As vendas de veículos novos em julho manteve o ritmo de crescimento do mercado brasileiro. A alta foi 11,4% em relação ao mesmo mês em 2018, registrando o "melhor julho" para emplacamentos desde 2014.
No mês passado, 232.243 unidades zero km chegaram às ruas. Já no acumulado de janeiro a julho, comparado ao mesmo período de 2018, o resultado positivo foi de 10,9%, totalizando 1.481.119 exemplares.
E no ranking dos carros mais vendidos, o destaque é a volta do Jeep Compass ao topo da categoria de utilitários esportivos, superando o duelo caseiro com o irmão menor Renegade, que liderava mês a mês em 2019.
>> Para reduzir furto, montadora repõe de graça peça do carro que virou alvo de ladrões
>> Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH
O SUV médio-compacto cravou 6.171unidades comercializadas em julho contra 5.790 do modelo compacto, que foi seguido de perto por Hyundai Creta (5.307) e Nissan Kicks (5.299). Mais distante aparece o Honda HR-V (3.856) e o recém-lançado Volkswagen T-Cross (3.151).
Outro que vem apresentando uma ótima performance nas vendas é o Chevrolet Prisma. O sedã compacto licenciou 8.377 carros, bem acima do rival de segmento mais próximo, o Ford Ka Sedan (4.572). na sequência aparecem o Hyundai HB20 S (3.400) e Toyota Yaris Sedan (2.487).
O curioso é que a mudança de geração que se aproxima não tem inibido a procura pelo Prisma. Ao contrário, julho foi o melhor mês de vendas nos últimos anos.
Ele surfa no sucesso do Onix, que caminha para o título de campeão de vendas no Brasil pelo quinto ano consecutivo. O hatch da Chevrolet fez 20.071 emplacamentos em julho, ante 9.205 do Hyundai HB20, segundo no ranking geral, e 9.076 do Ford Ka, que fecha o pódio.
>> Os 10 carros campeões de desvalorização em 2019 após saírem da loja
>> Flagra: nova geração do Onix circula pelas ruas; veja o que já sabemos do carro
>> Chevrolet prepara picape anti-Toro com motor turbo e visual agressivo
Os 30 modelos mais vendidos
Modelo | Julho | Em 2019 |
1 Chevrolet Onix | 20.071 | 136.974 (1) |
2 Hyundai HB20 | 9.205 | 62.199 (2) |
3 Ford Ka | 9.076 | 59.723 (3) |
4 Chevrolet Prisma | 8.377 | 49.223 (4) |
5 Renault Kwid | 8.070 | 48.590 (5) |
6 VW Gol | 7.275 | 45.578 (6) |
7 Fiat Strada | 7.021 | 43.331 (7) |
8 Fiat Argo | 6.610 | 42.820 (8) |
9 Fiat Toro | 6.212 | 34.811 (11) |
10 VW Polo | 6.199 | 38.223 (10) |
11 Jeep Compass | 6.171 | 34.204 (12) |
12 Toyota Corolla | 5.936 | 32.019 (13) |
13 Jeep Renegade | 5.790 | 38.837 (9) |
14 Hyundai Creta | 5.307 | 29.552 (16) |
15 Nissan Kicks | 5.299 | 31.124 (14) |
16 Fiat Mobi | 4.702 | 31.077 (15) |
17 Ford Ka Sedan | 4.572 | 27.458 (18) |
18 Honda HR-V | 3.856 | 27.552 (17) |
19 Toyota Hilux | 3.855 | 23.665 (22) |
20 VW Virtus | 3.811 | 25.775 (18) |
21 VW Saveiro | 3.500 | 22.489 (23) |
22 Toyota Yaris | 3.488 | 21.534 (24) |
23 Hyundai HB20 S | 3.400 | 19.235 (25) |
24 VW Fox | 3.312 | 24.117 (21) |
25 VW T-Cross | 3.151 | 11.117 (40) |
26 Chevrolet Spin | 3.114 | 15.487 (32) |
27 Chevrolet S10 | 3.093 | 17.207 (29) |
28 VW Voyage | 3.010 | 18.378 (26) |
29 Renault Sandero | 2.954 | 25.320 (20) |
30 Renault Captur | 2.680 | 16.463 (30) |
Fonte: Fenabrave |
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast