![Confira 7 destaques do Salão de Paris que chegarão ao Brasil |](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/10/1d71637f11ede932debf9bca3ab1c92f-gpLarge.jpg)
Mesmo com as ausências de marcas importantes como Volkswagen, Ford, Nissan, Jeep e Volvo, o Salão de Paris apresenta novidades que chegarão ao Brasil em breve.
Citroën, BMW, Honda e Mercedes-Benz são algumas das participantes que têm em seus estandes modelos que veremos circulando pelas ruas brasileiras.
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Listamos 7 carros com o passaporte carimbado:
BMW SERIE 3
A BMW revela na França a sétima geração do sedã médio, que ficou ligeiramente maior na dimensão. A novidade estreia no Brasil no segundo semestre de 2019.
Por fora o novo Serie 3 exibe uma grade frontal que forma o famoso duplo rim bem mais saliente, dando um peso mais esportivo ao carro.
Os faróis em led ganham inspiração no Serie 5 e adotaram linhas mais agressivas. Na traseira, as lanternas agora são escurecidas e mais afiladas.
O para-choque dianteiro incorpora as luzes diurnas nas extremidades, encurtando a entrada de ar.
O pacote de motorização na Europa traz duas opções a gasolina e três a diesel. A versão 320i mantém o mesmo conjunto 2.0, de 184 cv, do modelo atual. Há ainda uma variação deste propulsor, que rende 258 cv e está disponível no 330i.
No interior, a mudança mais significativa está no painel, que ganhou um quadro de instrumento 100% digital e uma central multimídia com tela tamanho GG.
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MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN
Apesar de estar com pré-venda desde o início de setembro, a versão sedã do Classe A é exibido pela primeira vez na Europa.
O modelo já está confirmado para o Brasil, com previsão de desembarque no primeiro semestre de 2019. Porém ele dará as caras antes, no Salão de São Paulo, em novembro.
O Mercedes será importado do México, mas os preços ainda não foram divulgados. Sabe-se apenas que ele chegará em duas versões: a 200 e a 250.
A primeira configuração estreia o novo motor 1.3 turbo, de 163 cv, e a outra será equipada com o 2.0 turbo, de 224 cv e 35,7 kgfm de torque. Sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
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Destaque para o painel todo digital nas versões mais completas, combinando com a central multimídia. Cada tela mede 10,25 polegadas.
O Classe A Sedan é considerado o carro mais aerodinâmico já produzido pela Mercedes. Ele mede 4,54 metros de comprimento, sendo mais curto que o irmão CLA (4,63 metros), porém apresenta uma distância entre-eixos maior (2,72 m contra 2,70 m), o que resulta em maior espaço interno.
CITROËN C5 AIRCROSS
A Citroën confirmou que irá importar o C5 Aircross, destaque da marca na feira francesa. O modelo foi lançado na Europa, depois de estrear no mercado chinês.
A marca não adiantou quando desembarcará em solo nacional, mas ela já anunciou que ele chegará à Argentina entre o fim de 2019 e começo de 2020, o que indica que também veremos o modelo nas ruas brasileiras próximo a este período.
O C5 Aircross usa a plataforma EMP2, a mesma do 3008, e vem equipado com o motor 1.6 THP (turbo) a gasolina, de 167 cv, gerenciado pelo câmbio automático de 6 marchas.
O SUV oferece alguns recursos que valorizam o conforto aos ocupantes, como a tecnologia Progressive Hydraulic Cushions, que reconhece as imperfeições do piso e ajusta automaticamente a suspensão para evitar que as trepidações sejam transferidas para a cabine.
Já os bancos foram projetados para imitar o efeito de uma cadeira de descanso. Na lista de equipamentos ainda tem controle de cruzeiro adaptativo (freia e acelera o carro conforme o ritmo do veículo à frente), frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
No Brasil, o modelo ficará posicionado acima C4 Cactus para encarar o próprio 3008, além de Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan.
HONDA HR-V
A reestilização da primeira geração do HR-V marca presença no estande da Honda. O SUV compacto mais vendido no Brasil ganhou um retoque visual, como já havia ocorrido com Fit e City, para adotar a nova assinatura da marca japonesa.
Nela, a grade frontal continua dividida em duas, porém a peça superior é mais vistosa, maciça e cromada, que destaca a dianteira do carro. A outra com os tradicionais filetes mais abaixo ganharam o preto brilhante.
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Os faróis agora vem acompanhados de luzes diurna em led. O para-choques dianteiro também traz um desenho marcante, acolhendo os novos faróis de neblina.
A traseira, pode não parecer, mudou também. Há uma nova disposição dos elementos internos das lanternas, que passam a ser ligadas por um friso cromado, e lentes escurecidas na porção triangular da base.
O interior segue sendo o mesmo derivado do Fit, com exceção à versão topo de linha (na Europa), que ganhou um moderno quadro de instrumentos.
O conjunto mecânico no velho continente traz novidades, com a adoção do motor 1.5 turbo a gasolina, que equipa o Civic Touring e o novo CR-V no Brasil. No sedã ele rende 173 cv, enquanto que no SUV maior foi recalibrado para liberar 190 cv.
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Ainda não se sabe se este propulsor também chegará ao Brasil. Pelo menos na topo de linha seria bem-vindo, mas é provável que só apareça numa nova geração .
O facelift do HR-V pode pintar ainda neste ano no mercado nacional, sendo apresentado no Salão de São Paulo, em novembro.
AUDI E-TRON
Depois de ter revelado recentemente e-tron em São Francisco (EUA), a Audi mostra agora o seu primeiro carro elétrico com produção em larga escala na Europa.
O utilitário esportivo será vendido no Brasil no início do segundo semestre de 2019, importado da Bélgica.
O carro utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, para garantir a tração e integral e força suficiente para obter um desempenho esportivo, digno da marca alemã.
São 357 cv e 57,20 kgfm de torque, mas é possível acionar o modo boost que entrega 60 segundos de arranque extra, dando um salto para 402 cv na potência e para 67,70 kgfm no torque. O câmbio automático tem uma única marcha.
O Audi e-tron se destaca ainda por ser o primeiro carro de série fabricado na Europa sem espelhos retrovisores externos.
No lugar, câmeras de alta definição que projetam a imagem lateral em telas fixadas nas portas, numa posição próxima da visão que o motorista teria com os espelhos normais.
MERCEDES-BENZ GLE
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A Mercedes-Benz tem outra estreia em Paris programada para o Brasil: a quarta geração do GLE.
O SUV ganhou uma evolução tecnológica e um visual mais limpo que a linha anterior, seguindo o estilo visto recentemente no Classe A.
Por dentro chamam a atenção as imensas telas de 12,3 polegadas, que formam uma única peça toda digital, formando o quadro de instrumentos e o sistema de entretenimento.
Na lista de tecnologia tem até uma inteligência artificial que atende a uma série de comando de voz, como, por exemplo, ajustar a temperatura.
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Há ainda o assistente de mudança de faixa com frenagem de emergência no caso de risco de colisão em ultrapassagens.
O GLE cresceu 8 centímetros no entre-eixos, ampliando o espaço para o passageiros da segunda e terceira fileiras, no caso das versões de 7 lugares.
Por ora, a única opção de motor é um turbo de 6 cilindros, com 367 cv e 51 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de 9 marchas.
As vendas na Europa e na América do Norte começam no primeiro semestre de 2019, chegando posteriormente ao Brasil.
TOYOTA COROLLA
O novo Corolla é a estrela da Toyota na França, porém nas versão hatch e perua - a nova geração da nossa conhecida Fielder.
Mas o que interessa para o Brasil é o que eles exibem da coluna B para frente. O visual com novo desenho dos faróis e do para-choques será o mesmo para o sedã, que será revelado mundialmente só no fim do ano.
A Toyota anunciou investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba (SP) para a renovação do Corolla baseada na moderna plataforma TNGA.
Segundo a montadora, o processo de mudança na linha de montagem levará pelo menos um ano e meio. Ou seja, a nova geração do sedã médio só estreará no país em meados de 2020.
Outra novidade deverá ser o motor 2.0 com injeção direta, de 170 cv. O novo Corolla também terá uma versão híbrida, equipada com o motor 1.8 flex, já em teste no Prius.
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