Quem freqüentou a auto-escola antes de tirar a carteira aprendeu a ajustar os espelhos e a distância do banco em relação a direção antes de dar a partida. Mas, o que pouca gente sabe, é como sentar-se corretamente ao volante para prevenir possíveis dores e lesões na coluna.
Segundo a fisioterapeuta Kátia Overcenko, especialista em coluna vertebral e reeducação postural global e diretora da clínica Fisiocenter, em Curitiba, entrar corretamente no carro é o primeiro passo para a prevenção. "O indicado é sempre levar os joelhos unidos, junto com o tronco, ao se sentar no banco. "
O segundo passo é apoiar totalmente a coluna no encosto. "O banco deve ficar entre 110º e 120º ângulos maiores podem forçar a parte superior da coluna, empurrando os ombros para frente e causando cifose dorsal, a famosa corcunda", alerta.
Kátia também explica que os braços e as pernas devem ficar semi-flexionados. "Do contrário, os membros podem ser sobrecarregados, provocando dores. "
Para a fisioterapeuta, outro cuidado com o banco é a capacidade de carga. "A maioria dos bancos são projetados para pessoas de 70 quilos a 80 quilos, por isso é preciso tomar cuidado com o desgaste da espuma", alerta.
Para prevenir o aparecimento de problemas posturais, a especialista recomenda ainda respirar corretamente procurar preencher todo o pulmão, evitando intervalos curtos , parar a cada uma hora e meia ou duas para caminhar e fazer exercícios de alongamento, manter os ombros relaxados, usar os espelhos retrovisores para fazer manobras e evitar colocar bolsas e outros objetos no banco de trás estas duas últimas dicas servem para evitar lesões na coluna quando o motorista vira-se para estacionar o carro ou pegar alguma coisa. Uma última recomendação é a prática de exercícios de contração de abdome. "O fortalecimento da área abdominal ajuda na postura. Para isso, bastar contrair algumas vezes a barriga por cerca de 20 segundos."
Serviço: Clínica Fisiocenter - (0XX41) 3233-2577.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast