Foi com um treino para o Desafio Extreme Trophy que o MS Trade Show, versão repaginada do Motor Show Curitiba, que agitou o Usina 5, em Curitiba, no fim de semana.
A competição de jipes e veículos off road foi uma das grandes atrações do evento, assim como a construção de um hot rod do zero e as atividades de fomento aos negócios de customização, performance e acessórios automotivos.
Contudo, as estrelas do show ainda são os modelos exclusivos, raros ou famosos por algum feito ou característica. A seguir, listamos alguns dos carros expostos no evento que atraíram os olhares mais curiosos dos visitantes.
>> Honda revela um futuro rival para Onix, Ka e HB20
>> Vídeo: confira um resumo do evento
Camaro Pro Mod - o carro mais rápido do Brasil
O Camaro do piloto Roderjan Busato, que faz parte da equipe Speed Unlimited, é o carro mais rápido do Brasil, tendo atingido 426 km/h em 5,58 segundos em 2017.
Ele foi montado pela equipe de Busato e conta com um motor biturbo de 4 mil cv, chassi cromo-molibdênio e carroceria em fibra de carbono. “Tudo precisa ser preparado para aguentar essa potência”, afirma Busato.
Camaro “Traseira Super”
Outro modelo integrante da equipe Speed Unlimited, também totalmente construído pela equipe. “Queríamos que fosse 2011, para ser um legítimo Bumblebee, então compramos todas as peças e fomos montando, tipo um Lego”, conta Busato.
O carro tem motor aspirado a óxido nitroso com 1.500 cv e ainda está em fase de testes. Mas, conforme Busato, ele alcança pouco mais que 310 km/h.
>> Ford prepara picape ‘anti-Toro’ e deve resgatar o nome Courier
Chevrolet Master Sedan 1939
Um original de fábrica, com direção inglesa, o modelo de seis cilíndros ficou 30 anos guardado em uma garagem até o colecionador e restaurador Gerson Giacometti comprá-lo e colocá-lo em uso novamente. “Ele nunca foi restaurado e funciona perfeitamente com toda a mecânica original”, conta.
Ferrari Mondial 8 1972
O modelo, que tem placa preta do ano, conta motor V8 3.0 com 215 cavalos de potência e câmbio mecânico de cinco marchas. Ele conta ainda com ar condicionado, tapeçaria original e rádio Alpine. O teto é solar e o escapamento é novo. As rodas são de liga leve originais e os pneus são novos.
Ford 1937 Wood
O modelo customizado por Valter Trevis, da WW Trevis, de São Paulo, chama a atenção por ter partes da carroceria em madeira.
“Os carros em madeira surgiram na década de 50, após a guerra, devido à falta de aço na indústria. Os surfistas começaram a adotar os carros em madeira, porque além de serem grandes, eles não enferrujavam”, diz.
Originalmente, o Ford 1937 não era um dos modelos produzidos em madeira, mas Trevis decidiu montá-lo assim por afinidade com o modelo. O carro conta com mecânica de um Mustang 95 V8.
Galaxie Landau 1982 Low Rider
O modelo foi restaurado seguindo o padrão original com alguns toques customizados, como o teto feito de canvas. A principal modificação foi a inclusão de suspensão a ar, que propicia que o carro fique bem baixo e bem macio para rodar.
“Nós gostamos de carro original, mas gostamos também de customizar detalhes. Para nós, menos é mais, então alteramos coisas pequenas, mas bem elegantes”, explica o responsável pelo restauro e customização do modelo, Emmanuel Rodrigues Santos, da oficina EME.
GMC COE 1954
O modelo, customizado por Eli Luiz Dallalibera, Laercio Lucca e João Paulo Lucca, tem aspecto enferrujado, motor de uma Mitsubishi L200 2015 centralizado atrás da cabine e capacidade para zerar (encostar no chão).
Ele é a realização de um sonho de Dallalibera, que sempre quis ter um caminhão e encarou o desafio de customizar o próprio veículo quando outros profissionais recusaram o serviço.
“A cabine estava toda desmontada, faltando peças, e os profissionais se recusaram a customizar por causa do estado em que ela estava”, diz.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast