Quem vê por fora o jipe Troller T4 pode até pensar que a marca cearense não promoveu nenhuma mudança na versão 2009, que chega às revendas do Paraná na segunda quinzena de novembro. Mas quando a Ford assumiu o controle do fabricante, no ano passado, não restaram dúvidas de que seria questão de tempo para que o jipinho 4x4 ganhasse características do novo controlador. E dito e feito: o utilitário esportivo agora traz um DNA Ford, principalmente, no seu interior.
Por dentro, a Ford quis se livrar de toda e qualquer influência de outros fabricantes já que até o ano passado o T4 tinha componentes de outras empresas. Assim, o veículo ganhou um "estilão" meio de EcoSport ou Fiesta na sua cabine. O volante, por exemplo, passa a ser de um legítimo Ford, mas com símbolo da Troller. Também vieram dos carros da empresa mãe os difusores de ar redondos e os instrumentos, bem como a cor predominante cinza. O veículo evoluiu ainda nos quesitos ergonomia e segurança. O acesso aos bancos de trás melhorou e os cintos de segurança são de três pontos. Há três apoios de cabeça.
Na parte externa, apesar das mudanças terem sido sutis, também há alterações bem-vindas. O T4 ganhou uma nova grade, que agora pode ser retirada, dando um acesso mais fácil ao radiador e ao motor do que na versão anterior. O farol de milha recebeu uma proteção, o que não existia; e o símbolo do fabricante passou do capô para a grade.
A Troller (ou seria Ford?) também resolveu atender a uma antiga reivindicação de muitos proprietários do T4. O antigo pára-brisa reto, que para muitos motoristas causava um reflexo indesejável, foi substituído por uma peça com uma pequena angulação.
Mecânica
Não houve mudanças na parte mecânica do T4. O jipe continua com o conhecido motor 3.0 MWM International a diesel de 163 cv. O sistema de tração oferece as opções 4x4, 4x4 reduzida ou somente traseira (4x2), com acionamento eletrônico por meio de um botão no painel. Esse botão, inclusive, ganhou uma nova localização.
Como o T4 será lançado no Salão de São Paulo, no fim deste mês, a Troller preferiu manter sigilo sobre o preço do veículo. Mas como ele deverá custar entre 5% e 8% a mais que a atual geração (ainda disponível na concessionária Trilha Eurocar, em Curitiba, por R$ 85 mil), o jipe deverá ser vendido por cerca de R$ 92 mil.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast