Termina nesta segunda-feira (4) o prazo para que os postos de combustíveis cumpram a medida provisória 838 publicada pelo governo federal que baixa em R$ 0,46 o preço do litro do diesel por um período de 60 dias. Até o momento, poucos estabelecimentos no país acataram a determinação e ainda mantêm o valor antigo, um dos motivos que levaram à greve dos caminhoneiros.
Caso os preços com a redução passem a ser praticados, por tabela os donos de veículos utilitários e picapes que rodam com o óleo combustível também serão contemplados e pagarão menos para encher o tanque.
>> Conheça o carro 100% elétrico para fugir dos postos e vendido a preço ‘popular’
Os modelos a diesel são conhecidos pela economia no consumo, além de oferecer bem mais toque que os movidos a gasolina ou flex. Porém, essa opção é restrita a veículos com tração nas quatro rodas e marcha reduzida ou com capacidade de carga de 1.000 kg, conforme prevê a legislação brasileira - neste caso, carros de passeio são proibidos de vir equipados com essa motorização.
>> Kit GNV é alternativa à gasolina e ao etanol para rodar mais e gastar menos
Listamos os modelos mais acessíveis, segundo a Tabela Fipe (preço médio de mercado), e os principais itens de série de cada um.
FIAT TORO FREEDOM
Principais itens: direção elétrica com regulagem de altura e profundidade; piloto automático com controlador de velocidade; computador de bordo; controle de estabilidade; auxiliar de partida em subida; rádio com comando no volante; ar-condicionado; Isofix; sensor de ré; skid plate (equipamento para proteção contra batidas) no para-choque dianteiro; rodas de aço aro 16; e revestimento de caçamba.
Motor: 2.0 TDi, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Tração: 4x4
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 10,4/ 12,5 km/l (cidade/ estrada)
JEEP RENEGADE CUSTOM
Principais itens: direção elétrica com ajuste de altura e profundidade; alarme; ar-condicionado; controle de estabilidade; controle anticapotamento; freio de estacionamento eletrônico; borboletas atrás do volante para a troca de marchas; controle de velocidade em descida; auxiliar de partida em subida; Isofix; piloto automático com limitador de velocidade; luz diurna em led; rodas de liga aro 16; seletor de quatro modos de terreno; e sistema de som com seis alto falantes.
Motor: 2.0 TDi, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 9 marchas.
Consumo médio: 9,4/ 11,5 km/l (cidade/estrada).
FORD RANGER XLS
Principais itens: direção elétrica; controle de estabilidade; diferencial traseiro blocante; ar-condicionado; SYNC com tela de 4,2"; sete airbags; piloto automático; computador de bordo; controle anticapotamento e de carga; rodas de liga leve aro 17; assistente de partida em rampa; e isofix.
Motor: 2.2 Tdi, de 160 cv e 39,3 kgfm.
Tração: 4x2.
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,5/ 10,5 km/l (cidade/ estrada).
>> Dirigir sem CNH pode resultar em multa cinco vezes maior
MITSUBISHI L200 SPORT GLX
Principais itens: direção hiráulica com regulagem de altura e profundidade; computador de bordo; ar-condicionado manual; abertura da porta por aproximação; rádio com bluetooth e USB; rodas de liga aro 16.
Motor: 2.5 TDi, de 190 cv e 43,9 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 10,0/ 12,0 km/l (cidade/ estrada).
VOLKS AMAROK S
Principais itens: direção hidráulica; ar-condicionado; controle de estabilidade; sistema de frenagem automática pós colisão; assistente de partida em rampa; controle de velocidade em descida; e rodas de aço aro 16.
Motor: 2.0 TDi, de 140 cv e 34,7 kgfm.
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Tração: 4x4.
Consumo médio: 8,5/ 9,3 km/l (cidade/estrada).
TOYOTA HILUX STD
Principais itens: direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade; três airbags; ar-condicionado; bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico; faróis com ajuste de altura; modo de condução Power (repostas mais esportivas acionadas por botão); protetor de caçamba; e rodas de aço aro 17;
Motor: 2.8 TDi, de 177 cv e 42,8 kgfm.
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Tração: 4x4.
Consumo médio: 9,3/ 11,2 km/l (cidade/ estrada).
SSANGYOUNG KORANDO
Principais itens: direção elétrica com ajuste de altura e profundidade; controle de estabilidade; assistente de partida em subida; sensor de ré; alarme; luz diurna em led; isofix; piloto automático; ar-condicionado digital; banco do motorista com ajuste elétrico; e central multimídia com navegação, wi-fi e espelhamento da tela do celular.
Motor: 2.2, de 178 cv e 41,0 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,0/ 11,0 km/l (cidade/estrada).
SSANGYOUNG ACTYON SPORTS
Principais itens: direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade; isofix; roda de liga aro 18; travamento elétrico da caçamba; protetor de caçamba; central multimídia com navegação, wi-fi e espelhamento da tela de celular; computador de bordo; ar-condicionado; e alarme.
Motor: 2.2, de 178 cv e 41,0 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,0/ 11,0 km/l (cidade/estrada).
CHEVROLET S10 LS
Principais itens: direção elétrica com ajuste de altura; faróis em led; sensor e câmera de ré; controle de estabilidade; bancos do motorista com ajuste elétrico; central multimídia com conexão Android Auto e Apple Carplay; sistema OnStar; piloto automático com limitar de velocidade; computador de bordo;
Motor: 2.8 TDi, de 200 cv e 44,9 kgfm.
Tração: 4x4
Câmbio: manual, de 6 marchas.
Consumo médio: 8,4/ 10,4 km/l (cidade/estrada).
JEEP COMPASS LONGITUDE
Principais itens: direção elétrica com ajuste em altura e profundidade; alarme; ar-condicionado digital de duas zonas; sensor e câmera de ré; banco do motorista com regulagem elétrica; controles de estabilidade; assistente de partida em subida; acesso e partida sem chave; computador de bordo; controle anticapotamento; faróis e lanternas em led; luz diurna em led; controle de velocidade em descida; borboletas atrás do volante para a troca de marchas; seletor de quatro modos de terreno; piloto automático com limitador de velocidade; isofix; central multimídia com tela de 8,4”, comando de voz, conexões Apple Carplay e Android Auto e sistema de navegação; e rodas de liga aro 18.
Motor: 2.0 TDi, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Tração: 4x4
Câmbio: automático, de 9 marchas.
Consumo médio: 9,8/ 11,4 km/l (cidade/ estrada).
NISSAN FRONTIER SE
Principais itens: direção hidráulica com regulagem de altura; bancos em couro; ar-condicionado; abertura das portas sem a chave; piloto automático com controle de velocidade; rodas de liga com aro 16; assistente de partida em subida e de velocidade em descida; controle de estabilidade; e bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador.
Motor: 2.3 TDi,de 190 cv e 45,9 kgfm.
Câmbio: automático, de 7 marchas.
Tração: 4x4.
Consumo médio: 8,9/ 10,5 km/l (cidade/estrada).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast