O pós-venda nas concessionárias é tão importante quanto oferecer um atendimento de showroom eficiente para concretizar a venda do carro. O serviço impacta diretamente na fidelização do cliente e na construção da imagem da marca no mercado.
E neste quesito a Hyundai aparece na frente como a montadora com o maior nível de satisfação do consumidor. A fabricante sul-coreana foi a mais bem avaliada na edição 2017 da pesquisa feita anualmente pela consultoria J.D. Power do Brasil.
LEIA MAIS: Confira seminovos 'dos sonhos’ que saem por menos de R$ 65 mil
Na verdade o título cabe ao Grupo CAOA, braço brasileiro da Hyundai que é responsável pela comercialização da gama importada da marca e também fabricante dos modelos ix35 e Tucson no país. Com 830 pontos em uma escala que vai até 1.000 pontos, a Hyundai CAOA desbancou a Toyota, líder nas edições anteriores, em 2015 e 2016.
A montadora japonesa caiu para a segunda colocação, ao lado da Mitsubishi, que deu um salto em relação ao ano passado, quando figurava na 11ª posição (ambas somaram 817 pontos).
Já a Hyundai Motors do Brasil (HMB), que vende a família HB20, foi avaliada separadamente à Caoa, ocupando o quinto lugar, mesmo posto da também sul-coreana Kia. HMB e Caoa são redes diferentes, apesar de estarem sob o mesmo guarda-chuva.
Melhora na satisfação
A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio deste ano, com 4.585 proprietários que adquiriram veículos zero quilômetro entre 2014 e 2016. Ela levou cinco fatores: consultor técnico, iniciação do serviço, qualidade do serviço, instalações da concessionária e retirada do veículo.
Ao todo 15 marcas participaram desta edição, com o mínimo de 100 entrevistados cada uma. A pontuação média atribuída às marcas foi de 791, a maior das três edições já realizadas por aqui. O valor ficou muito perto dos mercados desenvolvidos que está na faixa de 800 pontos.
LEIA MAIS: CNH digital: tira-dúvidas responde o que muda com a nova carteira
Segundo a J.D. Power, a melhora na média é resultado da maior atenção dada pelas marcas aos serviços de pós-venda, como forma de capitalizar rentabilidade para cobrir o período de baixas na venda de carros novos.
A pesquisa não contemplou as empresas premium, como Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz, mas a J.D. Power informou que o segmento ganhará uma levantamento específico a partir do próximo ano.
Os números da pesquisa revelaram ainda que o gasto médio dos clientes com pós-venda é de R$ 731, variando conforme a região do país - no Centro-Oeste, por exemplo, alcança R$ 771, enquanto no Sul é de R$ 657.
Quanto ao grau de satisfação do clientes, a região Sudeste obteve o maior média, com 799 pontos, seguido do Sul, com 789.
Agendamento pela internet
Outro dado apontado pelo levantamento é que os consumidores ficam mais satisfeitos ao efetuar o agendamento do serviço via canais digitais em vez ligar para a concessionária.
"As concessionárias precisam estar atentas, pois os proprietários de automóveis de hoje estão mais familiarizados com a tecnologia e preferem agendar seu atendimento via WhatsApp, Facebook Messenger, mensagens de texto ou e-mail", afirma Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião