Durante a época natalina a cidade é invadida por inúmeros papais-noéis. Eles estão na frente das lojas ou nos shoppings para atrair clientes, em eventos alusivos à data espalhados pelos bairros ou mesmo circulando nas ruas para arrancar o sorriso das pessoas e, principalmente, das crianças.
Um deles é um dos mais festejados por onde passa. E por um motivo especial: em vez de trenó ou carro, Moisés da Silva, conhecido como Capitão Moita, assume o papel de ‘Papai Noel Motociclista’, montado na sua Harley-Davidson Panhard 1951.
>>Motos poderão circular no corredor entre os carros sem levar multas
O personagem ganhou vida há 20 anos para alegrar os filhos, depois que um papai noel contratado para animar o natal na casa dele não empolgou a família. “Na época comprei uma roupa de papai noel na feira de natal da Praça Osório. No ano seguinte saí com minha moto pela cidade e a recepção das pessoas foi muito boa”, conta.
>>Estacionar em vaga de idoso, sem direito, poderá render multa bem mais salgada
É claro que o estilo único do ‘bom velhinho’ não se limitaria a passeios em duas rodas pela cidade. Hoje, Moisés participa das celebrações de Natal em grandes empresas, residências e eventos beneficentes. “O personagem é muito mágico”, diz.
Para o capitão, título que ganhou por ser o comandante de seu motoclube, o mais importante não são as roupas, mas o espírito do natal. Ele conta que a moto ajuda a compor um papai noel mais descolado, como define. “Outro dia, no trânsito, liguei as luzes da minha moto e as crianças do carro ao lado gritaram e me chamaram. Foi muito gratificante”, comenta.
A decoração da cidade ajuda a entrar no clima. “Curitiba andava muito triste nesse período, agora não, pois a cidade se vestiu de natal.”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast