Apesar de o cenário para o mercado automotivo ainda não ser animador em 2016, as montadoras continuam a acelerar em lançamentos. As marcas confiam que a médio e longo prazo a situação deva melhorar e por isso programam novidades para, pelo menos, amenizar o enorme prejuízo que tiveram no ano passado.
Se os SUVs compactos dominaram a atenção do consumidor em 2015, neste ano haverá uma variedade maior de modelos que prometem concentrar as vendas. É o caso da picape intermediária Toro, que a Fiat lança logo após o carnaval. A marca também resgatará o apelo popular do ‘antigo’ Mille no seu novo hatch compacto, o Mobi, que deverá estrear em abril.
Honda e Chevrolet apostarão em novas gerações para seus sedãs médios Civic e Cruze, enquanto a Nissan vai na reestilização do Sentra, hoje o terceiro mais vendido em seu segmento.
Ao todo serão mais de 70 modelos, entre projetos inéditos, nacionalizações, novas gerações e motorizações e facelifts. Listamos aqui várias dessas novidades.
Audi A4
A nova geração do carro traz mudanças visuais discretas, porém está maior e mais tecnológico para se distanciar do irmão menor A3 Sedan e acirrar a disputa com BMW Série 3 e Mercedes Classe C. Ele chega ao Brasil neste primeiro trimestre. Veja mais aqui.
Chery Tiggo
A geração atualizada do SUV chinês virá até o fim do ano como topo de linha da marca, convivendo com o atual modelo. Chegará importado, mas em 2017 passa a ser montando na fábrica de Jacareí (SP).
Chevrolet Camaro
A sexta geração do muscle car ganhou linhas cheias de curvas distribuídas pela grade, capô e laterais. O desafio da marca é trazer o esportivo sem reajustar demais a tabela de preços (o modelo atual está na casa dos R$ 240 mil). Veja mais aqui.
Chevrolet Cruze
A segunda geração do sedã médio traz um visual completamente reformulado e recheado de tecnologia. O modelo agora será importado da Argentina (hoje ele sai de São Caetano do Sul) e com previsão de estrear entre março e abril. Veja mais aqui.
Fiat Toro
Um dos mais badalados lançamentos para 2016 chegará logo após o carnaval. Fará parte do segmento de picapes intermediárias, inaugurado pelo Renault Duster Oroch. Porém, o Fiat Toro é maior e com opção de motor a diesel, emprestado do Renegade. Veja mais aqui.
Toyota Prius
A quarta geração do híbrido Prius ganhou traços que lembram o Mirai, o ‘primo’ movido a hidrogênio. Desembarca ainda no 1.º semestre com um preço mais atraente pela isenção na importação de veículos elétricos e híbridos. A marca estuda a produção nacional do carro. Veja mais aqui.
Ford Ranger
As mudanças mais acentuadas se concentram na dianteira, que ganha novos para-choques, grade menor e com formato hexagonal, faróis mais afilados e luzes de neblina redesenhados. A opção de motor 3.2 de cinco cilindros diesel e 200 cv será mantida. As vendas começam no primeiro trimestre. Veja mais aqui.
Renault Captur
O crossover sairá da fábrica de São José dos Pinhais sobre a plataforma do Duster. Ficará posicionado acima do jipinho tanto em tamanho quanto em refinamento, para bater de frente com as versões mais caras do HR-V, Renegade e 2008. Surgirá na virada do semestre. Veja mais aqui.
Mitsubishi L200
A quinta geração da picape média tornou-se global e mostra um design genérico, sem qualquer semelhança com o modelo atual, que continuará no mercado. Inicialmente, virá importada após o Salão de São Paulo, em outubro, e só começa a produção local em 2017. Veja mais aqui.
Honda Civic
A 10.ª geração do sedã médio ganhou faróis e luzes diurnas em led. A grade se espalha até as extremidades do para-lamas, enquanto a traseira traz lanternas em formato de bumerangue e luzes em led. Destaque para a opção de motor 1.5 turbo, de 174 cv. O carro estreia em meados do ano. Veja mais aqui.
Kia Sportage
A 4.ª geração do utilitário virá importada do México no segundo trimestre. O modelo conta com a versão ‘esportiva’ GT Line (foto). Os faróis deixam de ser integrados com a grade dianteira e estão posicionados mais acima. As luzes diurnas em led exibem formato de cubos de gelo. Veja mais aqui.
Land Rover Evoque Conversível
A versão duas portas descapotada será mais um produto de imagem, com poucas unidades importadas. A ideia é promover a futura produção local do Evoque, na fábrica do Rio de Janeiro. O modelo usa teto retrátil em tecido para reduzir o peso total. Veja mais aqui.
Nissan Sentra
A reestilização do sedã mostra a mais recente identidade visual da marca. Os novos faróis adotam contornos estilo bumerangue e são interligados pela grade ‘V-Motion’. Na traseira, as lanternas recebem um novo layout interno. O modelo surgirá até o fim do ano. Veja mais aqui.
JAC T5
O utilitário compacto chinês dá as caras em março, estreando primeiramente com câmbio manual de seis marchas e preços que devem variar entre R$ 59 mil e R$ 72 mil. Ele usará o motor 1.5 16V Jet flex, de 127 cv com etano. Em agosto, pintará a versão automática com câmbio CVT. Veja mais aqui.
Nissan Kicks
O crossover com jeito de SUV compacto é a grande aposta da marca para este ano - deve estrear até o meio do ano. Por isso, a Nissan mantém os detalhes do carro em segredo. A imagem acima é do conceito, revelado no Salão de São Paulo de 2014. A produção ocorrerá em Resende (RJ). Veja mais aqui.
Volkswagen Passat
Oitava geração do sedã médio estará nas lojas até o fim de janeiro. Ela ficou menor no comprimento, mas esticou no entre-eixos. Oferece mais tecnologia e um motor ligeiramente mais potente, com 220 cv no 2.0 turbo. Partira de R$ 144,5 mil.
Fiat Mobi
Com estreia prevista para o primeiro semestre, provavelmente em abril, o inédito modelo usará o mesmo conceito popular que tanto sucesso fez com o antigo Mille: preço baixo e manutenção acessível. Para tanto, emprestará o motor 1.0 Fire do Palio. O novo bloco 1.0 tricilíndrico ficará para 2017. A foto acima é uma projeção da revista Motor Show. Veja mais aqui.
Ford Edge
A segunda geração do crossover chegará ainda no primeiro trimestre. Ela trará a nova identidade visual da Ford. A marca não divulgou com quais motores, mas é possível que traga o 2.0 Ecoboost, de 245 cv, já usado pelo Fusion. Veja mais aqui.
Renault Kwid
O substituto do Clio lembra um SUV em proporções reduzidas e possui posição de dirigir mais elevada. O modelo, que deve surgir no Salão de São Paulo, em outubro, adotará o econômico bloco 1.0 com 3 cilindros, que equipa os modelos da Nissan March e Versa. Veja mais aqui.
Kia Rio
Hatch se posicionará logo acima do Picanto e chegará no fim do ano vindo do México - a versão sedã também estará no pacote. Mas, a intenção da marca é trazer um lote especial do modelo em junho, ainda importado da Coreia do Sul, para lançá-lo durante as Olimpíadas do Rio. Terá motor 1.6, de 128 cv. Veja mais aqui.
Quem chega em 2016
Confira os inúmeros modelos que estarão nas ruas até o fim do ano:
Marca/modelo | Mudança | Quando vem |
Audi A4 | nova geração | 1º trimestre |
Audi A4 Avant | nova geração | 1º trimestre |
Audi Q3 | nacionalização | 1º semestre |
Audi Q7 | nova geração | 1º semestre |
Audi TTS | nova geração | 1º semestre |
BMW Serie 3 | reestilização | 1º trimestre |
BMW Serie 7 | nova geração | março |
BMW X1 | nova geração/ produção nacional | já estreou |
Chery QQ | produção nacional | indefinido |
Chery Tiggo | nova geração | 2º semestre |
Chevrolet Camaro | nova geração | 2º semestre |
Chevrolet Cruze | nova geração | 2º semestre |
Chevrolet Onix | reestilização | 2º semestre |
Chevrolet Prisma | reestilização | 2º semestre |
Chevrolet S10 | reestilização | 2º semestre |
Dodge Challenger Hellcat | inédito | 2º semestre |
Ferrari 488 Spider | inédito | 2º semestre |
Fiat Toro | inédito | já estreou |
Fiat Mobi | inédito | abril |
Ford EcoSport | reestilização/ novo motor | 2º semestre |
Ford Edge | nova geração | 1º semestre |
Ford Fusion | reestilização | 2º semestre |
Ford Fiesta 1.0 turbo | novo motor | 2º semestre |
Ford Ranger | nova geração | 1º trimestre |
Honda Accord | reestilização | março |
Honda Civic | nova geração | 2º semestre |
JAC T3 | inédito | 2º semestre |
JAC T5 | inédito | março |
Jaguar F-Pace | inédito | 2º semestre |
Jaguar XF | nova geração | 2º semestre |
Kia Cerato | nova geração | maio |
Kia KX3 | inédito | novembro |
Kia Optima híbrido | volta ao Brasil | 2º semestre |
Kia Rio | inédito | agosto |
Kia Sportage | nova geração | 2º semestre |
Kia Soul elétrico | nova versão | 2º semestre |
Lamborghini Spyder | inédito | 2º semestre |
LR Discovery Sport | produção nacional | maio |
Land Rover Evoque | produção nacional | maio |
Land Rover conversível | inédito | 2º semestre |
Lifan X50 | inédito | 1º semestre |
MB Classe C Coupé | inédito | 1º semestre |
MB Classe C | produção nacional | 1º semestre |
Mercedes-Benz GLA | produção nacional | 2º semestre |
MB GLC (antigo GLK) | reestilização | já estreou |
MB GLE (antigo ML) | reestilização | já estreou |
Mini conversível | nova geração | 1º semestre |
Mitsubishi L200 | nova geração | 2º semestre |
Nissan Altima | nova geração | 2º semestre |
Nissan GT-R | inédito | já estreou |
Nissan Kicks | inédito | 2º semestre |
Nissan Sentra | reestilização | 2º semestre |
Peugeot 208 | reestilização | 2º semestre |
Peugeot 208 THP | nova versão | 2º semestre |
Peugeot 308 europeu | inédito | 1º semestre |
Porsche 911 | nova geração | 1º trimestre |
Porsche Macan GTS | nova versão | abril |
Renault Captur | inédito | 2º semestre |
Renault Kwid | inédito | 2º semestre |
Renault Oroch AT | nova versão | 1º semestre |
Renault Sandero 1.0 | novo motor (3 cil.) | 1º semestre |
Renault Logan 1.0 | novo motor (3 cil.) | 1º semestre |
Toyota Hilux flex | novo motor | 2º semestre |
Toyota Hilux SW4 | nova geração | já estreou |
Toyota Prius | nova geração | 2º geração |
Volkswagen Gol | reestilização | março |
Volkswagen Golf | produção nacional | março |
Volkswagen Passat | nova geração | 1º trimestre |
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião