![Conheça o Virtus, o novo sedã da Volks com espaço de médio e preço de compacto Volkswagen Virtus chega ao Brasil no início de 2018 para brigar com o Cobalt. Sedã tem espaço de médio e preço de compacto. | /](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/04/c743017c22f736760ea22ff6eb7c7684-gpLarge.jpg)
A Volkswagen acaba de anunciar que terá nove lançamentos até o fim do ano. O primeiro deles foi o novo up!, apresentado em abril. A grande novidade, porém, chega no segundo semestre: a nova geração do Polo. E o modelo virá acompanhado da variante sedã, que está prevista para estrear no primeiro trimestre de 2018 - a produção começa em novembro.
O Virtus usará uma versão menor da plataforma MQB do Golf, a A0, a mesma a ser usada no novo Polo. O três volumes terá espaço de sedã médio a preço de compacto. O alvo é certeiro: o bom de vendas Chevrolet Cobalt, que custa a partir de R$ 63 mil. O Honda City (R$ 60.900) também está na mira.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/04/030ffe4bb13411e7155af9dc3c196401-gpMedium.jpg)
LEIA MAIS: Volkswagen T-ROC, o SUV do Golf, surge sem disfarces e já tem data para estrear
O Volks terá comprimento superior a 4,20 m e entre-eixos ao redor dos 2,56 m. São 10 cm a mais que o oferecido pelo Voyage. O porta-malas também será tamanho GG, algo acima de 500 litros de capacidade. O do Voyage é de 480 l.
Motorização terá turbo
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/04/aa95647aa4880eb9ad91811eafab7bb3-gpMedium.jpg)
Segundo fontes da Volkswagen, todos os motores do Virtus serão da linha EA211. A opção de entrada será equipada com o 1.0 MPI, de 82 cv, que, em tese, não sofrerá tanto devido ao baixo peso da plataforma MQB.
O sedã deverá pesar pouco mais de uma tonelada mesmo com o acréscimo de tecnologias como ESP e controle de tração, que serão itens obrigatórios em três anos.
Na opção mais cara terá o 1.0 TSI com turbo e injeção direta, que gera 105 cv e 16,8 kgfm a 1.500 rpm. A terceira e última opção será mais tradicional, com o 1.6 16V, de 120 cv.
O câmbio deverá ser o automático tradicional no lugar da caixa automatizada i-Motion de cinco marchas.
Identidade própria?
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/04/85999049dc6215a9190282228a762a1a-gpMedium.jpg)
O modelo já foi flagrado em testes pelas rodovias brasileiras. Num deles, ele estava adaptado com a traseira do Golf Variant (perua). Mas, a frente era do futuro sedã.
Na dianteira, o Virtus será idêntico ao futuro Polo. E a quase tudo o que a Volkswagen desenha. O único porém está na grade dianteira que terá uma barra mais grossa no encontro do capô e duas mais finas logo abaixo.
LEIA MAIS: Volks prepara volta do Polo ao Brasil e pacotão com novo sedã, picape e SUV
Os faróis de neblina são inspirados nos do novo Golf, a ser apresentado no meio do ano. De lado, ele fica mais interessante devido aos fortes vincos que cruzam as portas e a linha de cintura alta.
As lanternas traseiras não fugirão do desenho horizontal. Na cabine, o Virtus seguirá o padrão da marca, ou seja, linhas retas e revestimentos mais agradáveis ao toque, além de uma central multimídia acessível, hoje item indispensável na decisão de compra do consumidor.
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião