil unidades de distância. Neste ano, o Corolla mantém a dianteira, com 6.018 unidades já licenciadas, contra 3.507 do modelo da Honda.
Motor
O Civic é impulsionado pelo bloco 1.8, de 140 cv, no acabamento de entrada LXS, com opção de câmbio manual ou automático de cinco velocidades, e o 2.0, de 155 cv, nas versões LXR e EXR, sempre associado à transmissão automática, com a possibilidade da troca manual por paddle shift atrás do volante a LXS automática não traz as 'borboletas'. Todos os carros vêm com o sistema FlexOne, que elimina o tanque auxiliar de partida a frio.
O EXR agrega ainda maçanetas cromadas na LXR, elas são da cor do veículo , teto solar e direção elétrica adaptativa, que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, por exemplo, auxiliando na retomada do controle do veículo.
Preços
A tabela do Civic sofreu um reajuste na linha 2016, com aumento de R$ 2,5 mil na LXS (de R$ 68,4 mil para R$ 70,9 mil) e de R$ 2,4 mil na LXR (R$ 71,5 mil para R$ 73,9 mil). A inclusão de alguns itens e volta do IPI 'cheio' seriam as justificativas pela alta.
Mesmo assim, se comparadas só as versões intermediárias e de topo (as que mais vendem), os preços do Civic ficam de R$ 5 mil a R$ 9 mil mais baratos que os do Corolla - R$ 83.730 (XEi) e R$ 96.330 (Altis). O jornalista viajou a convite da Honda
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