Algumas variáveis não podem sair da cabeça quando o assunto é comprar um carro novo. O valor do automóvel, do IPVA, do seguro, o consumo e a desvalorização que o modelo sofrerá precisam ser levados em conta. Isso porque, tirar um carro da concessionária custa caro – e é um caminho sem volta.
Para ajudar na sua escolha e tentar diminuir o prejuízo no bolso, listamos os 20 modelos mais vendidos em 2017 e calculamos o índice de depreciação das versões que mais saíram no último ano com base nos valores da Tabela Fipe.
No caso específico da Volkswagen, analisamos a versão de entrada dos modelos ao invés da mais -endida. A fabricante considera estratégicas as informações solicitadas e preferiu não nos responder.
A depreciação do Chevrolet Onix está na média dos que menos perdem valor após a compra.
O melhor índice de desvalorização encontrado entre os sucessos de venda foi de 11%, número que representa uma perda considerável. A boa notícia é que modelos das mais variadas categorias conseguem manter a desvalorização em torno desse valor. É o caso dos hatches Onix, Mobi, Fox e Uno, do três volumes Prisma, do SUV Renegade e da picape Toro.
>>Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil
O veículo campeão em perder valor (porcentualmente) foi, de longe, o Fiat Strada. O comercial leve teve uma depreciação de 21% em menos de um ano, o que significou a perda de R$ 11 mil.
Em valores absolutos, quem sofre mais são os donos de Hilux. A picape reduziu seu preço em cerca de R$ 19 mil após deixar a concessionária, índice equivalente a 14% do valor 0km.
Jeep Renegade tem índice de 11% na depreciação após sair da loja.
Alerta! Os modelos HB20, Ka e Gol, tão comuns nas ruas brasileiras, estão mal classificados. Os compactos só não desvalorizam mais que o sedã Voyage e a picape Strada.
Veja abaixo a lista das versões mais vendidas, seus valores antes e depois de saírem da concessionária e o índice de desvalorização:
>>Abastecer em horários diferentes pode fazer você perder dinheiro; entenda
Modelo | Versão (2017) | Valor 0km | Valor atual | Desvalorização |
Chevrolet Onix | 1.0 Joy | R$ 40.558 | R$ 36.056 | 11% |
Hyundai HB20 | 1.0 Comfort | R$ 44.768 | R$ 38.028 | 15% |
Ford Ka (hatch) | 1.0 SE | R$ 42.606 | R$ 36.196 | 15% |
Volkswagen Gol | 1.0 Trendline | R$ 36.024 | R$ 31.153 | 14% |
Chevrolet Prisma | 1.0 Joy | R$ 44.440 | R$ 39.366 | 11% |
Renault Sandero | 1.0 Authentique | R$ 41.261 | R$ 36.401 | 12% |
Toyota Corolla | 2.0 XEi | R$ 101.796 | R$ 88.409 | 14% |
Fiat Strada | 1.4 Hard Working | R$ 53.300 | R$ 42.274 | 21% |
Fiat Mobi | 1.0 Like | R$ 37.861 | R$ 33.641 | 11% |
Fiat Toro | 1.8 Freedom AT6 4x2 | R$ 84.661 | R$ 74.998 | 11% |
Jeep Compass | 2.0 Longitude AT | R$ 120.810 | R$ 102.255 | 15% |
Honda HR-V | 1.8 EX CVT | R$ 93.844 | R$ 82.614 | 12% |
Volkswagen Fox | 1.0 Trendline | R$ 45.296 | R$ 40.110 | 11% |
Volkswagen Saveiro | 1.6 Robust | R$ 47.309 | R$ 40.275 | 15% |
Toyota Etios (hatch) | 1.3 X | R$ 45.037 | R$ 39.248 | 13% |
Hyundai Creta | 2.0 Prestige AT | R$ 102.951 | R$ 90.203 | 12% |
Volkswagen Voyage | 1.0 Trendline | R$ 46.609 | R$ 39.149 | 16% |
Jeep Renegade | 1.8 Sport | R$ 80.874 | R$ 72.105 | 11% |
Fiat Uno | 1.0 Attractive | R$ 42.373 | R$ 37.705 | 11% |
Toyota Hilux | 2.7 SRV CD 4x4 | R$ 134.756 | R$ 115.502 | 14% |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião