Um estudo desenvolvido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), da corretora de seguros Mapfre, mostrou que o Renault Logan Authentique 1.0 é o carro menos seguro do país. Complementam o pódio o Renault Clio Expression 1.0 e o Fiat Palio Fire Way 1.0.
O Índice de Segurança Viária, como é chamado o apontamento, leva em conta os seguintes grupos básicos de equipamentos de segurança que podem ser oferecidos nos veículos: Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e à Segurança e Proteção ao Pedestre.
Esses grupos contribuem para evitar acidentes ou minimizar danos aos passageiros e pedestres em colisões.
As 20 versões com menos itens de segurança
O estudo analisou 293 versões de 58 veículos, fabricados por 14 montadoras e que estão entre os mais vendidos de 2015.
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Critérios avaliados
A pontuação considera cinco grupos básicos de equipamentos:
Segurança ativa
Sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).
Segurança passiva
Tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em decorrência de acidentes. Foram 18 os itens analisados, incluindo barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro), encosto de cabeça para todos os ocupantes, airbags, entre outros.
Assistência à condução
Equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução do veículo, podendo ser por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens. Entre os 16 itens contemplados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro, limitador de velocidade, entre outros.
Assistência à segurança
Foram avaliados cinco equipamentos que alertam o condutor sobre as condições de uso do veículo - alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.
Proteção ao pedestre
Análise de componentes que têm o objetivo de amenizar ferimentos às pessoas à pé em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.
Os carros são classificados por notas e estrelas. Quanto maior a nota, que pode ir de 10 a 60, pior a classificação.
A regra das estrelas é o contrário: quanto mais delas o carro ganhar, numa pontuação que varia de 1 a 5, melhor é a situação.
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Colaborou: Mariana Balan
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