A Toyota confirmou a produção do Yaris no Brasil a partir de 2018. O modelo compacto ficará posicionado entre o Etios e o Corolla e sairá da fábrica de Sorocaba (SP) primeiramente na versão hatch, com o mesmo motor 1.5 do Etios.
O preço estimado vai girar na casa dos R$ 60 mil para brigar com Volkswagen Polo , Ford Fiesta, Peugeot 208 e as versões mais caras de Fiat Argo e Hyundai HB20.
A carroceria sedã chegará numa segunda fase e terá como alvo outras duas novidades: o sedã do Argo e o VW Virtus (o três volumes do Polo) - que estreiam no primeiro trimestre de 2018 -, além do Honda City.
Por enquanto, o Yaris não será construído sobre a moderna plataforma TNGA, como acontece com a nova geração do carro lançada recentemente na Tailândia. Isso só acontecerá a partir de 2019, quando a nova base chegará à próxima geração do Corolla.
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A vinda da TNGA abrirá a possibilidade de outros modelos serem feitos no Brasil, como o híbrido Prius e o crossover C-HR, que antes virá importado na versão híbrida .
O design do novo Yaris exibe uma dianteira que lembra muito o Corolla norte-americano, especialmente os faróis esguios que invadem a lateral e o para-choque com grandes entradas de ar inferiores. Na traseira, as lanternas em formato horizontal também remetem ao sedã maior.
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Por dentro, mais traços do Corolla no volante e quadro de instrumentos analógico, com o diferencial de que há uma tela de 4,2 polegadas que ‘come’ parte do círculo do velocímetro com informações do computador de bordo e funcionalidades do veículos.
Para viabilizar a produção nacional do Yaris, a Toyota investirá R$ 1 bilhão na planta de Sorocaba. Outros R$ 600 milhões serão aplicados na ampliação da fábrica de motores de Porto Feliz (SP) - inaugurada em maio de 2016. De lá saem os propulsores 1.3 e 1.5 do Etios e, futuramente, também do Corolla e do Yaris. A capacidade subirá de 108 mil para 174 mil unidades de força por ano.
Exportação
A Toyota também anunciou a possível exportação do Corolla para a Colômbia. A marca ainda negocia com o governo daquele país, mas a intenção é vender o sedã médio, juntamente com o Yaris, no mercado colombiano.
Seria o segundo modelo da atual linha a ser exportado para outros países. O Etios (sedã e hatch) já segue para Argentina, Paraguai, uruguai, peru, Costa Rica e Honduras.
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A exportação tem contribuído para a recuperação da indústria automotiva depois um crise profunda nos dois últimos anos. A produção cresceu 25% em 2017, motivado pelo salto de 56% das vendas para o exterior, registrando um novo recorde.
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