São Paulo Para quem gosta de pegar caminhos alternativos, a mostra oferece um leque bem variado, que começa com os utilitários esportivos de última geração como Mercedes-Benz Classe GL e Land Rover Freelander 2, até jipinhos que estréiam no mercado: Stark 4WD Flex, de fabricação catarinense.
Ford Ecosport aut.
Entre os modelos exibidos pela Ford encontra-se ainda em forma de conceito um Ecosport com transmissão automática. A marca limitou-se a divulgar que este carro começará a ser vendido ainda neste ano e virá com propulsor 2.0. Detalhes técnicos sobre a transmissão e o preço do modelo não foram revelados.
TAC Stark
Pelo lado dos jipes pequenos, a grande novidade é o modelo Stark 4WD Flex, produzido pela Tecnologia Automotiva Catarinense S.A (TAC), com sede em Joinville. Feito de fibra de vidro, o jipe conta com tração 4X4 e motor 1.8 Flex de 106 cv da Volkswagen. Seu interior é bem acabado e conta com vários itens de conforto. Suas vendas começam em 2007. Deve custar a partir de R$ 78 mil.
Jeep Wrangler
Outro lançamento, ainda pelo lado dos pequenos, é o Jeep Wrangler 2007, que começa a ser vendido em março no Brasil. Seu motor é um V6 3.8 de 208 cv. Com a maior capacidade off-road entre todos os modelos da marca, o modelo oferece air-bags, freios a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade (ESP), ar-condicionado e uma série de outros itens.
Mercedes Classe GL
A Mercedes-Benz mostra o Classe GL, que foi apresentado no Salão de Detroit (EUA) em janeiro deste ano. Equipado com motor 5.0 V8 de 388 cv, o modelo atinge velocidade máxima de 240 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. O utilitário esportivo, que oferece espaço para sete ocupantes, vai custar mais de R$ 500 mil.
Land Rover Freelander 2
A Land Rover exibe a segunda geração do Freelander que chega ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2007 com preços a partir de R$ 170 mil. Por enquanto, está confirmada a comercialização do modelo com o novo motor 3.2 a gasolina, de seis cilindros, que rende 233 cavalos e 31,8 kgfm de torque (força) a 3.200 rpm. Segundo o fabricante, nestas condições o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O interior da segunda geração do Freelander passou por melhorias e passa a usar alguns materiais luxuosos presentes em outros carros da marca, como Range Rover e Discovery 3. A lista de itens de conforto e segurança conta com moderno sistema de som, sensor de estacionamento e sete air-bags.
Nissan Murano
O Murano é uma das atrações da Nissan. A versão que começa a ser vendida no Brasil é a V6 a gasolina de 231 cv. Com preço de R$ 220 mil, o jipão com traços arredondados é recheado de tecnologia e transmissão Xtronic CVT, que evita trancos durante a troca de marchas.
Chevrolet Tracker
O Tracker também está sendo apresentado no salão pela GM. O modelo, feito na Argentina, voltará a ser vendido no mercado nacional pela Chevrolet. Ele vem para brigar com o Ford EcoSport no nicho dos SUVs pequenos, mas seu diferencial é a tração 4X4, item não existente nas versões básicas do veículo da Ford. Com previsão de chegada para novembro deste ano, o modelo é equipado com um motor 2.0 l e vai custar cerca de R$ 59 mil.
Hyundai Vera Cruz
A fabricante sul-coreana lança o utilitário esportivo Vera Cruz. Tem motor V6 3.8 de 265 cv, leva até sete pessoas e conta com uma série de equipamentos de conforto e segurança. O jipe importado começa a ser vendido em 2007 por cerca de R$ 220 mil.
Honda CR-V
O novo Honda CR-V, que tem previsão de chegada em janeiro de 2007, aparece com visual modernizado, faróis de xenônio e rodas de 18". Seu motor é o mesmo 2.0 de 150 cv, acoplado a um câmbio automático de cinco marchas. Seu preço ainda não foi revelado.
Audi Q7
A Audi está com o Jipão Q7, seu primeiro utilitário esportivo, que desembarcou no mercado nacional em setembro. A aparência do SUV traz as diretrizes de estilo da marca, como o trapézio desenhado com a grade do radiador e a entrada de ar, na parte frontal. O interior exibe o mesmo refinamento dos sedãs A6 e A8 e agrega equipamentos sofisticados, como uma câmera na traseira para facilitar manobras de estacionamento. Sob o capô do Audi, há um potente motor 4.2 litros V8, a gasolina. Ele é capaz de gerar 350 cavalos de potência e 44,5 kgfm de torque (força) a 3.500 rpm. Com esse propulsor, o Q7 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir a velocidade máxima 248 km/h.
Cherokee SRT-8
A Jeep exibe a Grand Cherokee SRT-8, uma versão apimentada do jipão, equipada com motor 6.1 HEMI, que rende nada menos do que 432 cavalos e leva o modelo da imobilidade a 100 km/h em 5 segundos.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião