O consumo de combustível está entre fatores que mais pesam na decisão do consumidor na hora de escolher um carro, principalmente agora em que os preços da gasolina e do etanol estão nas alturas.
E para saber quais são as opções mais econômicas do mercado, existe uma ferramenta útil desenvolvida pelo Inmetro/ Conpet: o teste de eficiência energética, que todos os anos aponta como ‘bebem’ os automóveis no país.
Elaboramos uma lista com os melhores índices obtidos entre hatches e sedãs rodando na cidade e na estrada. Há, inclusive, os modelos com motorização turbo e os veículos híbridos - em breve traremos os mais econômicos nos segmentos de picapes e SUV’s/ crossovers. Confira:
Híbridos
Ao contrário dos veículos convencionais, os híbridos rendem mais na cidade que na estrada, pois as frenagens – mais constantes na área urbana – carregam a bateria, poupando gasolina.
1.º TOYOTA PRIUS
Cidade: 18,9 km/l (g/ bateria)
Estrada: 17,0 km/l (g/ bateria)
Motor:1.8, 134 cv, CVT
Preço: R$ 126,6 mil
2.º FORD FUSION HYBRID
Cidade: 16,5 km/l (g/ bateria)
Estrada: 15,1 km/l (g/ bateria)
Motor: 2.0, 143 cv, CVT
Preço: R$ 159,9 mil
3.º LEXUS CT 200h
Cidade: 15,7 (g/ bateria)
Estrada: 14,2 (g/ bateria)
Motor: 1.8, 136 cv, CVT
Preço: R$ 129,9 mil
Hatch compacto
A era dos motores 3 cilindros melhorou a eficiência energética dos carros e entregou mais força em baixas rotações.
1.º PEUGEOT 208
Cidade: 10,9/ 15,1 km/l (e/g)
Estrada: 11,7/ 16,9 km/l (e/g)
Motor: 1.2, 84/90 cv, manual
Preço: R$ 51.190
2.º CITROËN C3
Cidade: 10,6/ 14,8 km/l (e/g)
Estrada: 11,3/16,6 km/l (e/g)
Motor: 1.2, 84/90 cv, manual
Preço: R$ 47.490
3.º FIAT MOBI DRIVE
Cidade: 9,8/ 14,0 km/l
Estrada: 11,1/ 15,9 km/l
Motor: 1.0 três cilindros, 72/ 77, Dualogic
Preço: será lançado no fim do mês
4.º VOLKSWAGEN UP!
Cidade: 9,6/ 14,2 km/l (e/g)
Estrada: 10,1/ 15,3 km/l (e/g)
Motor: 1.0, 75/ 82 cv, manual
Preço: R$ 37.590 (4p)
5.º CHEVROLET ONIX JOY
Cidade: 8,8/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,5/ 15,3 km/l (e/g)
Motor: é
Preço: R$ 39.590
Hatch compacto turbo
Muito comum lá fora, a tecnologia downsizing (motores menores e mais fortes) com propulsão sobrealimentada começa a ganhar o mercado brasileiro.
1.º VOLKSWAGEN UP! TSI
Cidade: 9,6/ 13,8 km/l (e/g)
Estrada: 11,1/ 16,1 km/l (e/g)
Motor: 1.0 turbo, 101/ 105 cv, manual
Preço: R$ 49.585
2.º FORD NEW FIESTA ECOBOOST
Cidade: 12,2 km/l (g)
Estrada: 15,3 km/l (g)
Motor: 1.0 turbo, 125 cv, automatizado de dupla embreagem
Preço: R$ 72.890
3.º HYUNDAI HB20 TURBO
Cidade: 8,2/ 11,6 km/l (e/g)
Estrada: 10,1/ 14,3 km/l (e/g)
Motor: 1.0 turbo, 116/ 125 cv, manual
Preço: R$ 74.990
Sedã compacto
O Prisma (2.º na lista) - modelo manteve o visual antigo no versão de entrada Joy - e o Etios (5.º) são os únicos com o propulsor de 4 cilindros. Os demais são três cilindros.
1.º CHEVROLET PRISMA JOY
Cidade: 8,7/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,9/ 15,6 km/l (e/g)
Motor: 1.0, 78/ 80 cv, manual
Preço: R$ 43.590
2.º NISSAN VERSA
Cidade: 8,8/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,5 / 15,3 km/l (e/g)
Motor: 1.0 três cilindros, 77 cv (g/e), manual
Preço: R$ 45.340
VOLKSWAGEN VOYAGE
Cidade: 8,7/ 12,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,5/ 15,4 km/l (e/g)
Motor: 1.0 três cilindros, 75/ 82 cv, manual
Preço: R$ 41.329
4.º FORD KA+
Cidade: 8,9/ 13,0 km/l (e/g)
Estrada: 10,4/ 15,1 km/l (e/g)
Motor: 1.0 três cilindros, 80/ 85 cv, manual
Preço: R$ 46.290
5.º TOYOTA ETIOS SEDAN
Cidade: 8,4/ 12,2 km/l (e/g)
Estrada: 10,4/ 14,9 km/l (e/g)
Motor: 1.5, 102/ 107 cv, manual
Preço: R$ 49.960
Sedã compacto-médio
Com a reestilização, o Cobalt subiu de patamar e passou a ser um modelo mais sofisticado e tecnológico, além de oferecer um visual bem mais atraente que a linha anterior. De quebra, tornou-se um carro econômico.
1.º CHEVROLET COBALT
Cidade: 8,5/ 12,5 km/l (e/g)
Estrada: 10,4/ 15,1 (e/g)
Motor: 1.4, 97/ 102 cv, manual
Preço: R$ 55.190
2º HONDA CITY
Cidade: 8,6/ 12,4 km/l (e/g)
Estrada: 10,3/ 14,6 km/l (e/g)
Motor: 1.5, 115/ 116 cv, manual
Preço: R$ 60.900
3.º NEW FIESTA SEDAN
Cidade: 7,6/ 11,6 km/l (e/g)
Estrada: 9,7/ 14,0 km/l (e/g)
Motor: 1.6, 125/ 128 cv, manual
Preço: R$ 61.590
Hatch médio
Os motores turbo são os mais econômicos neste segmento, como recém-lançado Volkswagen Golf 1.0 que aparece na frente com o seu novo 1.0 TSI. Pode parecer pouco, mas o propulsor menor dá conta do recado na aceleração e retomada.
1.º VOLKSWAGEN GOLF
Cidade: 8,4/ 11,9 km/l (e/g)
Estrada: 10,1/ 14,4 km/l (e/g)
Motor: 1.0 TSI, 116/ 125 cv, manual
Preço: R$ 74.990
2.º AUDI A3 SPORTBACK
Cidade: 11,6 km/l (g)
Estrada: 14,4 km/l (g)
Motor: 1.4 TFSI, 122 cv, automatizado de dupla embreagem
Preço: R$ 120.990
3.º FORD FOCUS
Cidade: 7,5/ 10,8 km/l (e/g)
Estrada: 9,3/ 13,6 km/l (e/g)
Motor: 1.6, 131/ 135 cv, manual
Preço: R$ 76.200
4.º PEUGEOT 308 THP
Cidade: 7,2/ 10,6 km/l (e/g)
Estrada: 8,9/ 12,9 km/l (e/g)
Motor: 1.6 turbo, 166/ 173 cv, automático
Preço: R$ 91.990
5.º HYUNDAI I30
Cidade: 9,3 km/l
Estrada: 12,3 km/l
Motor: 1.8, 150 cv, automático
Preço: R$ 80.776
Sedã médio
O campeão de vendas do segmento também é o modelo que menos bebe, além de oferecer a versão mais barata da lista.
1.º TOYOTA COROLLA
Cidade: 7,8/ 11,4 km/l (e/g)
Estrada: 9,2/ 13,2 km/ (e/g)
Motor: 1.8 GLI, 139/ 144 cv, CVT
Preço: R$ 69.040
2.º HONDA CIVIC SPORT
Cidade: 7,1 / 10,2 km/l (e/g)
Estrada: 9,3/ 13,4 km/l (e/g)
Motor: 2.0, 150/ 155 cv, manual
Preço: R$ 87.900
3.º KIA CERATO
Cidade: 6,6/ 9,5 km/l (e/g)
Estrada: 9,3/ 14,0 km/l (e/g)
Motor: 1.6, 122/ 128 cv, automático
Preço: R$ 73.990
4.º FORD FOCUS FASTBACK
Cidade: 6,7/ 9,7 km/l (e/g)
Estrada: 9,2/ 13,0 km/l (e/g)
Motor: 2.0, 175/ 178 cv/ automatizado de dupla embreagem
Preço: R$ 82.690
HYUNDAI ELANTRA
Cidade: 6,3/ 9,5 km/l (e/g)
Estrada: 9,5/ 13,4 km/l (e/g)
Motor: 2.0, 157/ 167 cv, automático
Preço: R$ 84.990
Sedã médio turbo
Eleito o ‘Carro do Ano’ no prêmio da Auto Esporte, o Civic chama atenção pelo visual e o inédito motor turbinado, que despeja potência sem esvaziar o tanque rapidamente.
1.º HONDA CIVIC TOURING
Cidade: 12,0 km/l
Estrada: 14,6 km/l
Motor: 1.5 turbo, 173 cv, CVT
Preço: R$ 124.900
2.º AUDI A3 SEDAN
Cidade: 7,8/ 11,7 km/l (e/g)
Estrada: 9,9/ 14,2 km/l (e/g)
Motor: 1.4 TFSI, 153 cv, automático
Preço: R$ 106.990
3.º CHEVROLET CRUZE
Cidade: 7,6/ 11,2 km/l (e/g)
Estrada: 9,6/ 14,0 km/l (e/g)
Motor: 1.4 turbo, 150/ 153 cv, automático
Preço: R$ 89.990
4.º VOLKSWAGEN JETTA TSI
Cidade: 11,3 km/l
Estrada: 13,9 km/l
Motor: 1.4 turbo, 150 cv, manual
Preço: R$ 83.876
5.º CITROËN C4 LOUNGE THP
Cidade: 7,1/ 10,5 km/l (e/g)
Estrada: 9,0/ 13,2 km/l (e/g)
Motor: 1.6 turbo, 166/ 173 cv, automático
Preço: R$ 68.500
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião