HatchO nome hatch vem do inglês, hatchback, e define os carros que têm carroceria de dois volumes, sendo uma a parte onde está o motor e a outra onde ficam os passageiros. Não possuem o porta-malas saliente. Na parte traseira do carro trazem uma grande porta para acesso ao compartimento de bagagem. No Brasil são divididos em hatchs compactos e hatchs médios, de acordo com o tamanho do veículo.
RoadsterEsses pequenos esportivos com capota retrátil e comportamento agressivo são geralmente impulsionados por motores compactos e potentes. Feitos para levar apenas duas pessoas, eles praticamente não têm espaço atrás dos bancos. O BMW Z3 é classificado como um roadster. Existem ainda os modelos do tipo "spider", como o Alfa Romeo Spider, que têm uma pequeno espaço para bagagem atrás dos bancos dianteiros.
MinivanAtraem principalmente as mulheres, mas não são só elas que se rendem aos encantos das minivans. São carros altos, espaçosos e confortáveis, ótimos para famílias grandes com crianças pequenas. Geralmente são monovolumes, apesar de alguns possuírem a região do motor em evidência para a frente. Não são indicados para transporte de carga, apenas para passageiros.
Station WagonOs SW são na verdade as peruas, que geralmente derivam de carros de passeio. Sua característica principal é o teto estendido na parte traseira, que resulta em um grande porta-malas com janelas laterais. Estas versões perderam, nos últimos anos, um pouco de espaço no mercado para as minivans, mas estão voltando e começam a ganhar força novamente.
VanSão veículos geralmente monovolumes, quando você olha, vê apenas um bloco, sem divisão visível de onde está o motor, a área dos passageiros e o porta-malas. Sua utilização é principalmente comercial, para transporte de carga ou passageiros.
EsportivoA principal característica do esportivo é o desempenho elevado, ou seja, a alta potência do motor e sua rápida aceleração. Visualmente são agressivos, o que pode ser visto nas rodas mais largas, nos pneus de perfil baixo e na proximidade com o solo.
Utilitário-esportivoOs utilitários-esportivos podem ser dirigidos tanto em trechos de terra como no asfalto com conforto e segurança. Itens sofisticados como bancos de couro com regulagem elétrica, sistema de controle de tração e controlador de velocidade fazem parte da lista de equipamentos.
PicapesTambém chamados de utilitários, possuem uma cabine fechada e uma caçamba aberta. Existem modelos com cabine estendida, com mais espaço atrás dos bancos para carga, e modelos com cabine dupla, que apresentam características de automóveis .
ConversíveisSonho de muita gente, os conversíveis podem ser dirigidos com ou sem capota, podem ter dois ou três lugares no banco traseiro e diferenciam-se dos roadsters pelo maior porte. Eles podem ser derivados de carros de passeio ou de cupês esportivos.
SedãAtualmente é a categoria que mais cresce no mercado nacional. São os carros com carroceria de três volumes, ou seja, a parte do motor, a dos passageiros e o bagageiro são bem distintas. Vectra, Civic , Mégane e Fusion são os mais recentes.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião