Os conceitos são a alma de um salão do automóvel. Em suas mais diferentes formas, eles apresentam ao público toda a vanguarda tecnológica e as novas direções de design que estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas pelas marcas ao redor do mundo. Em Frankfurt, o futuro também está presente, representado por dezenas de protótipos. Mesmo que muitos deles jamais conheçam uma linha de montagem e fiquem restritos aos salões, eles ainda conseguem traduzir o que a indústria automotiva guarda para os próximos anos.
Confira alguns conceitos apresentados em Frankfurt
A Mercedes-Benz está com o F125, em comemoração ao 125.º aniversário do primeiro automóvel, apresentado por Karl Benz em julho de 1886. O cupê esportivo, com abertura de portas do tipo asas de gaivota, evocando o clássico 300SL, tem como destaque o motor movido por hidrogênio.
A BMW revela os primeiros integrantes de sua nova submarca i, que aposta em mobilidade sustentável. Os conceitos i3 e i8 devem virar realidade a partir de 2013, quando serão produzidos na unidade industrial da marca em Leipzig, na Alemanha.
A Land Rover está com o DC100, que é uma provável releitura do Defender. A nova plataforma mantém a modularidade pela qual o jipe mais rústico da marca ficou conhecido. O conceito, que pode chegar às ruas em 2015, ainda tem uma versão conversível, batizada de DC100 Sport.
A francesa Citroën aparece com o Tubik, uma curiosa minivan com capacidade para nove pessoas, que pretende revolucionar a maneira como as pessoas viajam em grupo. O design do modelo foi inspirado pelo antigo Citroën Tub, dos anos 1940. O protótipo é impulsionado por um motor a diesel e outro elétrico.
O esportivo Chevrolet Miray é construído em fibra de carbono e utiliza um motor a gasolina e outro elétrico. Seu visual pode estar revelando as futuras linhas de um modelo de produção.
Parece que as marcas de luxo acordaram para o mundo dos utilitários esportivos. Agora foi a vez de a Maserati revelar o Kubang, que não deixou de ficar elegante com o tridente da marca destacado na grade.
O conceito Audi A2 é semelhante ao A1. Com formato de monovolume mede 3,80 metros de comprimento, 1,69 de largura e 1,49 de altura. Como a moda está ditando os cuidados com o meio ambiente, este híbrido logo poderá ser visto nas ruas.
O jornalista viajou a convite da Anfavea
Sob o comando de Alcolumbre, Senado repetirá velhas práticas e testará a relação com o governo
Para comandar Senado, Alcolumbre terá PL e PT na vice-presidência. Acompanhe o Sem Rodeios
Lula encontrou um problema na economia
Barroso nega pedido da OAB para suspender regra do CNJ que compromete direito à ampla defesa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião