Imagine você se deparar com um trânsito pesado e antes de começar a perder a paciência aperta um botão e o congestionamento à frente simplesmente desaparece! É o sonho de qualquer motorista das grandes cidades.
Pois a empresa americana de telecomunicação Verizon criou um conceito capaz de fugir de engarrafamento.
Batizado de ‘Hum Ride’, o veículo utiliza uma suspensão hidráulica que permite se elevar e passar por cima do congestionamento. O modelo que serviu de cobaia é um Jeep Grand Cherokee, equipado com motor Honda.
O projeto foi feito em parceria com a Thinkmodo, empresa especializada em vídeos virais. É claro que o vídeo virou sucesso na internet. Nele, é possível ver o usuário acionar um botão para que a tecnologia entre em ação.
LEIA MAIS: Confira os 20 carros flex mais gastões do Brasil
O conjunto, inclusive, traz câmeras que exibem na multimídia do carro tudo que se passa embaixo do SUV, enquanto ele supera com uma espécie de ‘transformers’ os veículos à frente.
Mas, por enquanto, a ideia está longe de chegar às ruas, especialmente pelas restrições das regras de trânsito. O Jeep anticongestionamento é parte do pacote de divulgação da plataforma digital Hum, da Verizon, que atua como uma central de diagnósticos do carro, além de servir de assistência em viagens, entre outros serviços.
Pensando bem, se a ideia fosse realmente comercializada seria interessante apenas para os primeiros compradores, depois o trânsito ficaria caótico no andar de cima e seria melhor circular por baixo novamente.
Superônibus na China
Recentemente, uma tecnologia parecida foi apresentada na China, só que utilizando um superônibus. O veículo, também elevado, circularia sobre o trânsito, com a diferença de rodar em cima de trilhos. A viabilidade deste projeto, porém, foi colocada em xeque.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast