Após a grave crise que derrubou as vendas nos últimos anos, o mercado automotivo começa a dar sinais de recuperação. A Fenabrave (associação das concessionárias) divulgou o desempenho do setor no mês de junho, com um alta de 13,7% em relação ao mesmo período em 2016 - no mês passado foram emplacados 189.229 veículos, entre carros de passeio e comerciais leves.
No acumulado de 2017 o resultado também foi positivo, com 4,2% de alta comparado ao primeiro semestre de 2016.
LEIA MAIS: De Sandero a Ferrari, confira os carros campeões de consumo no Brasil
No primeiro semestre, o Chevrolet Onix somou 83.236 emplacamentos, contra 51.149 do Hyundai HB20, caminhando para o terceiro ano consecutivo como o carro mais vendido do país. O pódio ainda tem o Ford Ka, com 44.650 exemplares comercializados de janeiro a junho.
Entre os 10 primeiros colocados, ainda há um sedã médio (Toyota Corolla, em 7.º) e duas picapes (Fiat Toro, em 9.º e Fiat Strada, em 10.º). O SUV mais bem colocado é o Honda HR-V, em 11.º.
No desempenho em junho, os modelos que mais se destacaram foram Renault Sandero, que desbancou o Ford Ka da terceira posição do ranking, com mais de 9 mil unidades comercializadas, e o Fiat Mobi, em sexto (6,5 mil), seu melhor resultado desde o lançamento em abril do ano passado.
O subcompacto foi o carro mais emplacado da marca e superou o Volkswagen Gol, que vinha figurando entre os primeiros nos últimos meses.
Já o HR-V deu o troco no Jeep Compass na briga pela liderança do segmento de SUV’s e crossovers. Após perder o posto por dois meses seguidos, o compacto retomou a posição do modelo médio, com 4.058 exemplares contra 3.828.
Em seguida aparecem Hyundai Creta (3.518) e Ford EcoSport (3.268), que deu um salto nas vendas com os descontos generosos oferecidos para a linha atual - o modelo renovado (como linha 2018) chega às lojas em agosto.
LEIA MAIS: Não jogue fora a sua CNH vencida! Agora ela vale como documento de identificação
Fiat Toro soberana entre as picapes
Entre as picapes, a Toro continua dando um banho nas rivais e vou ao topo com sobras sobre a irmã menor Strada. O modelo intermediários emplacou quase 5,6 mil unidades.
E depois de um longo período atrás, a Chevrolet S10 enfim conseguiu bater a Toyota Hilux na categoria picape média no desempenho mensal. Foram mais de 200 unidades acima da rival, reflexo da chegada da versão Flex 4x4, que em junho teve seu primeiro mês completo de vendas.
LEIA MAIS: Carro usado com preço Fipe? Conheça dez segredos na hora da avaliação em loja
Na liderança do ranking geral, o Onix continua ampliando a larga vantagem que tem para o HB20, segundo colocado. O líder licenciou no último mês impressionantes 14.923 carros, ante 9.715 unidades do concorrente.
Fiat Argo já supera concorrentes
Ainda sem completar o primeiro mês cheio nas vendas, o Fiat Argo emplacou 1.643 unidades, já figurando próximo ao Palio (1.670 veículos), que não terá mais as versões 1.4 e 1.6 à venda com o lançamento do novo hatch.
Modelos | 1.º semestre | Em junho |
1.º Chevrolet Onix | 83.236 | 14.923 |
2.º Hyundai HB20 | 51.149 | 9.715 |
3.º Ford Ka | 44.650 | 7.812 |
4.º Renault Sandero | 38.867 | 9.087 |
5.º Volkswagen Gol | 36.209 | 6.529 |
6.º Chevrolet Prisma | 31.202 | 6.635 |
7.º Toyota Corolla | 29.188 | 5.734 |
8.º Fiat Mobi | 25.618 | 6.562 |
9.º Fiat Toro | 24.686 | 5.579 |
10.º Fiat Strada | 24.027 | 4.024 |
11.º Honda HR-V | 23.218 | 4.058 |
12.º Jeep Compass | 22.008 | 3.820 |
13.º VW Fox/ CrossFox | 20.840 | 3.751 |
14.º Toyota Etios | 20.647 | 3.652 |
15.º Fiat Uno | 20.196 | 4.414 |
16.º VW Saveiro | 20.017 | 3.633 |
17.º VW Voyage | 18.418 | 3.293 |
18.º VW up! | 18.220 | 3.213 |
19.º Hyundai Creta | 17.828 | 3.518 |
20.º Jeep Renegade | 17.792 | 2.994 |
21.º Toyota Hilux | 15.897 | 2.832 |
22.º Hyundai HB20S | 14.862 | 2.466 |
23.º Honda Civic | 14.696 | 2.260 |
24.º Toyota Etios Sedan | 14.687 | 2.461 |
25º Ford EcoSport | 14.182 | 3.268 |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião