Um comercial divulgado nesta semana por um revendedor de carros usados oficial da Audi na China está gerando muito polêmica nas redes sociais. O anúncio começa com um casal jovem que acabou de se casar, quando a mãe do noivo de repente interrompe a cerimônia para ‘examinar’ a noiva.
Depois de verificar o nariz e as orelhas da noiva, e abrir a boca da noiva para verificar os dentes, a mãe fica satisfeita e dá seu ‘ok’ ao casamento.
Ela aponta apenas um defeito no peito da noiva, e aí a cena muda para um carro da Audi sendo dirigido pelas ruas com uma voz que diz: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado”.
LEIA MAIS: Confira os 20 carros novos que mais desvalorizam no Brasil
O anúncio termina mostrando um certificado usado em veículos Audi usados, com o narrador dizendo: “Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”
A ideia do comercial era promover no país o programa de carros usados credenciados pela marca alemã. Mas, tentativa de brincar para chamar a atenção não foi bem dirigida. A montadora virou alvo de críticas por comparar mulheres a veículos usados, tratando-a como uma mercadoria.
No Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter, centenas de usuários criticaram a marca pelo anúncio considerado sexista. Muitos ainda disseram que vão boicotar a marca.
"Será que a Audi perdeu a cabeça para comparar mulheres a carros usados", disse um internauta, enquanto outros comentaram o quão “nojenta” a campanha é. O termo ‘Propaganda da Audi de carros usados’ foi visto mais de 300 mil vezes nesta quarta-feira (19). “A maioria das empresas não sabe o conceito de equidade de gênero e nem os reguladores [de publicidade] da China”, disse Li Maizi, uma ativista feminista chinesa.
LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil
A responsável pelo comercial é a FAW-Volkswagen, divisão de carros usados da empresa que controla a Audi na China. A fabricante pediu desculpa pela publicidade e avisou que esta seria retirada do ar, mas o clipe já viralizou na internet. Pelo menos meio milhão de pessoas falaram da publicidade até o momento só na rede social chinesa WeChat.
A revolta foi reforçada por outra propaganda da série que mostra um rapaz declarando seu amor à namorada, mas ela, ainda incrédula, o submete a várias testes para ter certeza das suas intenções. Só que, ao contrário da futura sogra no filme polêmico, não houve inspeção dos dentes ou orelhas.
As vendas da Audi tiveram uma redução este ano na China, que é o maior mercado automotivo do mundo. No primeiro semestre, a queda foi 12% na China.
LEIA MAIS: Multa de trânsito dedura conversa com garotas de programa; veja as mais bizarras
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião