Não teve para ninguém. Em 2017, o Toyota Corolla foi o carro mais vendido do mundo pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a consultoria Focus2Move, o sedã médio emplacou 1.224.990 unidades. Além do modelo, o único a entrar para o ‘clube do milhão’ foi a Ford Série F, com 1.076.551, a única picape entre os dez mais.
Embora esteja distante de seu arqui-inimigo, o Honda Civic surpreendeu e pulou do 10.º para o quarto lugar no ranking, acirrando a briga entre os três volumes. Ao todo, foram 819.005 unidades, uma alta de 21,7%. O Corolla, por sua vez, teve uma queda nas vendas, de 6,6%.
>> Carros mais vendidos de 2017 começam o ano com preços mais altos
SUVs têm destaque entre os mais vendidos
Outro destaque do ano passado foram os SUVs, que puxaram a indústria para cima. Em 2017, os utilitários venderam 12% mais que no período anterior, enquanto que todo o setor evoluiu 2%. Na categoria, o mais licenciado foi outro carro da Toyota: o RAV4, com 807.401 unidades.
No top dez estão ainda mais dois jipinhos: o Honda CR-V, em sexto, com 748.048; e o Volkswagen Tiguan, que vem logo em seguida, com 703.143.
>> Ano novo, carro novo: os principais lançamentos de 2018
Hatches seguem fortes na lista
Entre os hatches, o destaque ficou para a Volkswagen e a Ford. Campeão em vendas na Europa, o VW Golf repetiu a terceira colocação e fechou o ano com 952.826 unidades, 3,5% a menos que o registrado em 2016.
Já o Focus, concorrente direto do modelo alemão, ficou em oitavo, com 671.923 unidades, número 6,3% menor que no ano anterior. O Polo, que ganhou uma nova geração no último ano, caiu uma posição, indo para o 10.º lugar, com 656.179 unidades.
Veja abaixo a lista completa dos dez carros mais vendidos de 2017:
Modelo | Unidades |
Toyota Corolla | 1.224.990 |
Ford Série F | 1.076.551 |
Volkswagen Golf | 952.826 |
Honda Civic | 819.005 |
Toyota RAV4 | 807.401 |
Honda CR-V | 748.048 |
Volkswagen Tiguan | 703.143 |
Ford Focus | 671.923 |
Chevrolet Silverado | 660.530 |
Volkswagen Polo | 656.179 |
Fonte: Focus2Move |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast