No mundo sobre rodas alguns modelos marcam tanto a época que viram clássicos. Sendo um fã ou não, quase todo mundo tem uma moto que vem à cabeça quando se fala nas versões que fizeram história. Selecionamos algumas delas, já que a lista é extensa, que acabaram eternizadas no Brasil e no mundo. Confira:
>> Fã de carros esportivos, mecânico realiza sonho e transforma Uno em Lamborghini
HONDA CBX 750F
Lançada em 1986 por aqui a ‘Sete-Galo’, com ficou conhecida popularmente, é ao lado da CG 125 os modelos mais marcantes da Honda em quase 50 anos no mercado brasileiro.
Foi a primeira motocicleta de quatro cilindros em linha a ser produzida pela marca no Brasil. A CBX 750F era o exemplar mais cobiçado pelos motociclistas em meados da década de 1980, sendo admirada até os dias de hoje.
No começo ela vinha importada o que lhe rendeu o posto de 750 cc mais cara do mundo. Devido à grande procura, havia concessionárias que cobravam até quatro vezes mais o valor de tabela pela CBX 750F. A nacionalização ocorreu em 1987.
VICENT BLACK SHADOW
Fabricada em 1948, a Black Shadow foi a primeira moto de série a superar os 200 km/h de velocidade máxima real. Isso lhe rendeu o título de a primeira ‘superbike’ verdadeira do mundo. O segredo para tanta potência era ser mais leve que todas as concorrentes.
HONDA CG 125
O modelo de 1976 ficou conhecido como ‘CG bolinha’ e foi a primeira moto Honda produzida no Brasil. Equipada com um câmbio rotativo, ela popularizou a motocicleta no país.
Em seu auge foi recordista de vendas da indústria nacional, mais que qualquer veículo, inclusive o Fusca. A versão moderna da CG 125, a CG 125 Fan, teve alterações técnicas, mas manteve o conceito básico. O motor econômico monocilíndrico de 4 tempos também é o mesmo.
>> Mais de 50 carros! Os principais lançamentos que chegam ainda em 2018
HONDA CB 400
A CB 400 foi a moto de desejo de toda uma geração nos anos 1980. Chegava próximo aos 170 km/h de velocidade máxima e era equipada com rodas Comstar de alumínio, freios a disco na roda dianteira e motor bicilíndrico de 40 cavalos.
Com o passar dos anos foi aperfeiçoada, ganhando novas versões que também acabaram consagradas.
YAMAHA DT 180
A DT 180 influenciou muitos motociclistas à prática off road, além de virar opção para motoristas que nunca sequer dirigiram em estradas de terra.
O modelo clássico da Yamaha era equipado com um motor de 2 tempos e foi pioneiro na suspensão monoamortecida no Brasil. Recebeu diversas melhorias até parar de ser produzida em 1997.
>> Honda revela moto estilo retrô com consumo de 66,7 km/l
Honda XL 250R
A XL 250R foi a primeira off road da Honda fabricada no Brasil. A inovação veio com o sistema Pro-Link na suspensão traseira, cujo monoamortecedor progressivo oferecia conforto e estabilidade.
O modelo era equipado com motor monocilíndrico de 22 cavalos. Nos anos seguintes a XL 250R recebeu melhorias, inclusive mais potência no propulsor.
YAMAHA RD 350 LC
A RD 350 LC criou uma legião de fãs ao longo de sua história, que começou no Brasil ainda na década de 1970, quando chegava importada.
Ficou conhecida como ‘viúva negra’ por fazer várias vítimas que abusavam da sua esportividade, pois era praticamente um modelo de competição trafegando nas ruas.
Em 1986, passou a ser montada na fábrica da Yamaha em Manaus. O motor era um bicilíndrico que gerava em torno de 60 cv e alcançava uma velocidade máxima de quase 200 km/h.
HARLEY-DAVIDSON HYDRA GLIDE
Utilizada por Marlon Brandon no filme 'O Selvagem', de 1953, a Hydra Glide virou ícone do cinema. Foi a moto símbolo da rebeldia dos anos 1950, no início do rock and roll.
BMW G 650 GS
Em 2009, quando a BMW começou a produzir esse modelo no Brasil, causou um verdadeiro boom no mercado. A G 650 GS abriu as portas para que outros exemplares de alta cilindrada fossem fabricadas em alta escala no país.
O modelo tinha motor monocilíndrico, bom torque, conforto e ótimo custo-benefício.
KAWASAKI NINJA GPZ 900R
A Kawasaki Ninja GPZ 900R foi objeto de desejo de muita gente nos anos 1980 depois de ter sido usada por Tom Cruise no filme ‘Top Gun’. Ela é a precursora das motos esportivas modernas. Seu visual arrojado e agressivo é motivo de admiração até hoje.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião