Guarujá (SP) A japonesa Toyota se rendeu aos automóveis flex e já está comercializando a linha 2008 dos modelos Corolla e Fielder que podem ser abastecidos com álcool ou gasolina nas versões com motor 1.8. O motor foi desenvolvido em sua maior parte aqui no Brasil e uma outra parte no Japão e o Corolla é o primeiro carro da Toyota a receber o propulsor Flex no mundo.
O presidente da empresa no Mercosul, Shozo Hasebe, disse que foram investidos US$ 15 milhões no desenvolvimento da tecnologia flex. Segundo os engenheiros da Toyota, para funcionar com os dois combustíveis, o motor recebeu várias mudanças, entre as quais uso de resina contra corrosão nos pistões e alteração da programação do módulo eletrônico de comando. O desempenho do carro ficou praticamente o mesmo. O motor 1.8 16V VVT-i continua com 136 cv de potência com álcool e/ou gasolina.
As outras inovações na linha Corolla Flex aparecem principalmente na versão de entrada XL-i do Corola Sedã, que agora é equipada com motor 1.8 Flex, em substituição ao 1.6 de 110 cv, que continua disponível na versão com transmissão automática. Essa versão vem, ainda, com roda de liga leve, air-bag dianteiro duplo, ar-condicionado integrado frio/quente e coluna de direção com regulagem de altura. A perua Fielder, antes disponível em modelo único, ganha agora a versão top de linha SE-G. Ela traz exatamente a mesma lista de itens de série e de estilo do sedã, incluindo o painel de instrumentos Optitron, piloto automático, ar-condicionado digital e CD changer para seis discos integrado ao painel. As versões top de linha SE-G saem da fábrica equipadas com câmbio automático de quatro velocidades com over drive.
Em relação aos preços praticados em Curitiba, o Corolla XLi 1.8 Flex custa R$ 57.465 (manual) e R$ 62.101 (automático); já o Corolla SEG 1.8 Flex pode ser encontrado por R$ 80.576 (automático). A perua Fielder custa a partir de R$ 68,110 (manual) na versão XEi 1.8 Flex e R$ 84.612 (automático) na top de linha SEG 1.8 Flex.
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