Os contribuintes já sabem quanto irão pagar de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2017. A tabela com os valores de IPVA do Paraná foi divulgada nesta segunda-feira (19). A alíquota é de 3,5% para automóveis e motocicletas e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV.
Enquanto boa parte já começa a pensar em separar o dinheiro para pagar o tributo a partir de 23 de janeiro, uma ínfima parcela de proprietários provavelmente não deve estar preocupada em colocar na ponta do lápis esse tipo de gasto.
Afinal se o valor do carro adquirido ultrapassa a casa do meio milhão de reais, não serão ‘meros’ R$ 78,5 mil de IPVA que vão tirar o sono do proprietário da Ferrari 488 GTB, ano 2016, modelo que é responsável pelo maior recolhimento aos cofres do estado com a tributação.
O valor venal (de mercado) do superesportivo italiano é de R$ 2,2 milhões – a cotação é estabelecida pelo governo com base nos preços verificados na Tabela Fipe - referência de preço médio no mercado brasileiro.
Selecionamos dez carros com os maiores valores de IPVA no estado, conforme a relação divulgada pela Secretaria da Fazenda, e traz algumas novidades comparado ao top 10 do ano passado.
Consideramos o modelo que mais recolhe em cada marca – pois, caso contrário, a lista seria formada apenas por Ferrari, Porsche, Mercedes e Lamborghini.
Também escolhemos os que foram emplacados até 2016, lembrando que para os modelos zero km, licenciados a partir de 2017, a alíquota incide sobre o valor de nota fiscal.
Veja o valor do IPVA do seu veículo
Confira os prazos de pagamento do IPVA
1.º FERRARI 488 GTB
O dono desta 488 GTB 2016, que começou a ser importada para o Brasil no fim do ano passado, repassará ao cofre público R$ 78,5 mil, quase o equivalente a um Honda HR-V (R$ 79,4 mil), líder de vendas no segmento de SUV/ Crossover.
O superesportivo, avaliado em R$ 2,24 milhões é movido por um motor turbo V8 3.9, de 670 cv e 77,4 kgfm de torque. O desempenho do sucessor da 458 Italia é insano: atinge 330 km/h de máxima e vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.
Há outra 488 GTB passeando pelas ruas paranaenses. Uma modelo 2015, com etiqueta de R$ 2,1 milhões. No ranking do ano passado, a Ferrari 458 Speciale é quem encabeçou a lista dos IPVAs mais caros - ela ainda aparece na relação da Receita Estadual avaliada em R$ 2 milhões.
2.º LAMBORGHINI AVENTADOR
Mesmo com três anos de uso (o modelo emplacado no estado é de 2013), o possante italiano de R$ 1,7 milhão continua a instigar o sonho de consumo de muitos apaixonados por carros.
O veículo rende uma tributação de R$ 60,3 mil. O Aventador é o substituto do Murciélago e foi lançado em 2011. O nome é homenagem a um lendário touro da década de 1990, considerado o animal mais nervoso que já visto na Plaza de Toros de Zaragoza, na Espanha.
A produção do modelo foi limitada a 4.000 unidades. O motor 6.5 V12, de 700 cv e 70,4 kgfm, chega a 350 km/h e leva 2,9 segundos para ir a 100 km/h.
Tem um outro Aventador licenciado no Paraná, ano 2012, com preço estipulado em R$ 1,67 milhão.
3.º BENTLEY CONTINENTAL GTC
O modelo da relação é de 2014, avaliado em R$ 1,4 milhão e com valor de IPVA de R$ 50,3 mil É um dos três exemplares da Bentley emplacados no estado - os outros são um cupê GT 2012 (R$ 614 mil) e um sedã Flying Spur 2010 (R$ 364 mil).
A versão conversível de luxo inglesa se destaca pela construção artesanal. O acabamento traz materiais nobres, entre os quais madeira, alumínio, couro e veludo.
Carrega um motor biturbo 4.0 V8, de 507 cv e 67,3 kgfm, capaz de levá-lo a 100 km/h em 4,8 segundos e a 301 km/h de velocidade.
4.º PORSCHE 911 GT3 RS
A nova geração do modelo desembarcou no Brasil em dezembro de 2015. Não é o mais potente 911 (este título cabe à versão Turbo S), porém é o que mais se aproxima da experiência de guiar um superesportivo de pista - a sigla RS vem do alemão reensport (corrida, na tradução).
Seu preço venal alcança R$ 1,21 milhão, o que gera um imposto de R$ 42,6 mil. A quantia daria para adquirir, por exemplo, um Hyundai HB20 1.0 e ainda sobrariam R$ 1 mil de troco.
São 500 cv e 48,9 kgfm extraídos do motor aspirado 4.0 boxer de seis cilindros. A máxima é de 310 km/h, com o zero a 100 km/h em 3,3 segundos.
5.º Mercedes-Benz SLS 63 AMG
A única versão Black Series (da inconfundível SLS) licenciada no Paraná é de 2013. A assinatura AMG - divisão esportiva da Mercedes - dá o peso que o estilo ‘asa de gaivota’ merece: R$ 850 mil - quando estreou no Brasil há três anos, o dono desembolsou R$ 1,18 milhão.
