• Carregando...
Fórum | Reprodução do site
Fórum| Foto: Reprodução do site

Para evitar riscos à noite, por exemplo, como trocar um pneu furado em uma rodovia movimentada, o uso do colete refletivo é indicado ao motorista como prevenção de atropelamentos.

Em determinados países, como Espanha e Portugal, a presença do colete refletivo como equipamento de segurança já é obrigatório no automóvel. No Brasil, esta medida ainda não está prevista na legislação de trânsito, mas o acessório já encontra-se disponível no mercado.

"Quando o motorista precisa parar para trocar um pneu ou até mesmo ir para trás do caminhão apanhar os cones de sinalização ele está correndo um enorme risco de ser atropelado. Temos que nos preocupar mais com a segurança do motorista e não apenas com a visualização dos cones que sinalizam o caminhão", diz Paulo Hubner, gerente da Vinilsul, uma das empresas que comercializa o colete desenvolvido pela 3M.

Para mostrar a importância deste equipamento de segurança, a sua empresa chegou a realizar no Autódromo Internacional de Curitiba uma demonstração do produto para profissionais da área de segurança do trânsito da capital.

Um dos testes foi representado por dois automóveis estacionados de lados diferentes e com os motoristas simulando a troca de pneus. Um deles trajava o colete refletivo e o outro estava com roupa escura. O resultado final mostrou que o motorista com o colete foi avistado há mais de 300 metros de distância, enquanto o outro sem o acessório só teve a sua presença percebida há 30 metros pelo motorista de um carro que trafegava a uma velocidade de 50 km/h. Caso esta situação tivesse ocorrido em uma estrada ou até mesmo em uma rua sem iluminação, o risco de atropelamento seria grande.

Hubner faz questão de enfatizar que este colete da 3M é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O produto custa R$ 32,00.

- Informações pelo telefone (0XX41) 3333-6006 ou através do site da empresa (www.vinulsul.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]