Apesar de o mercado automotivo registrar seguidas quedas nas vendas, as montadoras estão otimistas que até o fim do ano surgirão os primeiros sinais de retomada no setor. Prova disso são os inúmeros lançamentos já apresentados em 2016 e outros tantos que ainda chegarão ao mercado antes de 2017 chegar.
Pela frente, pelo menos mais 50 novidades entre projetos inéditos, nacionalizações, novas gerações e motorizações e facelifts. Alguns deles só darão as caras no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, como as novas gerações do Renault Koleos e do Chevrolet Camaro.
O aquecido segmento de SUVs e crossovers, que dominou as atenções em 2015, ampliará o leque de opções com os inéditos Nissan Kicks, Hyundai ix25, Honda WR-V. Já o veterano Ford EcoSport será atualizado com um facelift.
Outros estarão nas lojas já nos próximos meses, como a geração atualizada do Honda Civic, que estreou nos Estados Unidos assumindo a liderança de vendas entre os sedãs, e a reestilização do Chevrolet Onix, campeão de emplacamentos no Brasil. O hatch ganhará ainda uma versão com apelo aventureiro.
Entre os modelos desejados por quem curte muita esportividade, aliado a exclusividade, estão as novas versões conversíveis da Ferrari 488 e da Lamborghini Huracán, além do Jaguar F-Type mais possante já fabricado.
Audi A4 Avant (nova geração)
A nova geração do A4 desembarcou no Brasil em abril deste ano, mas com a família incompleta. Faltava a a versão perua A4 Avant. O modelo ainda trará uma novidade: a motorização 2.0 turbo, de 252 cv e tração integral.
Chery Tiggo 3X
A marca chinesa decidiu trocar de lançamento no Brasil. Em vez da geração atualizada do SUV, virá o inédito Tiggo 3x, de porte menor, exibido no Salão de Pequim deste ano. Baseado no Celer, ele será importado numa primeira fase e passará ser feito na fábrica de Jacareí (SP) entre 2017 e 2018.
Chevrolet Camaro
A sexta geração do muscle car ganhou linhas cheias de curvas distribuídas pela grade, capô e laterais. O desafio da marca é trazer o esportivo sem reajustar demais a tabela de preços (o modelo atual está na casa dos R$ 231 mil).
Chevrolet Onix e Prisma
O campeão de vendas passará por uma reestilização de meia vida - o sedã Prisma acompanha a mesma atualização. O hatch ganhará o estilo global da GM, semelhante ao visto na nova geração do Cruze. Também incluirá uma versão com apelo aventureiro O lançamento ocorre no fim de julho, com a chegada às lojas em agosto.
Fiat - Motores GSE
Depois de lançar a picape Toro em fevereiro e o hatch Mobi em abril, a Fiat dá uma desacelerada no segundo semestre. A marca apresentará como principal a novidade a nova família de motores GSE, formado pelo bloco 1.0 de três cilindros e 1.4 de quatro cilindros. O Uno (foto) será o primeiro modelo a receber os novos propulsores.
Ford EcoSport
O ex-queridinho do segmento de SUV compacto ganha um facelift - o primeiro da atual geração - para voltar a ser competitivo diante dos rivais mais modernos, como Honda HR-V e Jeep Renegade. São esperados evoluções no acabamento interno, a entrada do motor 1.5, de três cilindros (cerca de 130 cv), e retoques no visual, com frente inspirada no novo Edge.
Ford Edge
O crossover atualizado estreia no Brasil entre julho e agosto. O modelo incorporou mais tecnologia em assistência de direção e conectividade. O motor 3.5 V6 deverá ser mantido, enquanto o preço certamente saltará para a casa dos R$ 200 mil.
Ford Fusion
O renovado Fusion foi apresentado em janeiro no Salão de Detroit e chega às lojas brasileiras em agosto. O carro virá equipado com sistema multimídia Sync 3, botão giratório no lugar da alavanca de câmbio, além de sistema de monitoramento de mudanças de faixas e que detectam acidente iminente com pedestres. Os faróis foram ligeiramente redesenhados.
