O Salão de Buenos Aires exibirá a partir da próxima quinta-feira (20/6) inúmeras novidades para o mercado sul-americano, algumas delas também na rota brasileira, como mostramos recentemente. Mas a lista cresceu ainda mais esta semana com o anúncio oficial dos modelos que estarão nos estandes das montadoras até o dia 30 na feira argentina.
Um dos astros da feira será o Renault Clio geração 4, lançado com grande pompa no Salão de Paris em outubro do ano passado. O modelo é o compacto de maior sucesso da marca francesa na Europa e na feira argentina dividirá as atenções do público com o novo Ford Focus.
Isso significa que a segunda geração do Clio, feita no país vizinho e exportada para o Brasil está com os dias contados? Não. O Clio IV chegará para ser uma opção premium do hatch popular. Tanto que a nota oficial da Renault anunciando a vinda do modelo enaltece as qualidades da configuração esportiva RS 200, com motor 1.6 turbo, de 200 cv.
Na Argentina, a novidade ficará posicionada entre o Clio II (batizado por lá de Clio Mío) e do Sandero e abaixo do Mégane hatch, que não é oferecido no Brasil. No mercado local, o início das vendas do carro está previsto para março e abril de 2014.
Se ele irá cruzar a fronteira e vir para o Brasil, ainda é uma incógnita. Afinal nem todo o modelo vendido na Argentina se repete por aqui. Além do Mégane hatch e sua verão apimentada RS, a Renault também tem por lá o sedã de luxo Latitude e o SUV Koleos. Sabe-se, por enquanto, que o Clio Estate, perua derivada do novo Clio, pode desembarcar no país em breve, para acolher os órfãos de Scénic e do Mégane Grand Tour. Caso o desempenho nas vendas venha a ser satisfatório, ela poderá, inclusive, ser fabricada na planta de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, como deve ocorrer com o Captur, SUV derivado do Clio, até 2015.
Outros lançamentos
A Ford confirmou a presença em Buenos Aires do novo Kuga. O SUV compacto, mais musculoso e requintado que o EcoSport, será lançado no mercado argentino no segundo semestre, juntamente com o novo Focus e o New Fiesta 2014, outros produtos globais da marca que estarão na feira. Produzido na Espanha, o Kuga deve circular também pelo Brasil ainda este ano.
A Citroën levará o utilitário esportivo C4 Aircross, ao lado de modelos como C4 Lounge e DS5 Hybrid. O modelo, que já passeia pela Europa desde o primeiro semestre de 2012, mistura elementos estéticos do C4 e do DS4 com o conceito Hypnos, apresentado em Paris em 2008. As opções de motorização variam entre o 1.6, de 115 cv, e o 2.0, de 151 cv, acoplados ao câmbio manual de cinco marchas. A Citroën não confirmou se o modelo será vendido no Brasil.
Clique aqui e confira a imagem em tamanho maior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast