Desconfiança dá lugar a satisfação
A falta de confiança nas marcas sul-coreanas realmente parece estar sendo superada entre os consumidores brasileiros. Proprietário de um Hyundai Tucson 2007, o médico e empresário de eventos Eduardo Caetano Dantas, 52 anos, garante que está muito satisfeito com seu jipe e já planeja trocá-lo por outro veículo da marca. "É bem acabado, vem completo e a garantia de cinco anos me dá uma maior segurança", salienta. De acordo com Dantas, outro ponto forte do modelo é o espaço interno. "Rebatendo o banco traseiro, o piso fica todo plano e posso transportar bastante bagagem, além de objetos que utilizo nas festas e eventos que produzo", reforça. Ele pretende, já no início do próximo ano, trocar seu Tucson pelo irmão maior Santa Fe.
Topic. Towner. Besta. Houve um tempo em que estes nomes exóticos eram sinônimos para carro sul-coreano. Desde 2005, no entanto, os principais fabricantes deste tigre asiático leia-se Hyundai, Kia e SsangYong vêm investindo pesado na diversificação de seus produtos no mercado brasileiro, importando modelos mais sofisticados e com uma boa relação custo-benefício. Resultado: modelos como Hyundai Tucson e Kia Sportage se transformaram em sucessos de venda por aqui.
Segundo Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, os fabricantes da Coréia do Sul utilizam a tática japonesa para entrar no mercado nacional: apostar em um nicho de segmento pouco explorado e conquistar o reconhecimento da marca com preços mais acessíveis e itens de série encontrados como opcionais em outras marcas. Ele lembra que, no passado, os modelos produzidos naquele país custavam pouco porque eram extremamente simples. A virada começou no início de 2000, quando o Grupo Hyundai/Kia Motors lançou um programa de qualidade com um único objetivo: ser o quinto maior fabricante do mundo no prazo de dez anos. "E eles estão conseguindo fazer a lição de casa, bem como superar um antigo obstáculo, o da falta de confiança do consumidor brasileiro", salienta.
Gastão Döring, diretor superintendente da RBV, concessionária Kia com lojas em São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Marília, lembra ainda que a mudança no foco de atuação das revendas influenciou no crescimento das marcas sul-coreanas. "Há uma preocupação muito grande não apenas com a comercialização em si, mas também com o pós-venda, oferecendo serviços de manutenção e reposição de peças muito eficientes", justifica. A garantia de fábrica de cinco anos, acrescenta Fabio Zago de Queiroz, gerente geral da Sevec Veículos, revenda Hyundai em Curitiba, é outra estratégia que vem ajudando os modelos sul-coreanos a cair no gosto do brasileiro. "É uma forma do fabricante mostrar que realmente acredita no seu produto."
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