Termina nesta segunda-feira (4) o prazo para que os postos de combustíveis cumpram a medida provisória 838 publicada pelo governo federal que baixa em R$ 0,46 o preço do litro do diesel por um período de 60 dias. Até o momento, poucos estabelecimentos no país acataram a determinação e ainda mantêm o valor antigo, um dos motivos que levaram à greve dos caminhoneiros.
Caso os preços com a redução passem a ser praticados, por tabela os donos de veículos utilitários e picapes que rodam com o óleo combustível também serão contemplados e pagarão menos para encher o tanque.
>> Conheça o carro 100% elétrico para fugir dos postos e vendido a preço ‘popular’
Os modelos a diesel são conhecidos pela economia no consumo, além de oferecer bem mais toque que os movidos a gasolina ou flex. Porém, essa opção é restrita a veículos com tração nas quatro rodas e marcha reduzida ou com capacidade de carga de 1.000 kg, conforme prevê a legislação brasileira - neste caso, carros de passeio são proibidos de vir equipados com essa motorização.
>> Kit GNV é alternativa à gasolina e ao etanol para rodar mais e gastar menos
Listamos os modelos mais acessíveis, segundo a Tabela Fipe (preço médio de mercado), e os principais itens de série de cada um.
FIAT TORO FREEDOM
Principais itens: direção elétrica com regulagem de altura e profundidade; piloto automático com controlador de velocidade; computador de bordo; controle de estabilidade; auxiliar de partida em subida; rádio com comando no volante; ar-condicionado; Isofix; sensor de ré; skid plate (equipamento para proteção contra batidas) no para-choque dianteiro; rodas de aço aro 16; e revestimento de caçamba.
Motor: 2.0 TDi, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Tração: 4x4
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 10,4/ 12,5 km/l (cidade/ estrada)
JEEP RENEGADE CUSTOM
Principais itens: direção elétrica com ajuste de altura e profundidade; alarme; ar-condicionado; controle de estabilidade; controle anticapotamento; freio de estacionamento eletrônico; borboletas atrás do volante para a troca de marchas; controle de velocidade em descida; auxiliar de partida em subida; Isofix; piloto automático com limitador de velocidade; luz diurna em led; rodas de liga aro 16; seletor de quatro modos de terreno; e sistema de som com seis alto falantes.
Motor: 2.0 TDi, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 9 marchas.
Consumo médio: 9,4/ 11,5 km/l (cidade/estrada).
FORD RANGER XLS
Principais itens: direção elétrica; controle de estabilidade; diferencial traseiro blocante; ar-condicionado; SYNC com tela de 4,2"; sete airbags; piloto automático; computador de bordo; controle anticapotamento e de carga; rodas de liga leve aro 17; assistente de partida em rampa; e isofix.
Motor: 2.2 Tdi, de 160 cv e 39,3 kgfm.
Tração: 4x2.
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,5/ 10,5 km/l (cidade/ estrada).
>> Dirigir sem CNH pode resultar em multa cinco vezes maior
MITSUBISHI L200 SPORT GLX
Principais itens: direção hiráulica com regulagem de altura e profundidade; computador de bordo; ar-condicionado manual; abertura da porta por aproximação; rádio com bluetooth e USB; rodas de liga aro 16.
Motor: 2.5 TDi, de 190 cv e 43,9 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 10,0/ 12,0 km/l (cidade/ estrada).
VOLKS AMAROK S
Principais itens: direção hidráulica; ar-condicionado; controle de estabilidade; sistema de frenagem automática pós colisão; assistente de partida em rampa; controle de velocidade em descida; e rodas de aço aro 16.
Motor: 2.0 TDi, de 140 cv e 34,7 kgfm.
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Tração: 4x4.
Consumo médio: 8,5/ 9,3 km/l (cidade/estrada).
TOYOTA HILUX STD
Principais itens: direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade; três airbags; ar-condicionado; bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico; faróis com ajuste de altura; modo de condução Power (repostas mais esportivas acionadas por botão); protetor de caçamba; e rodas de aço aro 17;
Motor: 2.8 TDi, de 177 cv e 42,8 kgfm.
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Tração: 4x4.
Consumo médio: 9,3/ 11,2 km/l (cidade/ estrada).
SSANGYOUNG KORANDO
Principais itens: direção elétrica com ajuste de altura e profundidade; controle de estabilidade; assistente de partida em subida; sensor de ré; alarme; luz diurna em led; isofix; piloto automático; ar-condicionado digital; banco do motorista com ajuste elétrico; e central multimídia com navegação, wi-fi e espelhamento da tela do celular.
Motor: 2.2, de 178 cv e 41,0 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,0/ 11,0 km/l (cidade/estrada).
SSANGYOUNG ACTYON SPORTS
Principais itens: direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade; isofix; roda de liga aro 18; travamento elétrico da caçamba; protetor de caçamba; central multimídia com navegação, wi-fi e espelhamento da tela de celular; computador de bordo; ar-condicionado; e alarme.
Motor: 2.2, de 178 cv e 41,0 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,0/ 11,0 km/l (cidade/estrada).
CHEVROLET S10 LS
Principais itens: direção elétrica com ajuste de altura; faróis em led; sensor e câmera de ré; controle de estabilidade; bancos do motorista com ajuste elétrico; central multimídia com conexão Android Auto e Apple Carplay; sistema OnStar; piloto automático com limitar de velocidade; computador de bordo;
Motor: 2.8 TDi, de 200 cv e 44,9 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,4/ 10,4 km/l (cidade/estrada).
JEEP COMPASS LONGITUDE
Principais itens: direção elétrica com ajuste em altura e profundidade; alarme; ar-condicionado digital de duas zonas; sensor e câmera de ré; banco do motorista com regulagem elétrica; controles de estabilidade; assistente de partida em subida; acesso e partida sem chave; computador de bordo; controle anticapotamento; faróis e lanternas em led; luz diurna em led; controle de velocidade em descida; borboletas atrás do volante para a troca de marchas; seletor de quatro modos de terreno; piloto automático com limitador de velocidade; isofix; central multimídia com tela de 8,4”, comando de voz, conexões Apple Carplay e Android Auto e sistema de navegação; e rodas de liga aro 18.
Motor: 2.0 TDi, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 9 marchas.
Consumo médio: 9,8/ 11,4 km/l (cidade/ estrada).
NISSAN FRONTIER SE
Principais itens: direção hidráulica com regulagem de altura; bancos em couro; ar-condicionado; abertura das portas sem a chave; piloto automático com controle de velocidade; rodas de liga com aro 16; assistente de partida em subida e de velocidade em descida; controle de estabilidade; e bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador.
Motor: 2.3 TDi,de 190 cv e 45,9 kgfm.
Câmbio: automático, de 7 marchas.
Tração: 4x4.
Consumo médio: 8,9/ 10,5 km/l (cidade/estrada).
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião