• Carregando...
 | /
| Foto: /

Apesar de o cenário para o mercado automotivo ainda não ser animador em 2016, as montadoras continuam a acelerar em lançamentos. As marcas confiam que a médio e longo prazo a situação deva melhorar e por isso programam novidades para, pelo menos, amenizar o enorme prejuízo que tiveram no ano passado.

Se os SUVs compactos dominaram a atenção do consumidor em 2015, neste ano haverá uma variedade maior de modelos que prometem concentrar as vendas. É o caso da picape intermediária Toro, que a Fiat lança logo após o carnaval. A marca também resgatará o apelo popular do ‘antigo’ Mille no seu novo hatch compacto, o Mobi, que deverá estrear em abril.

Honda e Chevrolet apostarão em novas gerações para seus sedãs médios Civic e Cruze, enquanto a Nissan vai na reestilização do Sentra, hoje o terceiro mais vendido em seu segmento.

Ao todo serão mais de 70 modelos, entre projetos inéditos, nacionalizações, novas gerações e motorizações e facelifts. Listamos aqui várias dessas novidades.

Audi A4

Audi/Divulgação

A nova geração do carro traz mudanças visuais discretas, porém está maior e mais tecnológico para se distanciar do irmão menor A3 Sedan e acirrar a disputa com BMW Série 3 e Mercedes Classe C. Ele chega ao Brasil neste primeiro trimestre. Veja mais aqui.

Chery Tiggo

Chery/ Divulgação

A geração atualizada do SUV chinês virá até o fim do ano como topo de linha da marca, convivendo com o atual modelo. Chegará importado, mas em 2017 passa a ser montando na fábrica de Jacareí (SP).

Chevrolet Camaro

Chevrolet/ Divulgação

A sexta geração do muscle car ganhou linhas cheias de curvas distribuídas pela grade, capô e laterais. O desafio da marca é trazer o esportivo sem reajustar demais a tabela de preços (o modelo atual está na casa dos R$ 240 mil). Veja mais aqui.

Chevrolet Cruze

Chevrolet/ Divulgação

A segunda geração do sedã médio traz um visual completamente reformulado e recheado de tecnologia. O modelo agora será importado da Argentina (hoje ele sai de São Caetano do Sul) e com previsão de estrear entre março e abril. Veja mais aqui.

Fiat Toro

Fiat/ Divulgação

Um dos mais badalados lançamentos para 2016 chegará logo após o carnaval. Fará parte do segmento de picapes intermediárias, inaugurado pelo Renault Duster Oroch. Porém, o Fiat Toro é maior e com opção de motor a diesel, emprestado do Renegade. Veja mais aqui.

Toyota Prius

Toyota/ Divulgação

A quarta geração do híbrido Prius ganhou traços que lembram o Mirai, o ‘primo’ movido a hidrogênio. Desembarca ainda no 1.º semestre com um preço mais atraente pela isenção na importação de veículos elétricos e híbridos. A marca estuda a produção nacional do carro. Veja mais aqui.

Ford Ranger

Ford/ Divulgação

As mudanças mais acentuadas se concentram na dianteira, que ganha novos para-choques, grade menor e com formato hexagonal, faróis mais afilados e luzes de neblina redesenhados. A opção de motor 3.2 de cinco cilindros diesel e 200 cv será mantida. As vendas começam no primeiro trimestre. Veja mais aqui.

Renault Captur

Renault/ Divulgação

O crossover sairá da fábrica de São José dos Pinhais sobre a plataforma do Duster. Ficará posicionado acima do jipinho tanto em tamanho quanto em refinamento, para bater de frente com as versões mais caras do HR-V, Renegade e 2008. Surgirá na virada do semestre. Veja mais aqui.

Mitsubishi L200

Mitsubishi/ Divulgação

A quinta geração da picape média tornou-se global e mostra um design genérico, sem qualquer semelhança com o modelo atual, que continuará no mercado. Inicialmente, virá importada após o Salão de São Paulo, em outubro, e só começa a produção local em 2017. Veja mais aqui.

Honda Civic

Honda/ Divulgação

A 10.ª geração do sedã médio ganhou faróis e luzes diurnas em led. A grade se espalha até as extremidades do para-lamas, enquanto a traseira traz lanternas em formato de bumerangue e luzes em led. Destaque para a opção de motor 1.5 turbo, de 174 cv. O carro estreia em meados do ano. Veja mais aqui.

Kia Sportage

Kia Motors/ Divulgação

A 4.ª geração do utilitário virá importada do México no segundo trimestre. O modelo conta com a versão ‘esportiva’ GT Line (foto). Os faróis deixam de ser integrados com a grade dianteira e estão posicionados mais acima. As luzes diurnas em led exibem formato de cubos de gelo. Veja mais aqui.

Land Rover Evoque Conversível

Land Rover / Divulgação

A versão duas portas descapotada será mais um produto de imagem, com poucas unidades importadas. A ideia é promover a futura produção local do Evoque, na fábrica do Rio de Janeiro. O modelo usa teto retrátil em tecido para reduzir o peso total. Veja mais aqui.

Nissan Sentra

Nissan/ Divulgação

A reestilização do sedã mostra a mais recente identidade visual da marca. Os novos faróis adotam contornos estilo bumerangue e são interligados pela grade ‘V-Motion’. Na traseira, as lanternas recebem um novo layout interno. O modelo surgirá até o fim do ano. Veja mais aqui.

JAC T5

JAC Motors/ Divulgação

O utilitário compacto chinês dá as caras em março, estreando primeiramente com câmbio manual de seis marchas e preços que devem variar entre R$ 59 mil e R$ 72 mil. Ele usará o motor 1.5 16V Jet flex, de 127 cv com etano. Em agosto, pintará a versão automática com câmbio CVT. Veja mais aqui.

