O mercado brasileiro vive a era dos SUVs e crossovers. O número de opções só cresce e quase todas marcas tem pelo menos um modelo para beliscar essa fatia tão desejada.
A Volkswagen, porém, vive um período de entressafra no segmento e carente de um produto de visibilidade pelas ruas. Com Tiguan e Touareg já defasados frente a concorrência e sem um representante na categoria compacta, a de maior volume no momento, a marca alemã promete virar o jogo daqui para frente.
>>Volkswagen Polo e Virtus ganharão versão esportiva com motor 1.4 turbo
A ofensiva começa em abril com o lançamento do novo Tiguan e segue até 2020 com outras quatro novidades, incluindo o aguardado compacto T-Cross.
E a fabricante não pretende parar por aí. Ela quer tirar o atraso em grande estilo e planeja outros crossovers no futuro.
A seguir os modelos já confirmados para estrear no Brasil e outros com chances de rodar por nossas ruas:
Volkswagen Tiguan
A nova geração do Tiguan finalmente estreia por aqui. Chega em abril vindo do México, nas versões de 5 e 7 lugares.
Construído sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf, o SUV cresce em tamanho e também evolui em tecnologia.
A dobradinha faz o modelo subir de patamar, o que significa preços superiores aos praticados até então. Deve começar na casa dos R$ 130 mil.
A motorização também é nova, com o 2.0 TSI, de 220 cv, e o 1.4 TSI, de 150 cv, nas versões de entrada.
Volkswagen T-Cross
O principal nome da ofensiva da Volkswagen atende pelo nome de T-Cross. O crossover baseado no novo Polo, que utiliza a plataforma MQB-A0, será produzido em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
Caberá a ele brigar pelo crescente público no segmento compacto, que hoje tem à disposição Honda HR-V, J eep Renagade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Ford EcoSport, entre outros.
>>Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil
O T-Cross será apresentado ao mundo em outubro no Salão de Paris e, no mês seguinte, dará as caras no Salão de São Paulo. Porém, as vendas no Brasil só começam no primeiro trimestre de 2019.
O crossover adotará os propulsores 1.0 TSI, de 128 cv (do Polo e Virtus), e 1.4 TSI, de 150 cv, para a versão esportiva GTS. O preço parte de R$ 75 mil e alcança os R$ 100 mil.
Volkswagen Tharu
Posicionado entre T-Cross e Tiguan, o Tarek, ou Tharu, como será conhecido em nosso mercado, surge como o SUV médio-compacto global da Volkswagen.
Sua faixa de preço vai variar de R$100 mil a R$ 130 mil, mirando o Jeep Compass, atual líder de vendas no categoria SUV. O Tharu terá o visual inspirado no conceito Powerful Family SUV, revelado recentemente pela marca.
A produção acontecerá na Argentina a partir de 2020, derivado da multiplataforma MQB. Debaixo do capô são esperados os motores 1.4 TSI, de 150 cv, e 2.0 TSI, de 220.
Volkswagen Atlas
Ao contrário dos modelos citados acima, o Atlas ainda não foi confirmado no mercado nacional pela Volks.
O carro de porte superlativo (são 5 metros de comprimento) foi idealizado, principalmente, para o mercado dos Estados Unidos. Também é vendido na China, onde recebe o nome de Teramont, o mesmo já registrado pela VW no Brasil, o que dá indícios da sua vinda.
>>Os SUVs mais espaçosos do mercado
O Atlas pode levar até 7 pessoas e disputaria mercado com Peugeot 5008, Hyundai Santa Fe, Mitsubishi Outlander e Kia Sorento, além do próprio Tiguan AllSpace, que também possui a terceira fileira de assentos.
A diferença para o 'rival' caseiro é o porte maior e o propulsor 3.6 V6, de 280 cv. Ocuparia o lugar do Touareg em preço, já que a nova geração deste migrou para o nicho premium.
Volkswagen Touareg
A nova geração do SUV grande deu um salto em tecnologia e equipamentos, o que eleva ao patamar de premium. É carro mais completo oferecido atualmente pela VW.
O Touareg atualizado entrega recursos interessantes como central multimídia de 15 polegadas, faróis full led com tecnologia matrix, com 128 lâmpadas que podem ser ativadas individualmente, visão noturna, ar-condicionado de quatro zonas, entre outros.
O motor 3.0 V6 rende 340 cv e há a possibilidade de receber uma variante híbrida de 367 cv. A sua vinda, caso acontece, não antes de 2021.
Lista aberta
A Volkswagen estaria disposta a ampliar essa lista de utilitários e crossovers com mais duas opções. A primeira ainda nem saiu da prancheta, mas já se sabe que um modelo compacto usará a plataforma do up! para virar o T-Track.
Teria o comprimento de 3,80 metros - 12 cm a mais que o hatch subcompacto - e motores de três cilindros, no caso o 1.0 MPI, de 82 cv, e o 1.0 TSI (turbo), de 128 cv. Só que em vez de SUV, ganharia o estilo de aventureiro urbano.
O outro é T-Roc (foto acima), já lançado na Europa, mas que num primeiro momento foi descartado no Brasil pela montadora. Mas com a recuperação da mercado automotivo e a forte demanda por SUVs, a sua presença por aqui volta a ganhar força.
Ele ficaria posicionado acima do T-Cross, como uma alternativa mais sofisticada, tal que a Renault fez com Duster e Captur.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião