| Foto: Reprodução/ Google

Automóvel nunca foi um investimento. É um bem que deprecia ano a ano, alguns mais que os outros. E quanto maior a desvalorização, mais difícil é a sua revenda e mais dinheiro se perde desde o momento da aquisição até a venda.

CARREGANDO :)

Entre as causas da depreciação estão a menor procura pelo modelo (os mais caros tendem a ter uma perda maior no valor devido à baixa demanda) e o fato de o carro não ser bem aceito pelos consumidores.

LEIA MAIS: Honda HR-V é o carro que menos deprecia no mercado; veja a lista completa

Publicidade

Para expor melhor esse cenário, a Agência Autoinforme faz anualmente um estudo que compara mais de uma centena de modelos novos, nacionais e importados, das principais marcas que comercializam no país. E revela qual é o valor de depreciação de cada um deles, baseado nos valores reais praticados no mercado - e não de tabela da fábrica.

LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil

A partir do estudo feito em 2016, listamos os 20 modelos novos que mais perdem valor após um ano de uso - considerando apenas os exemplares que estão à venda atualmente como zero km. 

O índice engloba vários fatores para a desvalorização como o tamanho e a marca do carro, a rede de concessionários, em especial o  pós-venda, segmento a que pertence, país de origem, volume de vendas e aceitação. 

1.º JAC J3 Turin

Desvalorização: 21,1%
Publicidade

 

2.º Hyundai Elantra

Desvalorização: 20,3%

 

3 .º Citroën C4 Lounge

Desvalorização: 20,1%

 
Publicidade

4.º Chevrolet Cobalt

Desvalorização: 19,1%

 

5.º Chery Celer Sedan

Desvalorização: 18,9%

 

6.º Citroën Aircross

Desvalorização: 18,6%
Publicidade

 

7.º BMW Serie 5

Desvalorização: 18,1%

 

8.º Hyundai Grand Santa Fe

Desvalorização: 17,6%

 
Publicidade

9.º Nissan Frontier

Desvalorização: 16,9%

 

10.º Chevrolet Tracker

Desvalorização: 16,7%

 

11.º Jeep Cherokee

Desvalorização: 16,7
Publicidade

 

12.º Dodge Journey

Desvalorização: 16,5

 

13.º Volkswagen Amarok

Desvalorização: 16,4

 
Publicidade

14.º Ford EcoSport

Desvalorização: 16,4

 

15.º Hyundai Tucson

Desvalorização: 16,3

 

16.º Kia Cerato

Desvalorização: 16,2%
Publicidade

 

17.º Lifan X60

Desvalorização: 16,1

 

18.º Mitsubishi L200

Desvalorização: 16,0%

 
Publicidade

19.º Hyundai Azera

Desvalorização: 16,0%

 

20.º Peugeot 3008

Desvalorização: 16,0%

A depreciação do 3008 é relativa à geração anterior. A nova (na foto) ainda não chegou às lojas.