A BS era baseada no modelo de competição, com motor 6.3 V8 do SLS 63 AMG, só que reconfigurado para saltar dos originais 571 cv para 631 cv e 64,7 kgfm. A aceleração até os 100 km/h ocorre em 3,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 317 km/h.
A versão SLS já saiu de linha para dar lugar a AMG GT.
6.º NISSAN GT-R PREMIUM
A nova geração do famoso Godzilla desembarcou em solo brasileiro em setembro deste ano, com aquisição apenas sob encomenda. A espera após a compra dura de 3 a 4 meses e a única concessionária autorizada no país a fazer a revisão do possante fica em São Paulo.
Menos de dez unidades foram emplacadas até o momento no mercado nacional, uma delas no Paraná. O GT-R Premium é avaliado em R$ 790 mil, o que resulta em R$ 27,6 mil de IPVA.
O motor V6 biturbo 3.8 gera 572 cv e 64,9 kgfm, números que garantem máxima de 313 km/h e o faz um ‘monstro em aceleração’, indo a 100 km/h em impressionantes 2,8 segundos.
7.º AUDI R8 V10
O IPVA é relativo a um modelo 2015 do superesportivo alemão, que custa R$ 746 mil. O carro carrega o mesmo V10 usado pela Lamborghini – a Audi é proprietária da marca.
O que significa dose exagerada de potência e velocidade. São 540 cv e 55 kgfm de torque, conjunto que o faz atingir 310 km/h.
O R8 5.2 V10 também se destaca pela carroceria em fibra de carbono e alumínio. A segunda geração do modelo já deu às caras no Brasil no Salão de São Paulo, no mês passado. A versão Plus, de 610 cv, custa a bagatela de R$ 1,18 milhão.
8.º MASERATI GRAN TURISMO
R$ 25,5 mil
O cupê italiano de quatro lugares desenvolvido em parceria com a Ferrari foi pensando para os fãs de velocidade que não abrem mão da sofisticação oferecida pelos sedãs de alto luxo.
Seu design se assemelha ao primeiro Gran Turismo produzido pela marca - o 1947 GT A6 1500 Pininfarina.
O exemplar paranaense é de 2014, calculado em R$ 728 mil, empurrado por um propulsor 4.7 V8, de 460 cv, que bate os 300 km/h e chega a 100 km/h em 4,7 segundos.
9.º BMW 750Li
O sedã Serie 7, topo de gama da marca alemã, foi lançado em junho deste ano por aqui na versão M Sport. O modelo traz uma infinidade de recursos tecnológicos, ainda distante dos automóveis ‘comuns’.
Seu valor venal é de R$ 602 mil(R$ 21 mil de tributo) e a marca projeta negociar perto de 50 unidades por ano - o que daria uma pequena fortuna de R$ 12 milhões ou o equivalente a 267 unidades do Chevrolet Onix - o carro mais vendido no Brasil.
O propulsor 4.4 V8 biturbo rende 450 cv e 65 kgfm. Vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge 250 km/h, limitada eletronicamente.
LEIA MAIS: BMW lança Série 7 no Brasil com chave que parece um celular
10.º LAND ROVER RR AUTOBIOGRAPHY
É considerado um dos modelos mais luxuosos já feitos pela Land Rover. A série exclusiva da família Range Rover (a topo da marca inglesa) traz requintes como acabamento em madeira nobre, couro legítimo e alumínio.
Tanto o preço quando o desempenho é digno de um superesportivo. Avaliado em R$ 560 mil no valor venal (versão Sport), o SUV grande é impulsionado por um motor 5.0 turbo V8, de 550 cv e 69,3 kgfm de torque. Ele sai da inércia e vai 100 km/h em 5,5 segundos, alcançando 250 km/h, limitado eletronicamente.
PAGAMENTO À VISTA
Os boletos do IPVA de 2017 começam a ser enviados aos donos de veículos a partir do próximo dia 28/12. A quitação única concede 3% de desconto, paga em qualquer banco. Neste boleto consta também a primeira e segunda parcelas, caso opte pelo parcelamento.
FINAIS DE PLACA | PRAZO |
1 e 2 | 23/1 (segunda) |
3 e 4 | 24/1 (terça) |
5 e 6 | 25/1 (quarta) |
7 e 8 | 26/1 (quinta) |
9 e 0 | 27/1 (sexta) |
PARCELADO
Para esta forma de pagamento, será enviada uma nova correspondência, com a guia para recolhimento da terceira parcela. Pode ser paga em qualquer banco.
FINAIS DE PLACA | 1ª PARCELA | 2ª PARCELA | 3ª PARCELA |
1 e 2 | 23/1 (segunda) | 20/2 (segunda) | 20/3 (segunda) |
3 e 4 | 24/1 (terça) | 21/2 (terça) | 21/3 (terça) |
5 e 6 | 25/1 (quarta) | 22/2 (quarta) | 22/3 (quarta) |
7 e 8 | 26/1 (quinta) | 23/2 (quinta) | 23/3 (quinta) |
9 e 0 | 27/1 (sexta) | 24/2 (sexta) | 24/3 (sexta) |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast