
Compacto
VW mostra versão híbrida do Up!
A Volkswagen apresenta o novo compacto híbrido Twin Up! Concept. A tecnologia usada no modelo é semelhante a do cupê XL1 a diesel. O conjunto combina propulsor a diesel 0.8 litro de dois cilindros, capaz de entregar 47 cv, e um motor elétrico de 55 kw (48 cv). A potência total é de 75 cv. Conforme a montadora, o consumo médio registra 90,9 km/litro, com uma baixa emissão de CO2.
As marcas japonesas mostram que estão na vanguarda quando o assunto é criatividade. Os conceitos e curiosidades apresentados no Salão de Tóquio, que vai até domingo (1.º), além de equipados com muita tecnologia exibem desenhos ousados e futurísticos. Alguns até parecem sair direto dos filmes de ficção científica, como é o caso do Daihatsu FC Deco Deck, um caminhão compacto de dois lugares e movido a célula de combustível. A marca ainda mostra a linha completa dos compactos esportivos Kopen. Todos com cores fortes.
A Mitsubishi está presente no evento com três novos conceitos, que fazem parte do segmento de utilitários esportivos e marcam a nova linguagem de design da montadora, combinando tecnologia e inovação. O Concept GC-PHEV oferece motor V6 de 3.0 litros turbo, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. Possui tração integral e tem como principal atrativo a alta performance para qualquer terreno.
Já o compacto Concept XR-PHEV traz como destaque o prazer da condução. Seu sistema elétrico é composto por motor 1.1 turbo com injeção direta. O Concept AR, por sua vez, é um monovolume compacto movido pelo mesmo sistema híbrido do XR-PHEV.
A Toyota inova com o conceito i-Road, um veículo ultracompacto que oferece a conveniência de uma moto e o conforto e a estabilidade de um carro. Com uma cabine fechada, o exótico projeto adota um sistema que levanta e abaixa as rodas dianteiras da esquerda e da direita para assegurar automaticamente seu ângulo, garantindo um passeio tranquilo e a sensação inédita de unidade com o veículo. O i-Road começa a circular em 2014 na cidade de Toyota, no Japão. Outro conceito da Toyota é o FT-86 Open, que é baseado no modelo 86 e foi desenvolvido para explorar futuras variações de carros esportivos.
A Subaru mostra o Cross Sport Design Concept, que conta com faróis de LED, escapamento duplo, pneus e rodas mais largos do que as do cupê esportivo BRZ, revestimento interno em couro em dois tons, pedaleira em alumínio e acabamento em black piano. Nenhuma especificação de performance foi mencionada, mas o modelo deve apresentar motor 2.0 de 200 cv e 20,9 kgfm de torque.
Um dos protótipos da Nissan é o BladeGlider, elétrico com linhas que privilegiam a aerodinâmica. O modelo possui cabine triangular com três lugares e uma posição de dirigir centralizada. A Nissan estuda uma possível versão de produção do modelo, buscando maior participação no mercado de modelos com emissão zero de poluentes.
Com o slogan "pequenos carros para um grande futuro", a Suzuki levou os modelos Crosshiker, Hustler, Hustler Coupe e X-Lander. O primeiro é um crossover compacto com motor 1.0 de três cilindros. O veículo pesa apenas 810 kg e é inspirado no pouco conhecido G70, apresentado no mesmo salão há dois anos.
Já o híbrido X-Lander alia referências do jipinho Jimny com um projeto ainda mais futurista. Vem equipado com um bloco 1.3. O utilitário Hustler e sua variante cupê possuem um interior mais espaçoso e prático. Segundo a fabricante, o modelo foi desenvolvido para "aqueles que amam esportes e praticam atividades ao ar livre".
A Honda mostrou o superesportivo híbrido NSX Concept e o S660, conversível equipado com um motor de três cilindros turbo, associado a um câmbio CVT e tração nas rodas traseiras. A fibra de carbono é amplamente utilizada e deixa o carro bem mais leve.
O jornalista viajou a convite da Toyota
Salão de Tóquio
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião