Uma das projeções que circulam pela internet dando pistas de como será o inédito T-Cross.| Foto:

O mercado brasileiro vive a era dos SUVscrossovers. O número de opções só cresce e quase todas marcas tem pelo menos um modelo para beliscar essa fatia tão desejada. 

CARREGANDO :)

Volkswagen, porém, vive um período de entressafra no segmento e carente de um produto de visibilidade pelas ruas. Com TiguanTouareg já defasados frente a concorrência e sem um representante na categoria compacta, a de maior volume no momento, a marca alemã promete virar o jogo daqui para frente. 

>>Volkswagen Polo e Virtus ganharão versão esportiva com motor 1.4 turbo

Publicidade

A ofensiva começa em abril com o lançamento do novo Tiguan e segue até 2020 com outras quatro novidades, incluindo o aguardado compacto T-Cross.

E a fabricante não pretende parar por aí. Ela quer tirar o atraso em grande estilo e planeja outros crossovers no futuro.

A seguir os modelos já confirmados para estrear no Brasil e outros com chances de rodar por nossas ruas: 

Volkswagen Tiguan

 

A nova geração do Tiguan finalmente estreia por aqui. Chega em abril vindo do México, nas versões de 5 e 7 lugares.

Publicidade

Construído sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf, o SUV cresce em tamanho e também evolui em tecnologia. 

A dobradinha faz o modelo subir de patamar, o que significa preços superiores aos praticados até então. Deve começar na casa dos R$ 130 mil. 

A motorização também é nova, com o 2.0 TSI, de 220 cv, e o 1.4 TSI, de 150 cv, nas versões de entrada.

Volkswagen T-Cross

O conceito T-Cross Breeze serve de inspiração para o crossover T-Cross, que chega ao Brasil em 2019.<br> 

O principal nome da ofensiva da Volkswagen atende pelo nome de T-Cross. O crossover baseado no novo Polo, que utiliza a plataforma MQB-A0, será produzido em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Publicidade

Caberá a ele brigar pelo crescente público no segmento compacto, que hoje tem à disposição Honda HR-V, J eep Renagade, Nissan KicksHyundai CretaFord EcoSport, entre outros.

>>Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil

T-Cross será apresentado ao mundo em outubro no Salão de Paris e, no mês seguinte, dará as caras no Salão de São Paulo. Porém, as vendas no Brasil só começam no primeiro trimestre de 2019.

crossover adotará os propulsores 1.0 TSI, de 128 cv (do Polo e Virtus), e 1.4 TSI, de 150 cv, para a versão esportiva GTS. O preço parte de R$ 75 mil e alcança os R$ 100 mil.

Volkswagen Tharu

 
Publicidade

Posicionado entre T-CrossTiguan, o Tarek, ou Tharu, como será conhecido em nosso mercado, surge como o SUV médio-compacto global da Volkswagen

Sua faixa de preço vai variar de R$100 mil a R$ 130 mil, mirando o Jeep Compass, atual líder de vendas no categoria SUV. O Tharu terá o visual inspirado no conceito Powerful Family SUV, revelado recentemente pela marca. 

A produção acontecerá na Argentina a partir de 2020, derivado da multiplataforma MQB. Debaixo do capô são esperados os motores 1.4 TSI, de 150 cv, e 2.0 TSI, de 220.

Volkswagen Atlas

 

Ao contrário dos modelos citados acima, o Atlas ainda não foi confirmado no mercado nacional pela Volks.

Publicidade

O carro de porte superlativo (são 5 metros de comprimento) foi idealizado, principalmente, para o mercado dos Estados Unidos. Também é vendido na China, onde recebe o nome de Teramont, o mesmo já registrado pela VW no Brasil, o que dá indícios da sua vinda. 

>>Os SUVs mais espaçosos do mercado

Atlas pode levar até 7 pessoas e disputaria mercado com Peugeot 5008Hyundai Santa FeMitsubishi OutlanderKia Sorento, além do próprio Tiguan AllSpace, que também possui a terceira fileira de assentos.

A diferença para o 'rival' caseiro é o porte maior e o propulsor 3.6 V6, de 280 cv. Ocuparia o lugar do Touareg em preço, já que a nova geração deste migrou para o nicho premium.

Volkswagen Touareg

 
Publicidade

nova geração do SUV grande deu um salto em tecnologia e equipamentos, o que eleva ao patamar de premium. É carro mais completo oferecido atualmente pela VW.

Touareg atualizado entrega recursos interessantes como central multimídia de 15 polegadas, faróis full led com tecnologia matrix, com 128 lâmpadas que podem ser ativadas individualmente, visão noturna, ar-condicionado de quatro zonas, entre outros. 

O motor 3.0 V6 rende 340 cv e há a possibilidade de receber uma variante híbrida de 367 cv. A sua vinda, caso acontece, não antes de 2021.

Lista aberta

Volkswagen estaria disposta a ampliar essa lista de utilitários e crossovers com mais duas opções. A primeira ainda nem saiu da prancheta, mas já se sabe que um modelo compacto usará a plataforma do up! para virar o T-Track.

Teria o comprimento de 3,80 metros - 12 cm a mais que o hatch subcompacto - e motores de três cilindros, no caso o 1.0 MPI, de 82 cv, e o 1.0 TSI (turbo), de 128 cv. Só que em vez de SUV, ganharia o estilo de aventureiro urbano.

Publicidade

 

O outro é T-Roc (foto acima), já lançado na Europa, mas que num primeiro momento foi descartado no Brasil pela montadora. Mas com a recuperação da mercado automotivo e a forte demanda por SUVs, a sua presença por aqui volta a ganhar força.

Ele ficaria posicionado acima do T-Cross, como uma alternativa mais sofisticada, tal que a Renault fez com DusterCaptur.