Benefício vai até o fim de março
Até 31 de março será mantida a redução do IPI para veículos flex de até 1.000 cilindradas em 3%, voltando a 7% após essa data. Os modelos de até 2.000 cilindradas permanecem em 7,5% até março e voltam à casa dos 11% em 1º de abril.
Além de janeiro, o mês de fevereiro também deverá apresentar queda nas vendas de automóveis e comerciais leves no Paraná por ser um mês curto e marcado pelo carnaval. Porém, a expectativa dos concessionários para março é de otimismo. É que será o prazo final da oferta de veículos flex com redução do Imposto Sobre Produto Industrializados (IPI), e as lojas voltam abrir aos domingos.
Segundo Luís Antônio Sebben, diretor-geral da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Seccional Paraná (Fenabrave), além da movimentação nas oficinas devido ao final de férias, no qual as pessoas aproveitam para fazer revisões e manutenções nos automóveis , as lojas já registram movimento maior de consumidores em busca de informações do carro zero quilômetro. "As vendas de janeiro caíram 20% no PR, mas os consumidores já começaram a visitar as lojas na primeira quinzena de fevereiro para pesquisar preços e modelos com intuito de comprar e aproveitar as últimas semanas de descontos do IPI para veículos flex. Acreditamos que o aumento da visitação deve chegar a 30% até o final de março", explica.
Em relação às vendas, Sebben explica que o mês de fevereiro poderá apresentar queda nas vendas por ser um mês com menos dias úteis. "Além disso, na Grande Curitiba, as concessionárias não irão abrir nos domingos, assim como em janeiro, a fim de preservar o descanso dos colaboradores e dirigentes nesse período de verão", afirma.
Março será melhor
Entretanto, para março, as perspectivas são as melhores. "Os concessionários avaliam que as vendas possam subir cerca de 21%, se formos comparar com os meses de março, junho e setembro de 2009 períodos que findavam a redução do IPI no ano passado", contabiliza. Por isso, Sebben conta que as concessionárias já estão requisitando às montadores um número maior veículos para aumentar os estoques dos modelos mais procurados.
Na Cia. de Automóveis Slaviero, concessionária da qual Sebben é superintendente, está estimado um crescimento de vendas em torno de 20%. Desse total, cerca de 50% de participação é devido aos carros de entrada como o Ford KA e Fiesta. "Entretanto, os modelos Focus e Fusion também são bastante procurados", conta.
O Gol, o Fox e o Voyage são os modelos Volkswagen mais procurados nas concessionárias da marca, em Curitiba. Segundo Marco Rossi, diretor da Servopa, a linha popular deve ser incrementada nos estoques. "Esses modelos representam 65% dos veículos flex na concessionária e, até o final de março, é possível que as vendas aumentem cerca de 35%", diz Rossi.
Carlos Kucinski, diretor da TVL Mitsubishi, explica que os veículos flex da marca chegam à concessionária e logo são vendidos, tais como a Pajero TR 4 e a Pajero Sport. Por isso, a dica de Kucinski é para que o cliente interessado em veículos Mitsubishi não deixe para última hora. "Como ainda estamos trabalhando com estoque baixo, saberemos sobre o aumento da produção pela montadora nos próximos dias. Devido à procura, há possibilidade de faltar alguns modelos", explica.
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