Quem estava pensando em virar o mês de carro zero certamente acompanhou de perto durante a semana as alterações de preços de tabela de fábrica com a incorporação do corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e os pequenos descontos acordados com o governo federal (por exemplo, de 2,5% no caso de modelos com motor de 1 litro). A queda chegou a superar os 10% e a "economia" média que o consumidor agora encontra nas concessionárias é de R$ 3 mil se comparado ao valor de tabela anterior.
Se você pretende aproveitar esse benefício, que vai vigorar até o fim de agosto, quando o IPI deve voltar ao normal, listamos abaixo os 20 carros mais vendidos no Brasil em 2012, de acordo com os números divulgados pela Fenabrave, associação que reúne as concessionárias. E também como ficaram os preços e porcentual de queda dos principais modelos disponíveis no país. Vale lembrar que consideramos apenas os preços de tabela fornecidos pelos fabricantes desde a nova taxação do IPI, e não possíveis promoções ou bônus que alguma marca esteja praticando para estimular as vendas no varejo.
O destaque fica por conta dos modelos nacionais ou importados do Mercosul e México com motor 1.0, em que o imposto passou de 7% para isenção total. Os modelos cujas marcas não possuem fábrica no Brasil, movidos a gasolina e com propulsor entre 1.1 e 2.0 litros, no entanto, permanecem com a alíquota mais alta, de 36,5% ante 43%.
Ranking
Veja como ficaram os preços dos modelos mais emplacados no país em 2012, considerando as versões de entrada de cada um.
Outros modelosConfira o valor do carro zero com as novas medidas do governo
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião