O Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi Brasil) atualizou o Índice de Segurança Viária pela primeira vez desde sua criação, em 2008. A análise que aponta os modelos com mais recursos para evitar acidentes ou minimizar danos aos passageiros e pedestres em colisões levou em conta os veículos mais vendidos em 2015.
Foram avaliadas 293 versões, englobando 58 carros de 14 montadoras, um volume que representa cerca de 90% dos automóveis novos comercializados no ano passado.
LEIA TAMBÉM: Os dez carros mais seguros do Brasil avaliados em testes de colisão
Ford Focus, Jeep Renegade e Ford Ranger dominam as dez primeiras posições no ranking dos mais seguros com diferentes versões, sendo que o Renegade aparece com sete configurações.
Segundo o Cesvi, a atualização foi necessária para atender a demanda de mercado e a um novo perfil de consumidor, mais informado e ciente da importância de contar com equipamentos de segurança na hora de escolher o carro.
LEIA TAMBÉM: Confira os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil; todos abaixo de R$ 60 mil
“Em 2008, quando criamos o Índice de Segurança, a tecnologia automotiva ainda engatinhava. Muita coisa mudou. O sistema de freios ABS e o airbag se tornaram itens obrigatórios, a alta tecnologia chegou aos veículos e o consumidor está mais exigente e criterioso”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico da entidade.
Nesta edição 2016, os veículos são classificados numericamente, entre 10 e 60 - quanto menor o número, melhor a classificação -, e por estrelas, de 1 a 5 - quanto mais estrelas, melhor é a posição do carro no ranking.
“O fato de termos dois critérios de pontuação nessa edição do estudo – em notas e estrelas – ajuda o consumidor a entender que mesmo que dois modelos empatem na classificação por estrelas, invariavelmente diferirão no quesito numérico. Com isso, o Índice está mais completo e rígido”, comenta o especialista.
Vale ressaltar que o estudo do Cesvi Brasil se difere do programa Latin NCAP, que realiza testes de colisão e de segurança veicular.
Cesvi Brasil
É o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Foifundado em 1994 e pertence ao Grupo Mapfre.
Critérios avaliados
A pontuação considera cinco grupos básicos de equipamentos:
Segurança ativa
Sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).
Segurança passiva
Tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em decorrência de acidentes. Foram 18 os itens analisados, incluindo barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro), encosto de cabeça para todos os ocupantes, airbags, entre outros.
Assistência à condução
Equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução do veículo, podendo ser por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens. Entre os 16 itens contemplados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro, limitador de velocidade, entre outros.
Assistência à segurança
Foram avaliados cinco equipamentos que alertam o condutor sobre as condições de uso do veículo - alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.
Proteção ao pedestre
Análise de componentes que têm o objetivo de amenizar ferimentos às pessoas à pé em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.
Os veículos são classificados numericamente, entre 10 e 60 - quanto menor o número, melhor a classificação -, e por estrelas, de 1 a 5 - quanto mais estrelas, melhor é a posição do carro no ranking.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast