• Carregando...
 | /
| Foto: /

Quem compra a série especial de um determinado modelo busca, principalmente, se diferenciar nas ruas. Visualmente, o carro traz acessórios e detalhes não vistos na versão convencional. Mas nem sempre o departamento de design da marca acerta a mão e o resultado pode ser desagradável, para não dizer bizarro.

Selecionamos sete edições feitas fora do Brasil que não passariam despercebidas pelas ruas. O problema é encontrar algumas delas, afinal ou encalharam nas lojas ou de tão exótica nem sequer chegaram a ser produzidas em série.

Volkswagen Polo Harlequin

Volkswagen Polo

O Arlequim (em português) é uma personagem surgida na antiguidade clássica que se destacava pela vestimenta com retalhos multicoloridos. Era uma espécie de palhaço e sua função era divertir o público durante os intervalos dos espetáculos, especialmente na França e na Itália entre os séculos XV e XVIII.

A Volkswagen, pelo jeito, levou ao pé da letra a ideia de promover gargalhadas ao lançar o Polo Harlequim com uma carroceria formando uma salada de cores. Teve um relativo sucesso para um projeto de gosto duvidoso: a série especial de 1 mil unidades acabou estendida para 3 mil exemplares.

Volkswagen Golf

O retalho também chegou ao Golf logo logo depois, porém sem a mesma aceitação, com produção de 275 unidades - boa parte ficou encalhada nas concessionárias.

Smart ForJeremy

A divisão da Mercedes-Benz chamou a atenção no Salão de Los Angeles de 2012 pela excentricidade do projeto que colocou no fortwo asas brancas com detalhes em vermelho. O pequenino alado foi criado a partir da parceria com o designer de moda Jeremy Scott.

A ideia inicial era apenas um conceito para se destacar na feira norte-americana, mas o modelo viraria uma edição limitada para rodar nas ruas com asas feitas de fibra de carbono posicionadas logo acima das luzes traseiras. O difícil é imaginar que pessoas foram às concessionárias da Smart para adquirir um modelo nada discreto.

Fiat Panda Alessi

Apresentado sob a forma de conceito no Salão de Paris 2004 e depois como versão especial no Salão de Tóquio 2005, o carro nasceu de uma parceria italiana entre a montadora e a famosa marca de utensílios domésticos, que destaca pela sofisticação e design moderno e inovador de seus produtos.

No caso desse modelo, a combinação das cores está longe de ser sofisticado ou inovador. Tá certo que o visual do Panda também não ajudou. Além do tom laranja, o modelo oferecia o também nada chamativo verde-limão. Havia ainda um preto com branco que deixava o modelo mais agradável aos olhos.

Misubishi i-MiEV Hello Kitty

Os fãs da personagem japonesa podem até achar fofinho, mas lançar uma série especial com os logotipos e desenhos da Kitty é um pouco demais. Porém, a Mitsubishi resolveu promover seu subcompacto elétrico vestindo-o com uma das figuras mais comercializadas no mundo.

Se ela aparece desde escovas de dentes a aviões, porque não num i-MiEV? Mas, a edição especial foi feia só mesmo para divulgação, não sendo comercializado.

Toyota Highlander Bob Esponja

Construído em parceria com o canal de tevê Animal Planet, a versão ‘Tanked Edition’ do SUV japonês foi apresentado durante o SEMA Show 2013, em Las Vegas - maior feira de acessórios e equipamentos automotivos do mundo.

É claro que a série foi só para exibição, mas imagine rodar por aí com um enorme aquário personalizado construído no lugar dos bancos de trás e do porta-malas! As colunas B e C do Highlander foram removidas para mostrar melhor o tanque de 800 litros e com 32 espécies diferentes de peixes de água salgado.

Já a porta traseira se abre para revelar o personagem de animação Bob Esponja e sua casa em formato de abacaxi, além da casa de Lula Molusco e da ambientação da famosa cidade subaquática ‘Fenda do Biquíni’.

Por fora, a lataria foi customizada com tonalidades que remetem ao desenho da Nicklodean.

Opel Speedster Turbo Scorpions

Lançado em 2003, o roadster baseado no Lotus Elise ganhou a assinatura da gigante do rock Scorpions para, quem sabe, arrebatar não só os fãs do grupo, mas também os de carros esportivos. O modelo era todo na cor prata, era conversível e interior em couro preto.

Para motivar ainda mais compra, o cliente levava pra casa uma guitarra Gibson e uma foto autografada da banda. O retorno não foi o esperado e a divisão da General Motors na Europa produziu poucas unidades - fala-se em cerca 80 Speedster Scorpions ainda rodando.

Fiat Panda Italia ‘90

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo da Itália, em 1990, a Fiat lançou uma edição especial do Panda 750 para comemorar a ocasião. O mascote Ciao estilizado na coluna C, a dupla faixa na linha de cintura nas cores azul e vermelho e o distintivo da Azurra na grade frontal até deram um ar exclusivo ao carro.

Seria mais um caso de design pouco favorecido do modelo se não fosse os detalhes das calotas de plástico: em formato e desenho de ‘bola de futebol’. O italiano é tão apaixonado pelo esporte quanto o brasileiro, talvez até mais, porém imaginar que ele seria convencido a comprar a série pelas calotas é um exagero da Fiat.

Em alguns mercados, os interessados poderiam encomendar o modelo com um grande teto solar de pano. Permaneceu em produção por um tempo muito curto, tornando-o um dos mais raros Pandas de primeira geração já construídos. Ah, e não ajudou a Itália a levantar o caneco em casa. Honra que coube à Alemanha. Os italianos tiveram de se contentar com a terceira colocação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]