Mobilidade
Empresa de Energia compra veículos elétricos da Renault
A Renault anunciou a venda de seus primeiros veículos elétricos no país. A empresa que comprou foi a CPFL Energia, de Campinas (SP), que adquiriu os modelos Zoe, Fluence Z.E e Kangoo Z.E para integrar a sua frota de automóveis do Programa de Mobilidade Elétrica, coordenado pela empresa em conjunto com a Renault.
De acordo com a marca francesa, o objetivo do projeto é desenvolver soluções de mobilidade no futuro das cidades, através da criação de um laboratório real. O programa terá continuidade com a compra de mais carros elétricos e a instalação de pontos de carregamento das baterias.
O Zoe é um hatch compacto feito para levar quatro pessoas. Seu motor elétrico entrega 88 cv e torque máximo de 22,4 kgfm de torque, com autonomia superior a 210 quilômetros. Já a versão elétrica do Fluence tem 95 cv e torque máximo de 23,06 kgfm. Visualmente, ele é praticamente idêntico ao sedã vendido no Brasil desde 2011. Por fim, o Kangoo Z.E oferece 59 cv e torque máximo de 23,06 kgfm.
Apontado como o carro mais potente e econômico do segmento 1.0, a linha 2014 do Clio foi lançada pela Renault em um evento sobre eficiência energética em Porto Alegre (RS). A principal novidade do compacto é o conta-giros com ecomonitoramento, um sistema que indica com luz no painel o melhor momento para trocar de marcha e economizar gasolina levando em conta o estilo de condução do motorista.
Nas concessionárias Renault de Curitiba, o modelo, já com este sistema (de série em todas as versões), custa R$ 22.990 à vista, ou com uma entrada de R$ 5.893 e mais 60 vezes de R$ 399 (taxa 0,99%).
O Clio, que passou por uma reestilização no ano passado, mas ainda é de uma geração anterior à europeia, é equipado com motor 1.0 16V Hi-Power, que desenvolve 80 cavalos com etanol e 77 cv a com gasolina a 5.750 rpm. O torque máximo do carro é de 10,5 kgfm com o combustível derivado da cana.
De acordo com o fabricante, o compacto sem ar-condicionado ou direção hidráulica faz 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números sobem para 14,3 km/l e 15,8 km/l respectivamente. Equipado com os opcionais, o Clio apresenta consumo um pouco maior: 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada) com etanol e 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada) com gasolina. Estes números garantiram nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, na categoria subcompacto.
O Clio é oferecido em carroceria de duas ou quatro portas na versão Authentique e quatro na Expression.
Além da versão mais em conta (Authentique duas portas), o Clio Expression é vendido a partir dos R$ 25.970. Equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica e vidros dianteiros elétricos, o preço sobe para R$ 30.130.
Sem airbag e ABS
Mesmo com a obrigatoriedade de airbag e freios com ABS em todos os carros produzidos no Brasil e também importados a partir de 2014, a Renault optou por manter o Clio sem os equipamentos, nem mesmo como opcionais.
A marca procurou reforçar o apelo do baixo consumo do carro e ofato de ser um dos modelos mais baratos do país dois dos principais trunfos pelo seu bom desempenho nas vendas. Colocar airbag e ABS encarecia o produto, uma vez que no segmento popular o preço ainda pesa mais do que a segurança passiva na hora da escolha. Para o ano que vem, a Renault lançará um novo Clio, aí sim com os devidos itens de segurança de série.
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