O ano que passou não será esquecido tão cedo pela indústria automotiva nacional. Foi o melhor da história. O volume de vendas bateu recordes e o Brasil tirou da Alemanha o posto de quarto maior mercado do mundo, com 3.515.120 de veículos comercializados (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), um aumento de 11,91% em comparação com 2009, segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Pelo 24.º ano seguido, o Gol terminou na liderança dos mais vendidos no país. O hatch somou 293,7 mil unidades, porém ganhou concorrência acirrada. A nova geração do Fiat Uno chegou em junho e reduziu a vantagem do Volkswagen, que em 2009 foi de quase 100 mil, para 60 mil exemplares em 2010. Na categoria dos hatches médios, o Hyndai i30 superou o Fiat Punto por menos de 200 unidades 35.931 contra 35.737.
Liderança
A Fiat manteve liderança de vendas. A empresa negociou 760.474 unidades de automóveis em 2010, o que representa 22,84% da fatia nacional. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 697.342 unidades e 20,95% de participação. Na sequência estão a General Motors (19,75%), a Ford (10,10%) e a Renault (4,82%). Ao comparar com o ranking de 2009, a Renault superou a Honda (3,80%) na briga pelo quinto lugar, a Hyundai (3,18%), que estava em nono, passou a Toyota (2,99%) e a Peugeot (2,71%) para ficar com o sétimo posto.
Confira os modelos campeões de emplacamentosentre carros e comerciais leves.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião