O maior salão de automóvel da América Latina abriu suas portas para o público nesta quinta-feira (8) com a expectativa de receber perto de 700 mil pessoas no São Paulo Expo até o próximo dia 18.
Boa parte dos visitantes gastará um pouco mais de tempo em alguns estandes para admirar carros que impressionam, seja pelo desejo de ter um exemplar na garagem, como é o caso dos superesportivos, ou pelo visual futurista e recursos tecnológicos, presentes nos conceitos.
>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil
Selecionamos 11 modelos candidatos a protagonistas da festa. Confira:
BMW I8 ROADSTER
O supesportivo híbrido plug-in será vendido no Brasil em 2019, apenas sob encomenda, certamente por um preço superior aos R$ 800 mil cobrados atualmente pelo i8 cupê.
O i8 rodaster é equipado com motor 1.5 turbo, de três cilindros, que rende 231 cv, e outro elétrico, de 143 cv. Combinados, levam o BMW a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Só no propulsor elétrico a autonomia é reduzida, de apenas 53 km.
>> Brasil pode banir das ruas carros movidos a gasolina, diesel e gás
FERRARI 488 PISTA
A concessionária Via Itália, de São Paulo, é a representante oficial no Brasil de várias marcas de luxo e esportivas. Uma delas é a Ferrari. E loja aproveita a mostra paulista para lançar por aqui a 488 Pista por R$ 3,7 milhões.
O modelo é equipado com tecnologias emprestadas dos versões de competição 488 GTE e 488 Challenge. Debaixo do capô, um motor 3.9 V8, de 720 cv, que leva o superesportivo de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos e a bater 340 km/h de velocidade máxima.
ROLLS-ROYCE CULLINAN
Outro modelo que desembarca pelo Grupo Via Itália é o Rolls-Royce Cullinan, primeiro SUV da marca inglesa. O utilitário mais luxuoso do mundo chega com preço exclusivíssimo de R$ 4,4 milhões.
O Cullinan faz referência ao diamante bruto de 3.106 quilates (aproximadamente 621 g) de mesmo nome, encontrado na África do Sul em 1905 e o maior já descoberto. Hoje ele reside entre as joias da coroa britânica.
>> No Brasil, marca de carro campeã de busca no Google tá longe de ser líder
O modelo usa o motor 6.7 V12 biturbo, de 570 cv e 86,7 kgfm de torque, capaz de levá-lo a velocidade máxima de 250 km/h.
LAMBORGHINI URUS
O SUV mais rápido do mundo desembarca oficialmente no país pelo preço de R$ 2,4 milhões. Ele é movido por um motor V8 4.0 biturbo, de 660 cv e 86,7 kgfm de torque, que vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima chega a 305 km/h.
O Urus é o primeiro Lamborghini a usar um propulsor turbo, que está associado a um câmbio automático de 8 marchas e com tração integral.
MERCEDES-AMG ONE
O hipercarro híbrido desenvolvido pela Mercedes-Benz com a assinatura da AMG (divisão esportiva da marca) é uma espécie de carro de Fórmula 1 preparado para rodar nas ruas.
O One usa o motor V6 1.6 turbo a gasolina similar ao das pistas, porém auxiliado por outros quatro propulsores elétricos, que juntos rendem mais de 1 mil cv.
A produção do carro é limitada a 275 unidades, sendo três delas já reservados por brasileiros que residem no exterior. Cada um desembolsará R$ 10 milhões quando o superesportivo for entregue no fim de 2019.
MCLAREN SENNA
O superesportivo faz uma homenagem ao piloto tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, moto em 1994. Foram produzidas apenas 500 unidades, todas já vendidas, sendo que três delas para compradores brasileiros.
Cada um desembolsou, no mínimo, R$ 8 milhões para ter um exemplar. Mas se o comprador optou por personalizar o modelo com alguns acessórios, a valor pode chegar a R$ 12 milhões.
O McLaren Senna é equipado com o motor V8 4.0, de 800 cv e 81,6 kgfm de torque, que leva 2,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, alcançando 340 km/h de velocidade máxima.
SAIBA MAIS: McLaren Senna de R$ 8 mi terá dias de Ferrari no Salão de São Paulo
VOLKSWAGEN TAROK
A picape intermediária que irá rivalizar com a Fiat Toro em breve é exibida sob a forma de conceito. Mas a Volkswagen garante que pouca coisa mudará quando o modelo estrear.
Com traços do SUV compacto T-Cross, a Tarok ficará posicionada entre Saveiro e Amarok.
Virá com o motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, do T-Cross e Golf, associado ao câmbio automático de seis velocidade e tração 4x4. Quem sabe também a opção 2.0 turbodiesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, presente na Amarok.
SAIBA MAIS: Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro
FIAT FASTBACK
A picape Toro fez escola na Fiat, servindo de inspiração para o conceito de SUV-cupê que a marca revela no salão, batizado de Fastback.
A novidade adianta como será a linha de utilitários da fabricante no futuro. O visual frontal com o conjunto óptico em três níveis é destacado pela luz de posição afilada na parte mais alta.
Estão programados três modelos com esta assinatura nos próximos cinco anos: um SUV compacto, um SUV médio de 7 lugares e um crossover aventureiro, todos com o logotipo Fiat.
CHEVROLET CAMARO
O Chevrolet Camaro ganhou novidades na dianteira, com uma grade frontal mais robusta, faróis com um novo contorno da luz diurna em led e atrás lanternas de desenho mais arredondado.
Há ainda uma nova transmissão automática de 10 velocidades, compartilhada com o próprio Mustang. Os preços não foram divulgados. O Camaro é vendido no Brasil apenas na versão SS, com motor aspirado 6.2 V8, de 461 cv.
RENAULT SYMBIOZ
O estudo da marca francesa antecipa a simbiose que existirá entre automóveis, casas, cidades e infraestruturas rodoviárias.
No salão, a Renault exibe o projeto de uma casa que se comunica com o veículo. Aliás, a bateria do Symbioz é reaproveitada para abastecer a rede doméstica. E vice-versa.
O habitáculo permite que os ocupantes desfrutem de uma experiência como se estivesse em casa, quando o sistema de condução autônoma esta em ação.
PORSCHE GT3 RS
Mais um superesportivo que saiu das pistas para ruas. O Porsche 911 GT3 RS estreia um novo motor aspirado 4.0, de 520 cv, que faz o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, atingindo 312 km/h de velocidade.
O modelo traz materiais leves como ligas de aço e alumínio, poliuretano e gorilla glass no lugar dos vidros convencionais. A marca alemã irá vender apenas 19 unidades no Brasil, com etiqueta de R$ 1,25 milhão.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast