Estudo do Cesvi avaliou os modelos menos seguros do país, baseado no nível de equipamentos de segurança disponível em cada carro.| Foto: Luiz Costa/Renault

Um estudo desenvolvido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), da corretora de seguros Mapfre, mostrou que o Renault Logan Authentique 1.0 é o carro menos seguro do país. Complementam o pódio o Renault Clio Expression 1.0 e o Fiat Palio Fire Way 1.0.

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O Índice de Segurança Viária, como é chamado o apontamento, leva em conta os seguintes grupos básicos de equipamentos de segurança que podem ser oferecidos nos veículos: Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e à Segurança e Proteção ao Pedestre.

Esses grupos contribuem para evitar acidentes ou minimizar danos aos passageiros e pedestres em colisões.

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As 20 versões com menos itens de segurança

O Renault Logan Authentique 1.0 é a versão que oferece menos itens de segurança entre as 293 configurações avaliadas. 

O estudo analisou 293 versões de 58 veículos, fabricados por 14 montadoras e que estão entre os mais vendidos de 2015.

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Critérios avaliados

A pontuação considera cinco grupos básicos de equipamentos:

Segurança ativa

Sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).

Segurança passiva

Tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em decorrência de acidentes. Foram 18 os itens analisados, incluindo barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro), encosto de cabeça para todos os ocupantes, airbags, entre outros.

Assistência à condução

Equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução do veículo, podendo ser por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens. Entre os 16 itens contemplados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro, limitador de velocidade, entre outros.

Assistência à segurança

Foram avaliados cinco equipamentos que alertam o condutor sobre as condições de uso do veículo - alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.

Proteção ao pedestre

Análise de componentes que têm o objetivo de amenizar ferimentos às pessoas à pé em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.

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Os carros são classificados por notas e estrelas. Quanto maior a nota, que pode ir de 10 a 60, pior a classificação.

A regra das estrelas é o contrário: quanto mais delas o carro ganhar, numa pontuação que varia de 1 a 5, melhor é a situação.

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A Fiat Strada Working 1.4 está entre os 20 modelos com menos recursos para evitar acidentes e minimizar os danos em uma colisão.  

Confira os 20 carros que tiveram as piores avaliações :

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Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colaborou: Mariana Balan