
Com a desvalorização dos carros usados na faixa de 11% a 30%, os consumidores estão adiando o sonho do automóvel zero-quilômetro e se rendendo aos benefícios dos modelos seminovos. Após a retração nas vendas entre outubro e novembro, e de um início de recuperação em dezembro, o segmento começa a respirar com mais tranqüilidade agora em janeiro: as vendas aumentaram de 15% a 30% nas concessionárias, frente ao mesmo período do mês anterior. E os usados são responsáveis por boa parte desse desempenho.
Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmam a alta nas vendas de carros usados no país acima dos veículos novos. Os usados cresceram 13,53% de novembro para dezembro, totalizando 604.913. Já os novos aumentaram 10,61%, cerca de 183.919 unidades, na mesma comparação. A Fenabrave não tem ainda dados de janeiro deste ano.
O representante comercial Fábio Motta passou as últimas semanas visitando as revendas de Curitiba até comprar um Fiat Punto 1.8, ano 2007/08. Ele conta que antes estava propenso a comprar um zero-quilômetro, no caso um Punto EXL 1.4 por R$ 42 mil. No entanto, como seu Palio 2001 foi avaliado bem abaixo da tabela, acabou optando pela compra de um usado, encontrado por ele na mesma concessionária. "Seu preço era o mesmo do carro zero, mas como se tratava de um modelo com motor mais potente e bem mais equipado resolvi fechar o negócio, principalmente, porque o meu Palio recebeu uma avaliação melhor e entrou por R$ 12 mil", explica Motta. Em outubro do ano passado, a aposentada Suely Caldeira teve o seu Fiesta 1.0, ano 2008, avaliado por R$ 26 mil na troca por outro Fiesta, só que com motor 1.6, e já modelo 2009. "Fiz a troca no momento certo, acredito que hoje com os efeitos da crise financeira mundial não pagariam esse valor pelo meu carro usado", comenta. E ela está com toda a razão. Atualmente a Ford está oferecendo em suas concessionárias o Fiesta 1.0. Flex, ano 2009, por R$ 25.900, ou melhor, R$ 100 a menos do valor pago pelo seu carro usado em outubro.
O preço dos carros usados começou a despencar a partir de outubro, com a escassez de crédito no mercado. Em dezembro, após a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados em até 50% para carros novos, o valor dos usados caiu ainda mais. Um Celta 1.0 duas portas, 2005, por exemplo, desvalorizou 11% entre novembro e agora, de R$ 18 mil para R$ 16 mil. Já um Palio Fire duas portas, na mesma comparação, recuou de R$ 19 mil para R$ 14 mil, queda de 25%.
Para o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, o mercado de usados começou a se recuperar a partir 20 de dezembro. Segundo ele, um dos motivos mais importantes para o reaquecimento foi o fato de a oferta de crédito, embora ainda não tenha voltado aos antigos patamares, ter melhorado.
Preços de carros zero estão bem atrativos
Agora para quem tem dinheiro na mão, este é o melhor momento para comprar o carro zero-quilômetro. Além da redução do IPI, as marcas estão com promoções especiais e os preços de alguns modelos desabaram. É o caso do Hyundai Tucson, sucesso de vendas no ano passado, que em sua versão GL 4x2 2.0 automática passou de R$ 86 mil para R$ 71.800, uma queda de 16,5%. O C4 Pallas Exclusive 2.0 16V com câmbio automático apresentou queda de preço semelhante: 16,4% em apenas 30 dias.
Segundo a agência Auto Informe, que mede a inflação do carro, modelos como o Tiida, A3 Sportback, Sentra, Zafira e até carros mais procurados do mercado, como algumas versões do Vectra, Polo e do Corolla, perderam mais de 10% no preço em apenas um mês. A Hyundai foi a marca que mais recuou os preços no mês passado. Os carros da marca coreana ficaram 9,1% mais baratos. Em seguida veio a Ford, com queda de 6,8% e Citroën com 6%.
Para atrair os consumidores de carros zero-quilômetro, as marcas estão oferecendo promoções especiais. A Ford, por exemplo, anuncia que o Fiesta hatch 1.0 Flex, ano 2009, teve o preço reduzido de R$ 28.900 para R$ 25.900. O Fiesta Sedan 1.0 Flex, por sua vez, custa agora R$ 27.800, cerca de R$ 4 mil abaixo da tabela.Com entrada a partir de R$ 3 mil e saldo em até 48 vezes, a Renault oferece o Clio Campus Hi-Flex 2009, a partir de R$ 23.290, enquanto os preços do Logan 1.0 partem agora de R$ 25.980 e R$ 28.990 para o Sandero.
A rede Volkswagen está com o Gol G4 1.0 Total Flex, a partir de R$ 24.990 e o Fox 1.0, duas portas, a R$ 27.990, com o consumidor podendo optar pelo IPVA grátis ou uma taxa de 0,99% ao mês. Além do preço com IPI reduzido, a Fiat Florença oferece toda a linha com a entrada para 2014, primeira parcela para 90 dias e o pagamento da metade das seis primeiras parcelas. Outra promoção especial é da Honda Niponsul que está oferecendo preços exclusivos para o New Fit e New Civic. Nesta ação, o Fit custa a partir de R$ 49.980. As promoções também se estendem para as concessionárias Chevrolet e Peugeot.
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