O salão do automóvel é em Buenos Aires, mas boa parte das estrelas apresentadas na 8.ª edição da mostra (que prossegue até o dia 20) terá como destino também o mercado brasileiro.
Alguns modelos desembarcam ainda neste ano, enquanto outros têm previsão de chegar em 2018. Confira a lista de 16 novidades que ganharam o carimbo portenho antes de estrear no Brasil:
Audi Q2
A Audi aposta que o Q2 será seu novo best-seller de vendas no mundo. E o Brasil faz parte da estratégia de sucesso do crossover. A previsão é que seja lançado no fim do ano, com posterior produção em São José dos Pinhais, dividindo a multiplataforma MQB do A3 Sedan e Q3, já feitos no local.
As vendas do modelo na Argentina começaram há três meses, importado da Alemanha. Os preços o país vizinho começam em US$ 44.900 (cerca de R$ 150 mil) - mais caro que o valor do irmão maior Q3 aqui no Brasil (R$ 142 mil).
O motor é o 1.4 turbo TFSI, de 150 cv, já usado pelo Golf. Na Europa, tem ainda o 1.0 3-cilindros turbo (TFSI), de 116 cv, usado pelo A1 alemão, e outras opções a gasolina e diesel com potências até 190 cv.
Chery Tiggo 2
É o principal lançamento da marca chinesa no ano. O crossover será feito em Jacareí (SP), ao lado do Celer, do qual é baseado, e do New QQ. A Chery o venderá como a segunda geração do atual Tiggo.
O Tiggo 2 segue a mesma linha do Honda WR-V, brigando com as versões de entrada dos SUVs compactos e tentando fisgar que não se contenta em ficar no sedã compacto-médio.
Usará o motor 1,5, de 109 cv, conectado a um câmbio manual de cinco marchas e também com a opção CVT.
Fiat 500
Com o fim da importação pela Fiat em 2016, imaginava-se que a história do 500 no Brasil havia chegado ao fim. Ledo engado. A marca começará a escrever um novo capítulo do subcompacto premium no mercado nacional a partir do último trimestre de 2017.
O novo Cinquecento, lançado há dois anos na Europa, deverá manter os mesmos motores e câmbio da linha anterior. Isto é, o 1.4 MultiAir flex, de 107 cv, associado ao câmbio automático de seis marchas.
Visualmente, é difícil perceber diferenças com o anterior, mas elas estão lá. Houve um retoque nos faróis, agora em led, e os para-choques são novos, com detalhes cromados nas laterais. A grade recebeu um design mais esportivo. Na traseira, há uma nova disposição das lanternas em led.
Chery Tiggo 7
A marca chinesa irá fabricar também em solo nacional o Tiggo 7, SUV médio que entrega bom espaço e muita tecnologia. Entra na briga com Jeep Compass e Hyundai ix35.
Na China, usa o motor 2.0 aspirado, de 122 cv, ou 1.5 turbo, de 152 cv, com opções de transmissão manual, CVT ou automatizado de dupla embreagem. No Brasil, é provável que a opção seja a 1.5 turbo CVT.
O Tiggo 7 é o primeiro Chery construído sobre a nova plataforma modular T1-X, desenvolvida a partir de uma jointventure com a Jaguar Land Rover.
Nissan X-Trail
O SUV médio acaba de passar por uma reestilização e a montadora não descarta vendê-lo no Brasil a partir de 2018. A ideia é aproveitar o momento favorável do segmento no país e dar uma opção interessante acima do Kicks.
O X-Trail 2018 se destaca pelo sistema de condução semiautônoma ProPilot, que consegue controlar a direção, aceleração e frenagem.
O modelo é equipado com motores 1.6 turbo, de 163 cv, e 2.0 turbodiesel, de 177 cv, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT.
Toyota C-HR
O crossover virou um sucesso na Ásia e Europa e cairia muito bem ao fervilhante segmento no Brasil. A marca já estuda lançar em 2018 a versão Hybrid, de 123 cv, aproveitando os benefícios que as motorizações híbridas e elétricas terão a partir do próximo ano com o novo regime automotivo, chamado de Rota 2030, com foco na eficiência energética.
O modelo chama atenção pelo visual futurista, bem parecido ao conceito exibido há três anos no Salão de Frankfurt. Num primeiro momento viria apenas para estrear a Toyota no segmento de compacto, mas com chances de virar nacional a partir de 2020. (Leia mais)
Honda Civic Type R
A versão esportiva do modelo, com carroceria hatch, estreou a sua 5.ª geração no Salão de Genebra (Suíça), em março. Mas na Argentina ainda é exibido o protótipo do modelo, que é praticamente a versão final do carro.
A Honda estuda importar o Civic Type R, que é equipado com motor 2.0 turbo, de impressionantes 320 cv e 40,7 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de seis marchas.
O visual faz jus à motorização, marcado pelo imenso aerofólio traseiro e a saída de escape tripla. As rodas pretas aro 20” completam o estilo bad boy. Além da Japão e Europa, o Type R é vendido nos EUA pela primeira vez, com preço estimado é de US$ 30 mil - cerca de R$ 95 mil. (Leia mais)
Citroën Cactus C4
Outro da turma que deve ganhar cidadania nacional quando for vendido no país, pois é feito sobre a plataforma PF1, a mesma do Citroën C3 e dos Peugeot 208 e 2008.
O Cactus C4 chega importado da França para a Argentina, equipado com motor 1.2 Pure Tech turbo, de 110 cv e 20,8 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas.
O modelo se destaca pelo visual exótico. Nas laterais (e nas portas por dentro) traz as inovadoras ‘escamas’, chamadas de ‘airbumps’, que são uma espécie de almofada cheia de ar para proteger o veículo de arranhões e impactos leves.
Volkswagen Golf
A sétima geração do Golf foi lançada em 2012 na Europa e no fim do ano seguinte desembarcou no Brasil. Já recebeu a sua primeira reestilização lá fora, que agora chegará ao Brasil no primeiro trimestre do próximo ano.
Produzido em São José dos Pinhais, as principais mudanças estão nos faróis em led e no novo formato do para-choques. O sistema multimídia também foi atualizado. No ano passado, o Golf 7 adotou no Brasil a motorização 1.0 TSI (turbo), de 125 cv.
Chevrolet Equinox
O modelo que irá substituir o Captiva Sport chegará, por enquanto, apenas na versão mais cara, a Premier, com motor 2.0 turbo, de 262 cv e 37 kgfm de torque. Ele estará associado ao câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas.
As vendas do Equinox começam em outubro, sendo importado do México. A Chevrolet estuda trazer outras versões - nos EUA é vendido também nas configurações L, LS e LT, nas trações 4x2 e 4x4.
No caso, o motor seria o 1.5 turbo, de 172 cv e 28 kgfm, o que baixaria o preço e o tornaria mais competitivo dentro do segmento. (Leia mais)
Peugeot 3008
Será lançado ainda este mês no Brasil. O repaginado 3008 tirou a roupa de crossover para assumir de vez a proposta de utilitário esportivo. A dianteira foi inspirada no hatch médio 308.
A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada. Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’ e são ligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas.
O propulsor será o consagrado 1.6 THP, que equipa o modelo atual e rende 165 cv. Na mostra Argentina, a versão exposta é a GT Line, com diversos detalhes visuais que o deixam com uma cara mais esportiva.
Renault Kwid
O substituto do Clio com ar de SUV subcompacto foi oficialmente revelado em Buenos Aires. A Renault aproveitou e também divulgou preços e versões do Kwid. Ele custará a partir de R$ 29.990, sendo o segundo modelo zero km mais barato à venda no país - atrás apenas do Chery QQ.
Tem como destaque a presença de airbags laterais em todas as versões. Sob o capô, o novo motor 1.0 3-cilindros, de até 70 cv.
Os interessados já podem fazer a reserva do Kwid na rede de concessionários ou no próprio site da marca. As vendas nas lojas começam em agosto. (Leia mais).
Ford EcoSport
A atualização do SUV compacto chega ao mercado brasileiro em agosto, mas com pré-venda prevista para meados de julho.
A aparência do novo EcoSport se aproximou do novo Edge, com faróis menos afilados que o atual e a grade cromada. As luzes de neblina estão maiores, com nova moldura e agora seguem o movimento do volante nas curvas.
Na traseira, o estepe foi mantido na tampa do porta-malas. A novidade estreia a nova família de motores Dragon, com o 1.5 3-cilindros, que gera 137 cv (etanol). Sai de cena o 1.6 Sigma, de 130 cv.
O suvinho também trocará o atual 2.0 Duratec, de 147 cv, pelo 2.0 DirectFlex com injeção direta, de 175 cv, similar ao que empurra o Focus. (Leia mais)
Volkswagen Tiguan Allspace
A configuração alongada do novo Tiguan europeu tem capacidade para sete lugares e estreia em 2018. Enquanto o utilitário ‘normal’ comporta 615 litros no bagageiro, o Allspace chega aos 730 l (sem a terceira fileira de bancos), que podem ser expandidos para incríveis 1.770 l.
Usará o motor 2.0 TSI, de 184 cv e 30,5 kgfm, com tração dianteira e câmbio automático de 8 marchas.
Como irá figurar num patamar superior em porte e preço, é de se esperar que o Tiguan atual (da geração antiga, na verdade) permaneça no mercado brasileiro por um tempo até o desembarque do modelo atualizado entre 2018 e 2019.
Volkswagen Amarok V6
A versão mais forte da Amarok já está à venda na Argentina e com previsão de estrear em solo brasileiro no segundo semestre.
O motor 3.0 turbodiesel rende 224 cv e 56,1 kgfm de torque e está associado ao câmbio automático de 8 velocidades. Números que colocarão a picape média na topo do segmento em força e desempenho.
Ford Mustang
A novela Mustang no Brasil parece que está perto de um final feliz. No estande da Ford em Buenos Aires o comentário é de que o esportivo chegará oficialmente ao mercado brasileiro, e ainda neste ano, para duelar com o eterno rival Chevrolet Camaro.
Os argentinos já podem comprar a nova geração do modelo na versão GT pelo preço de US$ 95 mil (algo perto de R$ 315 mil). O motor 5.0 V8 aspirado rende 441 cv e 55 kgfm.
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