Ford Fiesta 1.0 Ecoboost
A Ford fez no dia 28 de junho a apresentação à imprensa do Fiesta 1.0 EcoBoost (turbo). O modelo, porém, estará nas lojas na segunda quinzena de julho. Será o carro de 1 litro mais potente do país, com 125 cv, e ocupará o topo de linha do modelo, na versão Titanium, a mais completa. O propulsor estará associado apenas à transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift, de seis marchas.
Honda Civic
A 10.ª geração do sedã médio estreia em agosto com a credencial de ser um sucesso de vendas nos EUA. O carro ganhou faróis e luzes diurnas em led. A grade se espalha até as extremidades do para-lamas, enquanto a traseira traz lanternas em formato de bumerangue e luzes em led. Destaque para a opção de motor 1.5 turbo, de 176 cv, convivendo com o atual 2.0, de 155 cv - o 1.8, de 140 cv, será aposentado.
Honda WR-V
A Honda também prepara o lançamento do WR-V para o Salão de São Paulo. Será um SUV menor do que o HR-V, desenvolvido para o mercado brasileiro a partir da plataforma e do conjunto mecânico do Fit, no caso o motor 1.5, de 116 cv, e câmbio CVT. Ele se posicionará entre o monovolume e o utilitário compacto.
Hyundai ix25
O ‘suvinho’ será a estrela da marca no Salão de São Paulo, em novembro. Logo depois, a sua produção começará na fábrica de Piracicaba (SP), onde é feito a família HB20. As vendas começarão antes da virada do ano. A ix25 compartilhará o motor 1.6, de 128 cv, do HB20, com as opções de câmbio manual ou automática de seis velocidades.
Hyundai Tucson
A próxima geração do Tucson – que é a equivalente a do ix35 no Brasil – traz nova grade, faróis afilados, vincos mais profundos nas laterais e lanternas com desenho atualizado. O novo Tucson, porém, não aposentará o ix35 e nem o Tucson atual, e ficará posicionado entre o ix35 e o Santa Fe. É provável que venha com o novo motor 1.6 turbo, de 175 cv.
JAC T5 CVT
A versão manual do utilitário compacto estreou no Brasil em março deste ano. Agora é a vez da versão automática, com câmbio do tipo CVT que gerencia o motor 1.5, de 127 cv. O carro tem um bom apelo visual e recheio de equipamentos acima da maioria dos ‘concorrentes’. Em 2017, será o modelo a iniciar a fabricação nacional em processo de CKD na unidade da Bahia.
Jaguar F-Pace
O F-Pace é o primeiro SUV da história da Jaguar. A pré-venda do modelo já começou (parte de R$ 309.300 na versão 2.0 diesel, de 180 cv e 43,8 kgfm), mas ele estará nas lojas apenas em setembro. Vem com influências do esportivo F-Type, entre elas os dois motores 3.0 V6 a gasolina (de 340 cv e 380 cv).
Jeep Compass
A fabricante norte-americana exibirá no Salão de São Paulo seu novo SUV global, que será produzido na unidade de Goiana (PE). A novidade usará a base da picape Fiat Toro, emprestando também o motor 2.0 turbodiesel já visto no Renegade. Haverá ainda a opção flex, com novos propulsores - fala-se em motores 2.0 ou até um 2.4.
Jeep Renegade
O Renegade substituirá o atual motor 1.8 flex, de 132 cv, por outro mais forte, com potência superior até aos 139 cv do 1.8 da picape Toro. O SUV compacto ganhará uma nova versão, a Limited, antes oferecida como uma série especial.
Kia Cerato
O sedã atualizado começa a vir do México neste mês. O modelo, que já foi sucesso de emplacamentos no país, ganhou retoques visuais e deve vir equipado com motor 2.0 no lugar do atual 1.6.
Kia Rio
Ao contrário do que tinha anunciado, a Kia não trará o hatch premium Rio durante os Jogos Olímpicos no Brasil para aproveitar a publicidade do nome. Ficou para dezembro, importado do México. Irá concorrer com o Ford Fiesta, Peugeot 208 e Citroën C3.
Land Rover Evoque conversível
A versão duas portas descapotada será mais um produto de imagem, com poucas unidades importadas. A ideia é promover a futura produção local do Evoque, na fábrica do Rio de Janeiro. O modelo usa teto retrátil em tecido para reduzir o peso total.
Mitsubishi L200 Triton
A quinta geração da picape média tornou-se global e mostra um design genérico, sem qualquer semelhança com o modelo atual, que continuará no mercado. Inicialmente, virá importada após o Salão de São Paulo, em novembro, e só começa a produção local em 2017. Não aposenta a linha atual, que continua como opção mais em conta. outra novidade é o novo motor 2.0 ,de 184 cv.
Nissan Kicks
O crossover é a grande aposta da marca para este ano. Sua pré-venda já começou, na versão especial Rio 2016 e na topo de linha SL, ambas começando em R$ 89 mil. O modelo estará nas lojas a partir do dia 5 de agosto, data que iniciam a Olimpíada no Brasil.
Renault - motor 1.0 três cilindros
A marca francesa adotará o motor 1.0, com três cilindros, seguindo os passos de Volkswagen, Ford, Hyundai, Nissan e Kia. Não será o mesmo propulsor que hoje equipa March e Versa, da Nissan. A potência ficará nas casa dos 80 cv e será usado na dupla Sandero e Logan, e, posteriormente, no Kwid, substituindo o veterano 1.0 16V.
Renault Kwid
O substituto do Clio lembra um SUV em proporções reduzidas e possui posição de dirigir mais elevada. O Kwid virá com airbags laterais e sistema de fixação de cadeira infantil Isofix. O modelo, que surgirá no Salão de São Paulo, adotará o novo motor 1.0 com 3 cilindros, desenvolvido pela Renault.
Outros lançamentos
Confira o que ainda vem pela frente até o fim de 2016:
Audi A4 Avant | nova geração |
Aud S4 | nova geração |
Audi RS 7 Performance | nova versão |
Chevrolet Camaro | nova versão |
BMW X4 | nacionalização |
Ford Fiesta 1.0 Ecoboost | motor inédito |
Ford Fusion | reestilização |
Ferrari 488 Spider | modelo inédito |
JAC T5 CVT | nova versão |
Jaguar F-Type SRV | nova versão |
Jaguar F-Pace | modelo inédito |
Jeep Compass | modelo inédito |
Jeep Renegade | nova versão |
Kia Cerato | nova geração |
Lamborghini Spyder | modelo inédito |
Land Rover Discovery Sport | nacionalização |
Honda WR-V | modelo inédito |
Hyundai Tucson | modelo inédito |
Land Rover Evoque | nacionalização |
Lexus RX 350 | nova geração |
Lifan X60 | reestilização |
Maserati Levante | modelo inédito |
MB Classe C Cabrio | modelo inédito |
MB Classe C Coupé | modelo inédito |
MB Classe E | nova geração |
Mercedes-Benz GLE | nacionalização |
Mercedes-Benz SLC | reestilização |
Mercedes-Benz SL | nova geração |
MB S Cabrio | modelo inédito |
Mini conversível | nova geração |
Mitsubishi Outlander PHEV | nova geração |
Nissan GT-R | modelo inédito |
Nissan Altima | reestilização |
Porsche 718 Boxter | nova geração |
Porsche Macan GTS | nova versão |
Toyota Hilux Flex | nova versão |
Toyota SW4 Flex | nova versão |
Volvo V40 | reestilização |
Volvo XC60 | nova versão |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião