• Carregando...
A fumaça produzida pelos pneus fritando na pista é um dos quesitos avaliados em uma prova de Drift | Divulgação/Curitiba Racing
A fumaça produzida pelos pneus fritando na pista é um dos quesitos avaliados em uma prova de Drift| Foto: Divulgação/Curitiba Racing

Deslizar

O Drift exige muito em técnica de direção para fazer o carro deslizar controladamente nas curvas, deixando a traseira escorregar, contornando-as literalmente de lado. São avaliadas a velocidade de entrada e saída de curva, a passagem no ângulo certo em pontos demarcados da pista, o controle sobre o carro e a fumaça dos pneus. Também a ultrapassagem em condições de drift sobre o carro espelho que vai na frente.

  • Modelos da Nissan são os mais usados nesta modalidade

Desde o lançamento do filme Velozes e Furiosos, em 2001 (a franquia já está indo para a sétima edição), e do jogo Need for Speed, carros japoneses, com preparação forte, são objetos de sonho dos amantes da velocidade. Em 2007, Curitiba teve contato pela primeira vez com alguns carros altamente preparados, no primeiro evento de Drift do Brasil, realizado no Kartódromo Raceland, em Pinhais.

Com uma oficina de preparação na cidade, um Nissan 240SX de 900 cv, mas sem fazer nenhuma demonstração por aqui, um dos idealizadores do projeto, o piloto Marcio Hashimoto, sentia-se desafiado a retomar o Drift na capital. Após reunião com amigos e pilotos, idealizou o Desafio de Drift com o objetivo de movimentar mais uma vez o esporte em Curitiba.

Assim foi criado o 1.º Desafio Drift, evento que reunirá 14 carros, com apresentações dos maiores nomes do esporte no Brasil, como Tiago Romano, Diego Shimazaki e Diego Higa. A disputa, que ocorre neste domingo, terá novamente como palco o Kartódromo Raceland. A programação vai das 10 às 17 horas. Na pista, modelos da Nissan como 350Z, Skyline e Silvia S15.

A baixa aderência do eixo traseiro é a característica da modalidade. "Quanto mais solto o eixo traseiro, melhores são as condições para acontecer a escorregada. Os pneus grandes e a calibragem alta proporcionam também que as manobras sejam mais soltas", explica Alessandro Bam, piloto e um dos organizadores do evento.

Os ingressos custam R$ 10 (entrada franca para crianças até 10 anos) e já estão à venda no Raceland. Como o local tem espaço limitado, o número de bilhetes à venda é reduzido. E tem um bônus: nas redes sociais do Desafio Drift e do Curitiba Racing, você poderá concorrer a uma carona no carro mais potente do evento.

Serviço:

O Kartódromo Raceland fica na Rua Bom Jesus, 710, ao lado do Autódromo de Pinhais. Mais informações: (41) 3598-4412 ou (41) 9971-4555.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]