Nissan Kicks

Nissan/ Divulgação

O crossover com jeito de SUV compacto é a grande aposta da marca para este ano - deve estrear até o meio do ano. Por isso, a Nissan mantém os detalhes do carro em segredo. A imagem acima é do conceito, revelado no Salão de São Paulo de 2014. A produção ocorrerá em Resende (RJ). Veja mais aqui.

Volkswagen Passat

Volkswagen/ Divulgação

Oitava geração do sedã médio estará nas lojas até o fim de janeiro. Ela ficou menor no comprimento, mas esticou no entre-eixos. Oferece mais tecnologia e um motor ligeiramente mais potente, com 220 cv no 2.0 turbo. Partira de R$ 144,5 mil.

Fiat Mobi

Fiat/Divulgação

Com estreia prevista para o primeiro semestre, provavelmente em abril, o inédito modelo usará o mesmo conceito popular que tanto sucesso fez com o antigo Mille: preço baixo e manutenção acessível. Para tanto, emprestará o motor 1.0 Fire do Palio. O novo bloco 1.0 tricilíndrico ficará para 2017. A foto acima é uma projeção da revista Motor Show. Veja mais aqui.

Ford Edge

Ford/Divulgação

A segunda geração do crossover chegará ainda no primeiro trimestre. Ela trará a nova identidade visual da Ford. A marca não divulgou com quais motores, mas é possível que traga o 2.0 Ecoboost, de 245 cv, já usado pelo Fusion. Veja mais aqui.

Renault Kwid

Renault/ Divulgação

O substituto do Clio lembra um SUV em proporções reduzidas e possui posição de dirigir mais elevada. O modelo, que deve surgir no Salão de São Paulo, em outubro, adotará o econômico bloco 1.0 com 3 cilindros, que equipa os modelos da Nissan March e Versa. Veja mais aqui.

Kia Rio

Kia Motors/ Divulgação

Hatch se posicionará logo acima do Picanto e chegará no fim do ano vindo do México - a versão sedã também estará no pacote. Mas, a intenção da marca é trazer um lote especial do modelo em junho, ainda importado da Coreia do Sul, para lançá-lo durante as Olimpíadas do Rio. Terá motor 1.6, de 128 cv. Veja mais aqui.

Quem chega em 2016

Confira os inúmeros modelos que estarão nas ruas até o fim do ano:

Marca/modelo

Mudança

Quando vem

Audi A4 nova geração 1º trimestre
Audi A4 Avant nova geração 1º trimestre
Audi Q3 nacionalização 1º semestre
Audi Q7 nova geração 1º semestre
Audi TTS nova geração 1º semestre
BMW Serie 3 reestilização 1º trimestre
BMW Serie 7 nova geração março
BMW X1 nova geração/ produção nacional já estreou
Chery QQ produção nacional indefinido
Chery Tiggo nova geração 2º semestre
Chevrolet Camaro nova geração 2º semestre
Chevrolet Cruze nova geração 2º semestre
Chevrolet Onix reestilização 2º semestre
Chevrolet Prisma reestilização 2º semestre
Chevrolet S10 reestilização 2º semestre
Dodge Challenger Hellcat inédito 2º semestre
Ferrari 488 Spider inédito 2º semestre
Fiat Toro inédito já estreou
Fiat Mobi inédito abril
Ford EcoSport reestilização/
novo motor
2º semestre
Ford Edge nova geração 1º semestre
Ford Fusion reestilização 2º semestre
Ford Fiesta 1.0 turbo novo motor 2º semestre
Ford Ranger nova geração 1º trimestre
Honda Accord reestilização março
Honda Civic nova geração 2º semestre
JAC T3 inédito 2º semestre
JAC T5 inédito março
Jaguar F-Pace inédito 2º semestre
Jaguar XF nova geração 2º semestre
Kia Cerato nova geração maio
Kia KX3 inédito novembro
Kia Optima híbrido volta ao Brasil 2º semestre
Kia Rio inédito agosto
Kia Sportage nova geração 2º semestre
Kia Soul elétrico nova versão 2º semestre
Lamborghini Spyder inédito 2º semestre
LR Discovery Sport produção nacional maio
Land Rover Evoque produção nacional maio
Land Rover conversível inédito 2º semestre
Lifan X50 inédito 1º semestre
MB Classe C Coupé inédito 1º semestre
MB Classe C produção nacional 1º semestre
Mercedes-Benz GLA produção nacional 2º semestre
MB GLC (antigo GLK) reestilização já estreou
MB GLE (antigo ML) reestilização já estreou
Mini conversível nova geração 1º semestre
Mitsubishi L200 nova geração 2º semestre
Nissan Altima nova geração 2º semestre
Nissan GT-R inédito já estreou
Nissan Kicks inédito 2º semestre
Nissan Sentra reestilização 2º semestre
Peugeot 208 reestilização 2º semestre
Peugeot 208 THP nova versão 2º semestre
Peugeot 308 europeu inédito 1º semestre
Porsche 911 nova geração 1º trimestre
Porsche Macan GTS nova versão abril
Renault Captur inédito 2º semestre
Renault Kwid inédito 2º semestre
Renault Oroch AT nova versão 1º semestre
Renault Sandero 1.0 novo motor (3 cil.) 1º semestre
Renault Logan 1.0 novo motor (3 cil.) 1º semestre
Toyota Hilux flex novo motor 2º semestre
Toyota Hilux SW4 nova geração já estreou
Toyota Prius nova geração 2º geração
Volkswagen Gol reestilização março
Volkswagen Golf produção nacional março
Volkswagen Passat nova geração 1º trimestre
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]