Verdade: Embora a distância seja a mesma ou até menor, utilizar sempre o mesmo caminho engarrafado aumenta o consumo de combustível, pois andando e parado o motor superaquece, sendo necessário que outros mecanismos do carro entrem em funcionamento para manter refrigerado. Além disso, o consumo do carro em marchas lentas primeira e segunda marcha é muito maior.
Para menor consumo, use sempre aceleração leve
Mito Embora não pareça, é acelerando fundo, desde que em rotações baixas, que se obtém o menor consumo específico (ou seja, em relação à potência obtida) nos motores a quatro tempos do ciclo Otto a gasolina, álcool e gás natural. A razão é que o acelerador pouco aberto dificulta a aspiração do ar e gera perdas de bombeamento. Portanto, entre usar quarta ou quinta marcha para vencer uma subida a 100 km/h, por exemplo, prefira a quinta, mesmo que precise pisar mais no acelerador.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião