O ranking de vendas de automóveis e comerciais leves no mês de janeiro foi marcado por algumas surpresas. A Chevrolet, por exemplo, que foi a terceira colocada no mês passado, acabou sendo a marca que mais emplacou carros no mês passado ficando à frente de Fiat e Volkswagen, respectivamente. Um dos responsáveis por este resultado é o recém-lançado Cobalt. O sedã, que estreou em novembro, conquistou a nona posição no ranking geral do mês passado.
No segmento de sedãs compactos o Cobalt ficou em terceiro, atrás do "irmão" Corsa e do Volkswagen Voyage, que são bem mais baratos. Até o Fiat Siena, que irá mudar em março, e o Chevrolet Prisma foram superados pelo novato. Outro destaque de janeiro foi o Palio, que repetiu a quarta posição obtida em dezembro, primeiro mês cheio de vendas desta nova geração. No acumulado de 2011, o hatch Fiat havia ficado na sexta colocação.
Dos sedãs médios, três novatos brilharam em janeiro. A primeira posição continua com o Toyota Corolla, com 3.626 emplacamentos. Em seguida aparecem o Chevrolet Cruze, que foi lançado em setembro e somou 2.662 emplacamentos, e o VW Jetta (2.094), cuja atual geração chegou ao país em abril.
Entre as picapes médias também houve dança de cadeiras, com a Toyota Hilux à frente da supercampeã Chevrolet S10. A Mitsubishi L200 ficou em terceiro, seguida por Ford Ranger e Amarok. A VW, aliás, tomou a posição que era da Nissan Frontier. A maioria delas terá, até março, nova geração ou mudanças mecânicas. Isso pode ter influenciado a produção e os resultados registrados em janeiro.
Dos utilitários-esportivos, o CR-V liderou, seguido pelo EcoSport. Como as próximas gerações de Honda e Ford serão lançadas nos próximos meses, os modelos atuais são vendidos com descontos nas autorizadas. O Renault Duster, primeiro em novembro e dezembro, foi o terceiro em janeiro.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião