Automóvel nunca foi um investimento. É um bem que deprecia ano a ano, alguns mais que os outros. E quanto maior a desvalorização, mais difícil é a sua revenda e mais dinheiro se perde desde o momento da aquisição até a venda.
Entre as causas da depreciação estão a menor procura pelo modelo (os mais caros tendem a ter uma perda maior no valor devido à baixa demanda) e o fato de o carro não ser bem aceito pelos consumidores.
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Para expor melhor esse cenário, a Agência Autoinforme faz anualmente um estudo que compara mais de uma centena de modelos novos, nacionais e importados, das principais marcas que comercializam no país. E revela qual é o valor de depreciação de cada um deles, baseado nos valores reais praticados no mercado - e não de tabela da fábrica.
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A partir do estudo feito em 2016, listamos os 20 modelos novos que mais perdem valor após um ano de uso - considerando apenas os exemplares que estão à venda atualmente como zero km.
O índice engloba vários fatores para a desvalorização como o tamanho e a marca do carro, a rede de concessionários, em especial o pós-venda, segmento a que pertence, país de origem, volume de vendas e aceitação.
1.º JAC J3 Turin
2.º Hyundai Elantra
3 .º Citroën C4 Lounge
4.º Chevrolet Cobalt
5.º Chery Celer Sedan
6.º Citroën Aircross
7.º BMW Serie 5
8.º Hyundai Grand Santa Fe
9.º Nissan Frontier
10.º Chevrolet Tracker
11.º Jeep Cherokee
12.º Dodge Journey
13.º Volkswagen Amarok
14.º Ford EcoSport
15.º Hyundai Tucson
16.º Kia Cerato
17.º Lifan X60
18.º Mitsubishi L200
19.º Hyundai Azera
20.º Peugeot 3008
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